Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Ricardo Teixeira pede licença

      O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, está licenciado do cargo, por motivo de saúde.  Ele solicitou uma licença médica que terá no máximo 60 dias de duração, prazo estabelecido pelo estatuto da entidade. O vice José Maria Marin assume o lugar, mas a cada 12 dias haverá rodízio, dando chance a outros presidentes de federações comandarem a CBF por alguns dias. Tudo isso porque Marin é muito ligado à Federação Paulista de Fuebol, e os demais não querem que o poder fique concentrado na mão dos paulistas.  O futebol brasileiro está deste jeito, cada um puxando para um lado.
       Marco Polo del Nero, presidente da Federação Paulista, está brigando com Francisco Noveletto, que preside a Federação Gaúcha e foi o idealizador deste rodízio. Certamente esse troca-troca de comando ainda vai acabar em grande confusão. É só aguardar pra ver.

Mengo vence, mas Ronaldinho é vaiado

             O Flamengo derrotou o Emelec, do Equador, por 1 a 0, agora à noite, no Engenhão, assumindo a liderança do seu grupo na Copa Libertadores. Entretanto, mesmo com a vitória, Ronaldinho Gaúcho foi vaiado durante boa parte do segundo tempo pelos 27 mil torcedores que viram o jogo. O público se irritou porque o craque mostrou displiscência num lance de área e passou a vaiá-lo sistematicamente. Os torcedores também chamaram o técnico Joel Santana de "burro".

              Wagner Love (foto) marcou o gol da vitória, aos 3 minutos do segundo tempo, após tabela com Ronaldinho, quando os equatorianos já estavam com um  homem a menos em campo, porque Martin de Jesus foi expulso. Na verdade, o Flamengo venceu sem convencer.

Moledo certamente perdeu o sono

         O jovem zagueiro Rodrigo Moledo, uma das boas revelações do Inter nos últimos meses, deve ter perdido o sono esta noite, atormentado pela lembrança da sucessão de dribles que levou do garoto Neymar  no jogo de ontem. Moledo parecia ser um jogador pronto, pois vinha repetindo boas atuações e muita segurança. Na Vila Belmiro, entretanto, ficou sem saber o que fazer diante da velocidade e da habilidade de Neymar. No lance do último gol santista, acho que ele chegou a pensar em dar um pontapé por trás no garoto, para impedir que ele marcasse. Ainda bem que não deu. Acima de tudo, foi um marcador leal.

           Mas ficou claro que Moledo ainda tem muito o que aprender. Por enquanto, acho que ele vai ter que voltar a disputar a posição com o veterano mas eficiente Bolivar. Dorival Junior, que errou muito na escalação do Inter, vai ter que pensar em Bolivar. E Moledo vai subir aos poucos.

Messi é Messi. Neymar é Neymar

          Estamos agindo como os argentinos agiam em relação a gente, no auge de Pelé. Enciumados, eles procuravam defeitos no "Rei de Futebol" e buscavam revelar um craque argentino que lhe fizesse concorrência. Quando surgiu Diego Maradona, era tudo o que eles queriam. Passaram a comparar cada drible, cada gol marcado por Dieguito com os feitos de Pelé. E até hoje fazem isso.
          Pois nós, que criticamos tanto esta postura provinciana, estamos fazendo a mesma coisa agora. É inegável que Lionel Messi é o maior jogador de futebol do mundo, e não adianta a gente querer fazer concorrência com ele.
           Neymar é o nosso craque do momento. É certamente um dos melhores do mundo. Mas não é Messi. Ainda está longe dele. Vamos deixar o nosso guri jogar tudo o que ele sabe. Talvez um dia ele seja o melhor do Mundo. Porém nunca será um  Messi. Como Maradona nunca chegou a ser um Pelé.

Justiça afasta os crucifixos

              O Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul mandou retirar crucifixos e símbolos religiosos de todos os espaços públicos dos prédios da Justiça no Estado. E as igrejas cristãs levantam questionamentos a respeito da decisão. Na verdade, não há uma explicação capaz de justificar uma atitude como esta num país reconhecidamente cristão.
    Parece que os homens que respondem pela Justiça Gaúcha se acham superiores até ao próprio Cristo, que sempre esteve presente através de imagens nos tribunais e em outros setores onde a Justiça atua. Com tanta coisa errada que tem sido noticiada nos meios jurídicos do País, talvez os magistrados estejam envergonhados pelos erros cometidos na presença de Cristo.

Tabela do Brasileirão já está pronta

           A tabela completa, com locais e horários, ainda não foi divulgada. Mas a CBF já liberou a ordem dos jogos da Série do Campeonato Brasileiro de 2012.  O certame começa nos dias 19 e 20 de maio, e o Coritiba, único representante do Paraná na competição, estréia em Porto Alegre, contra o Internacional.
           Eis as partidas da rodada inaugural: Botafogo x São Paulo, Vasco x Grêmio, Palmeiras x Portuguesa, Corinthians x Fluminense, Inter x Coritiba, Cruzeiro x Atlético Goianense, Ponte Preta x Atlético Mineiro, Figueirense x Náutico, Sport x Flamengo e Bahia x Santos.

