Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 19 de novembro de 2011

Vasco lider. Avaí e America rebaixados

          Em apenas três partidas disputadas esta tarde pelo Brasileirão, três consequências importantes. O Vasco dorme lider, e já temos duas equipes matematicamente rebaixadas para a Segunda Divisão: o Avaí de Florianópolis, e o América de Belo Horizonte.
          O Vasco ganhou com certa tranquilidade do Avaí, principalmente depois que o time catarinense  ficou só com 10 jogadores, porque Junior Urso foi expulso, já no primeiro tempo. Ainda nesta etapa, Felipe fez um golaço, abrindo o marcador. E no começo do segundo tempo, Bernardo cruzou e Elton fez de cabeça. Final: Vasco 2 x Avaí 0. Com  a vitória, os vascaínos dormem na liderança, e amanhã vão torcer para o Corinthians perder do Atlético Mineiro.
            Já em São Paulo, com dois gols de Luis Fabiano e um de Juan, o São Paulo do técnico Leão se recuperou, derrotando o América Mineiro por 3 a 1. Alessandro fez o gol americano. O sãopaulino Xandão foi expulso, e o Tricolor voltou a sonhar com vaga na Libertadores, pois chegou aos 56 pontos. Enquanto isso, os americanos choram a volta à Série B.
             Completando a rodada, o time do Grêmio mostrou toda a sua falta de vergonha na cara. Perdeu em casa, para o Ceará, por 3 a 1. Desperdiçou até penalti o Tricolor gaúcho, que precisa urgente de uma limpeza geral em seu elenco. A torcida foi pra casa revoltada com o comportamento irresponsável da equipe dentro do campo.

Ponte e Náutico voltam a Elite Nacional

          Depois da Portuguesa de Desportos, outros dois clubes já estão com o acesso garantido à Serie A do Campeonato Brasileiro, depois dos resultados da rodada desta tarde pela Série B : Ponte Preta de Campinas e Náutico do Recife.
           A Associação Atlética Ponte Preta (foto) retorna à elite do futebol brasileiro depois de cinco temporadas. Jogando em casa, a Macaca goleou o ABC por 4 a 1. A torcida estava assustada, porque os resultados dos últimos quatro jogos não animava : duas derotas e dois empates.Mesmo assim, tivemos 11.800 pagantes no Estádio Moisés Lucarelli, com invasão do gramado no fim e muita gente chorando de emoção nas arquibancadas.

            Cascata (de penalti) abriu  o marcador para o ABC, mas a Ponte do técnico Gilson Cleina empatou ainda na primeira fase, através de Ricardo de Jesus, também cobrando penalidade máxima. No segundo tempo, Caio marcou o gol da virada, e Ricardo de Jesus (outra vez de penalti) fez 3 a 1. O quarto gol veio no final, com Renatinho.
              Já o Náutico chegou a classificação com derrota. Perdeu para o Boa Esporte, por 2 a 1, no Estádio Melão, em Varginha, mas acabou sendo beneficiado porque o Bragantino perdeu em casa para o ASA, por 1 a 0. Assim, com 63 pontos, o time pernambucano não pode mais ser alcançado pelo quinto colocado, que é o time de Bragança Paulista, com 58 pontos.
               Os demais resultados desta tarde: Sport 3 x Paraná Clube 0, Americana 2 x Vila Nova-GO 1, Salgueiro 1 x Guarani 4, Criciuma 1 x Grêmio Barueri 2, Goíás 0 x Icasa 0 e Vitória 1 x São Caetano 2.
               A briga pela última vaga na Série A será preenchida na última rodada. Brigam cinco clubes: Sport Recife e Bragantino, que estão com 58 pontos, Vitória (57) e Boa Esporte e Americana, que têm 56 pontos.
               Vila Nova-Go, Salgueiro e Duque de Caxias já estão rebaixados para a Série C. E cinco clubes lutam para escapar : Guarani e Paraná Clube, com 49 pontos; ASA e São Caetano, 48 e Icasa, 47 pontos.

Vem aí um CD só de boleros do MPB-4

            Um grande lançamento musical está previsto para o começo do ano de 2012. Com quarenta anos de existência e praticamente com a mesma formação, o  conjunto MPB-4 vai lançar em janeiro o CD "Contigo Aprendi", só de boleros famosos, mas com uma roupagem diferente.
            O grupo convidou letristas como Caetano Veloso, Abel Silva, Vitor Ramil, Paulo Cesar Pinheiro, Carlos Rennó, Carlos Colla, Hermínio Bello, Celso Viáfora e Fernando Brandt para que fizessem versões para o português. E o resultado ficou sensacional.
            Desde que foi formado, o MPB-4 perdeu apenas Ruy Faria, que em 2004 deu lugar a Dalmo. Os outros três - Miltinho, Aquiles e Magro - estão no time desde o início.

