Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

  Dunga está animado com Neymar



                     A Seleção Brasileira está esta viajando para Buenos Aires cheia de confiança. O treino final, hoje no Itaquerão, foi fechado para a imprensa, que só pode acompanhar alguns minutos finais. E o técnico Dunga( foto) escondeu também a escalação que inicia a partida de amanhã. Mas o treinador não escondeu que está muito animado com a volta de Neymar.

                      Ao que tudo indica. o Brasil terá Alisson; Daniel Alves, Miranda, David Luiz e Filipe Luis; Elias, Luiz Gustavo, Oscar e Willian;  Douglas Costa e Neymar.

                       Por outro lado, a Argentina estará mesmo muito desfalcada. O time deve ser este: Sergio Romero; Peruzzi, Otamendi, Funes Mori e Rojo;  Biglia, Mascherano e Banega; Di Maria, Higuain e Lavezzi.  
  Londrina perdeu
   o titulo Sub-19

                       O Tubarãozinho deixou escapar, agora há pouco, em pleno Estadio do Café, o título do Campeonato Paranaense da categoria Sub-19. Só empatou com o Paraná Clube, por 1 a 1, e o resultado garantiu o time da Vila Capanema, que havia ganho o primeiro jogo por 2 a 0, na Capital.
                                                       Chegou a vez das nossas

                              G  A  L  I  N  H  A  S



                                   GALINHA é o nome popular da ave "Gallus gallus domesticus". É certamente um dos animais mais domesticados do mundo. Acredita-se que o costume tenha começado na Ásia, mais precisamente na Índia, há cerca de 4 mil anos. E o mais curioso: 60% dos genes da galinha são iguais aos dos humanos. Ou seja, tivemos um ancestral comum.
                                   Galinha e Galo são respectivamente a fêmea e o macho da espécie. Os juvenis são chamados de frangos e os filhotes de pintos, pintainhos ou pintinhos. Uma coisa é certa: 
   A GALINHA  É REALMENTE UM "BICHO AMIGO"
 
     
 
Existem 25 milhões de galinhas no mundo. Em alguns países  da África moderna, 90% dos lares criam galinhas, que são aves omnívoras, tendo preferência por sementes e pequenos invertebrados.
                    É uma ave de bico pequeno, crista carnuda, pernas escamosas e asas curtas e largas. As galinhas domésticas não costumam voar, enquanto as selvagens podem voar por curtas distâncias. Em alguns casos, as galinhas têm suas asas cortadas, para evitar fugas.

As galinhas são importantíssimas na alimentação, há muitos séculos. Além da carne, seus ovos são excelentes fontes de proteínas, ferro e vitaminas B, E e B12.
 
 
Surpreendentemente, as galinhas são animais curiosos e interessantes, e têm muitas vezes
 mais habilidades cognitivas do que gatos, cães e até alguns primatas. Ou seja, elas adquirem conhecimentos mais facilmente do que eles. Se poderia até dizer que são mais "inteligentes".
O galo é o primeiro animal a acordar, e canta para avisar ao galinheiro que está vivo e no comando de tudo.
Uma galinha pode até viver cerca de 15 anos, mas normalmente as nossas nos deixam com cinco/seis anos.
 
 
 
As galinhas não dependem do galo para produzir os ovos, mas a participação dele é imprescindível para que ocorra a fertilização deles. O macho fornece os espermatozoides que precisam se fundir com os óvulos da fêmea para que ocorra a fecundação.
O galo não tem um órgão reprodutor que se pareça com um pênis. Mas tem uma abertura chamada cloaca, que coloca próxima à cloaca da galinha e deposita o esperma no seu interior. O tempo de incubação é de 21 dias
 
 
Existem várias raças de Galinhas, como Amarela, Branca, Pedrês Portuguesa, Preta Lusitânica, Parda e muitas outras. E há ainda tipos exóticos, como a Galinha Silkie (que quer dizer sedosa). Elas foram encontradas no século 13, na China, e levadas pelos holandeses para a Europa. Podem ser encontradas em várias cores, tipo vermelha, dourada, azul, preta, branca e perdiz.
 
 
 


                                                   

Ninguém pensou nisto antes ?  


                       Parece que as pessoas que mexem com futebol, aqui em Londrina, não têm o mínimo planejamento.  Não acreditei hoje, quando li na Folha de Londrina, que a grama do Estádio Vitorino Gonçalves Dias também será trocada agora.
 
                       Tudo bem que a cidade vai ficar com dois gramados novos. Muito bom.  Mas precisava deixar pra fazer a troca justamente agora, quando o Estádio Café também estará recebendo um novo tapete ?  O VGD ficou parado um montão de tempo, sem perspectiva de utilização.  E agora, que precisamos dele para os jogos do Campeonato Paranaense, vão mexer no gramado ? Será que esse pessoal que decidiu pela troca agora, não mora aqui ?  Não conhece os nossos problemas ?
 