As vitórias magras de Grêmio e São Paulo

         Também na Copa do Brasil alguns jogos importantes terminaram mais tarde. E São Paulo e Grêmio venceram, mas não conseguiram eliminar o segundo jogo, mesmo enfrentando adversários sem qualquer tradição. Aliás, eu nunca entendi porque os clubes grandes ficam tão loucos para evitar o jogo da volta. Seus jogadores não ganham para jogar ?
          O São Paulo ganhou do tal Independente, que agora é o campeão do Pará, passando por cima de Paissandu e Clube do Remo. Pois os paraenses engrossaram o jogo no Mangueirão, e perderam por apenas 1 a 0. E todo mundo diz que foi roubado. O garoto Thiago Floriano ia ficar famoso, mas o bandeirinha inventou um impedimento e estragou a sua festa. Cícero fez um golaço. Acho que foi o único grande momento do Tricolor. O jogo da volta será na semana que vem. No Morumbi fica fácil para o time de Emerson Leão.

            E o Grêmio, hein ? Estava perdendo de 2 a 0 para o River, lá em Aracaju, no Batistão. Almir Sergipe e Jonathan também colocaram seu nome entre as centenas de jogadores que já fizeram gols no Victor, o goleiro que mais gols levou na história moderna do Grêmio. O jogo estava fácil para o time da casa. Wanderley Luxemburgo até soltou um "pqp" na beira do gramado. E aí os gaúchos  resolveram reagir. O River ajudou, marcando um gol contra (Fernando Belém)e nos acréscimos Kleber e o argentino Bertoglio fizeram mais dois, chegando aos 3 a 2.  Gostei da estréia de Bertoglio, um ótimo jogador. Mas aguentar André Lima (camisa 99) de centroavante é demais pra mim. Vamos ver a volta, semana que vem em Porto Alegre.

Flu e Corinthians venceram

          As vitórias do Fluminense e do Corinthians ficaram de fora das postagens feitas ontem à noite, em função do horário. Porisso estamos abrindo espaço para elogiar os dois resultados. Não tanto a vitória(2 a 0)  do Corinthians, que enfrentou um adversário sem maior tradição. Nacional bom é o do Uruguai; esse do Paraguai é fraco. Mas o Timão foi bem, alegrando os 30 mil que foram ao Pacaembu (eles são loucos mesmo). Danilo e Jorge Henrique fizeram os gols, foi uma vitória fácil. Vamos ver no próximo jogo, dia 14 no México, contra o Cruz Azul. Também não é um adversário forte, mas fora do País o Corinthians morre de medo. Ainda não estou convencido de que o Timão está com pegada para ganhar essa Libertadores.

           Já a vitória do Fluminense (2 a 1)é merecedora de maiores elogios. Em qualquer situação, ganhar do Boca lá na Bombonera é muito difícil. Fred e Deco (foto) estão jogando muito bem. Eles fizeram os gols, com Somoza descontando para os argentinos. Thiago Neves também voltou bem.  O Fluminense está com 100% de aproveitamento, e sua torcida está animada. Foi muita gente para Buenos Aires. Mas é preciso muito cuidado com os excessos. Li no jornal que os tricolores acabaram com toda a cerveja que havia num bar, uma noite antes do jogo.  Imagino o que esses cariocas não fizeram depois da vitória.,

Elogios demais agora, só atrapalham

                 Começo a achar que já estão exagerando nas previsões para o Londrina no restante do Campeonato Paranaense. A imprensa londrinense está tratando o time como se ele estivesse plenamente recuperado. Vejo elogios gerais para o técnico Claudio Tencatti. Já tem gente até meio que "se desculpando" com ele, por críticas feitas durante pos vexames. Parece que o pessoal não aprende nunca. E o pior é que isso que está sendo feito agora não ajuda em nada. Pelo contrário, atrapalha. Até porque, o Tubarão historicamente só joga bem quando está sendo duramente cobrado. Deu moleza, o time já relaxa.
                Devemos esperar que o Londrina pelo menos se firme entre os reais pretendentes a alguma coisa melhor no campeonato. Sabemos que a liderança do returno é ilusória, mesmo porque Coritiba e Arapongas também estão com os mesmos seis pontos ganhos. E vamos ter que enfrentar os dois na casa deles. Melhor levar em conta a classificação geral, embora esse caminho também seja muito difícil, porque estamos apenas em sexto lugar e para sonhar precisamos ficar entre os quatro melhores. Hoje, o quarto colocado (o Arapongas) tem 7 pontos a mais.
                 Meus amigos, para alguns pode parecer pessimismo, mas é apenas um realismo alicerçado na experiência alcançada ao longo do anos. O mais prudente no momento é continuar incentivando o time alviceleste com moderação. Torcendo jogo a jogo, sem projeções e prognósticos exagerados. Vem aí a partida com o Corinthians, que também mostrou melhoras no returno, empatando em Paranaguá e perdendo para o Coritiba num resultado imerecido. Mesmo assim, acho que o Londrina é favorito. Mas com muito cuidado.
                  Vamos parar de sonhar com Série D e com Copa do Brasil. Primeiro é preciso ter um bom time. O Opérário chegou à Copa do Brasil. E o que é que aconteceu ? Levou 4 a 0 do Juventude, dentro de casa, e já está eliminado. Acham que se fosse o Londrina seria muito  diferente ?

Deus ilumine as nossas mulheres !

            No dia 8 de março de 1857, durante uma greve das operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque, as tecelãs que lutavam por melhores salários foram trancadas dentro do barracão de trabalho, que foi incendiado. Cento e trinta delas morreram carbonizadas. Mas só em 1910, numa conferência realizada na Dinamarca, ficou decidido que 8 de Março seria o "Dia Internacional da Mulher".

             E cá estamos nós até hoje homenageando e amando nossas mulheres. Felizmente eu tenho três na família de casa. E tenho muitas amigas e parentes, pelo mundo afora. A todas elas, deixo aqui o meu carinho e o meu amor.