Mataram o filho de Carlinhos de Jesus

              A alegria que sempre acompanha o dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus deu lugar a uma profunda tristesa. Mataram seu filho Dudu, na última madrugada, no Rio de Janeiro. Carlinhos que estava em Caxias do Sul (RS) está voltando ao Rio para sepultar seu filho. "Insuportável perder quem amamos" - disse ele antes de deixar Caxias.
               O músico Dudu (Carlos Eduardo Mendes de Jesus) vinha saindo de um bar no Realengo, Zona Oeste do Rio, quando dois homens passaram numa motocicleta e dispararam suas armas. Dudu ainda foi levado para o Hospital Estadual Albert-Schweitzer, mas não resistiu.

A Foto do Dia

                                                                                                    ZeroHora
                 
  Na "Foto do Dia" de hoje, registramos a visita que o técnico da Seleção Brasileira, Mano Meneses, fez sexta-feira ao ex-presidente Luis Inácio da Silva, que recupera-se de um câncer. Em seu apartamento, em São Bernardo do Campo, Lula ouviu palavras de apoio do treinador e recebeu uma camisa da Seleção autografada. Sua esposa dona Marisa Letícia, também participou do encontro.

Assalto violento no Norte do RS

          Um ônibus que levava 37 turistas da cidade de Ibirubá, Minas Gerais, para Ciudad del Este, no Paraguai, foi assaltado às dez horas da noite de ontem, no norte do Rio Grande do Sul. Na BR-386, o ônibus foi abordado a tiros por 4 homens que viajavam numa Parati, cor Prata. Além dos tiros para o alto, os bandidos direcionaram uma luz muito forte ao rosto do motorista, obrigando-o a parar.
           O ônibus foi levado para uma estrada vicinal, no município gaúcho de Frederico Westphalen, onde os passageiros perderam dinheiro e todos os seus pertences pessoais. E, acreditem: os 37 turistas e os 2 motoristas foram trancados no bagageiro do ônibus. Os ladrões então fugiram tranquilamente.
            Por sorte, um motociclista passou pelo local, 15 minutos depois, e tratou de avisar a Polícia, que libertou os turistas e os motoristas. Um passageiro levou uma coronhada no rosto e teve que ser hospitalizado. Os ladrões estavam com dois revolveres e duas pistolas. Há cerca de um mês, outro ônibus foi assaltado no mesmo local. Devem ser os mesmos pilantras.

A festa do Barcelusa !

           Foi realmente bonita a festa que a Portuguesa fez ontem à noite, no Canindé. Teve de tudo. Até o maestro João Carlos Martins (torcedor assumido da Lusa) fez questão de participar, tocando o Hino Nacional num piano colocado no meio do campo. Chuva de bolas, faixas de todos os tipos e lágrimas (muitas lágrimas) completaram a festa. Além, é claro, do show de bola que o time deu, nos 4 a 0 sobre o Duque de Caxias, com gols de Renato, Ananias, Guilherme e Edno.
            Depois do jogo, os jogadores receberam a taça e suas medalhas de campeões. A felicidade era geral. Também pudera, nos 37 jogos que disputou até aqui (falta a última rodada), a Portuguesa marcou 80 gols, obtendo 22 vitórias, 12 empates e só 3 derrotas. Não foi a toa que apareceu até torcedor com camisa verde e vermelha com a escudo do clube e um novo nome no peito: ''BARCELUSA''

Erick Flores, um talento desperdiçado

                    Fiz questão de assistir a partida de ontem à noite, em que a Portuguesa goleou o Duque de Caxias por 4 a 0, só pra ver com atenção o jogador Erick Flores, que o Londrina tem falado em contratar. Já conhecia de nome esse jogador, mas confesso que nunca tinha fixado minha atenção no seu futebol. Coincidiu que os profissionais que mostravam o jogo pelo SporTV fizeram alguns comentários sobre a carreira do garoto. E consideraram Erick Flores "uma promessa que não vingou e dificilmente vai vingar".
                     O que foi dito pelos comentaristas bate com o que vi na partida. Erick Flores destaca-se entre os companheiros do fraquíssimo time do Duque de Caxias, rebaixado para a Série C. Em primeiro lugar, porque o time é mesmo horroroso. Não é a toa que só fez 16 pontos, enquanto a Lusa já fez 78. Mas não é por esta razão que Erick Flores "aparece" mais que os outros. É que ele realmente tem habilidade com a bola nos pés. Só que, das nove jogadas que tentou realizar no primeiro tempo, não concretizou nenhuma. É absolutamente dispersivo. Quer fazer tudo e não faz nada. Além disto, tá na cara que ele se acha um craque. É metido a Neymar, quer fazer tudo com muito enfeite, muita frescura. E nunca será nem parecido com Neymar, podem apostar.
                     Minha conclusão : se Erick Flores vier com salários pagos e nenhuma despesa, o Tubarão pode até arriscar. Mas já sabe que se trata de um jogador problemático, com mania de "estrela", e não sei se isso será bom num elenco que, pelo que estou lendo e ouvindo, será extremamente pobre.
                     Erick Flores Bonfim tem 22 anos e nasceu no Rio de Janeiro, no dia 30 de abril de 1989. Despontou no Flamengo, mas já passou por Ceará, Náutico, Boavista e Duque de Caxias. E, pelo que vi ontem, ainda vai rodar muito por aí.