O Xavante chega à final da Série D com uma ótima campanha. Eliminou o campeão paulista (Ituano), o campeão do Distrito Federal (Brasiliense) e agora o campeão paranaense (Londrina). O centroavante Nena assumiu hoje a artilharia da competição, com oito gols. E o time pelotense mostrou a sua força ofensiva, marcando 5 gols no Londrina, que em todo o campeonato havia sofrido apenas quatro.
Nena foi decisivo no jogo desta noite. Fez 1 a 0 aos 37' do primeiro tempo e logo no início da fase final marcou o segundo gol xavante. O Tubarão ficou com dez, porque Madson foi expulso, mas reagiu e foi pra cima. Diogo Roque descontou e Silvio empatou: 2 a 2.
Mas no fim do jogo, Nena perdeu um pênalti, defendido pelo goleiro Vitor.

Porém, o que realmente se lamenta é a sucessão de brigas e os mais variados atos de violência ocorridos neste segundo tempo. O técnico do Brasil foi expulso, catimbou na saída e acabou sendo agredido. E o pau quebrou pra valer, já com a presença de pessoas que não deveriam estar no gramado. Como o roupeiro Chimbica, do Londrina, que acabou sendo duramente atingido pelo goleiro Eduardo Martini, que foi expulso e detido pela Polícia. Chimbica teve que ser levado ao hospital. Outro funcionário do Tubarão apanhou do zagueiro Fernando Cardozo, que depois do jogo também teve que prestar depoimento na Polícia.
A violência se estendeu pelas arquibancadas cobertas, com enorme pressão contra os profissionais da imprensa pelotense que trabalhavam nas cabines. O clima era tão tenso que o narrador da Rádio Pelotense no lance do pênalti perdido, anunciou no ar: "Me perdoem os torcedores do Brasil, mas se o gol sair eu não poderei gritar, porque certamente serei agredido aqui." Ressalte-se, entretanto, que a Polícia fez o possível pra proteger os repórteres que estavam nas cabines.
MINHA PREOCUPAÇÃO MAIOR É COM O QUE PODERÁ OCORRER NOS TRIBUNAIS. TIVEMOS JORNALISTAS PELOTENSES AGREDIDOS, PRESSÃO CONTRA AS CABINES DE IMPRENSA E MUITA GENTE ESTRANHA PARTICIPANDO DA PANCADARIA. TOMARA QUE NÃO VENHAM SÉRIOS PREJUÍZOS PARA O FUTEBOL LONDRINENSE