                      E não venham me dizer que o novo campo do VGD estará em condições para o Estadual, no final de janeiro. Sabemos que estas coisas não são assim tão fáceis. Jogar bola num gramado novo em menos de três meses é errado. Rapidamente vão estragar a nova grama. Esperam, pra ver e me cobrem depois !                                                              
                        
       Nestes tempos de vitórias, os londrinenses estão tão entusiasmados com o Tubarão, que surgem conversas incríveis. Hoje por exemplo, no programa esportivo da Paiquerê,  discutia-se a possibilidade de guardar um pedaço desse gramado horroroso que será retirado do Estádio do Café, para guardar "como lembrança de grandes vitórias obtidas pelo  time da cidade". Isso é que é paixão !
E chegamos aos três artistas encarregados de fechar esse desfile que venho promovendo diariamente, há quase um ano. Serão mesmo pessoas especiais da nossa música. E a primeira das três aqui está, com seu brilho próprio e com o talento que ela trouxe ao mundo.

                               M A R I A      B E T H Â N I A

                          

                                                              Composta em 1976, pelo potiguar Gilson Vieira em parceria com Joran,  a canção "CASINHA BRANCA" foi a minha escolhida para abrir esta postagem sobre MARIA BETHÂNIA. Por um simples motivo: acho que ela é uma canção digna de uma cantora tão ilustre como Bethânia.
                           "Casinha Branca" é uma música tão bonita que foi regravada cerca de 20 vezes por outros cantores de qualidade, como Roberto Carlos, Fabio Junior, Alcione, Emílio Santiago, Maurício Mattar, Altemar Dutra, Kid Abelha, Adriana, Joanna, Raimundo Gomes, José Augusto, Neguinho da Beija Flor, Maria Creusa, Rosemary, Maria da Paz e pelas duplas Christian e Ralph, Bruno e Marrone, Gian e Giovani e Victor e Léo.  

                                 " ...Eu queria ter na vida simplesmente /  Um lugar de mato verde / Pra plantar e pra colher / Ter uma casinha branca de varanda / Um quintal e uma janela /  Pra ver o sol nascer..."


           Maria Bethânia Vianna Telles Velloso, que tem hoje 69 anos, nasceu em Santo Amaro, na Bahia e é uma das mais importantes cantoras brasileiras de MPB, Bossa Nova e Samba.  Ela é a sexta filha do carteiro José Teles Veloso (Seu Zezinho) e de Claudionor Viana Teles Veloso, a conhecidíssima "dona Canô".
             O nome Maria Bethânia foi escolhido por seu irmão Caetano Veloso, inspirado na canção  "Maria Bethânia", composta por Capiba e eternizada por Nelson Gonçalves.
















                    Apelidada de "Abelha Rainha"por causa do LP "Mel", gravado em 1979, Bethânia é a segunda cantoras feminina em vendagem de discos no Brasil. E a de maior vendagem na MPB : 26 milhões de cópias.
                                 Mas na infância, o sonho de Maria Bethânia era ser atriz. Porém, o seu talento musical logo prevaleceu e em 1963 estreou como cantora. Nunca mais parou.

 
           Bethânia revolucionou o esquema de shows  no Brasil,  intercalando músicas com poemas, um estilo próprio que lembra as apresentações teatrais. Fez grande sucesso com isso, especialmente com o show Rosa dos Ventos (1971).
           Outro aspecto que se destaca na carreira de Bethânia e a presença de vários discos seus gravados ao vivo.


                    Os compositores que mais entregaram músicas suas para Bethânia gravar são Chico Buarque, seu irmão Caetano, Vinicius de Moraes, Roberto Mendes, Jorge Portugal, Milton Nascimento e Roberto Carlos, que chama Bethânia carinhosamente de "minha rainha".

 
 
 



 
   


          Maria Bethânia gravou pelo menos 850 canções. É até difícil selecionar as melhores. Tem muita coisa boa no seu repertório.  Gosto muito destas 20 que relaciono aqui:
       Não dá mais pra segurar  -  As canções que você fez pra mim  -  Mel  -  Negue  -  Sonho Meu  - Fera Ferida  -  Casinha Branca   -  Anos Dourados  -  Bom Dia, Tristeza - Candeias      -  Com Açúcar, Com Afeto  -  Como vai você ?  -  Dindi  -  Duas Contas  -   Gente  Humilde  -   Falando Sério  -  Marinheiro Só -  O Leãozinho  - Olha    e   Rosa dos Ventos.

AS MELHORES DO FACEBOOK


              A amiga londrinense Rose Locateli reaparece hoje neste espaço, com uma mensagem otimista, postada em sua página. Valeu Rose !