Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

É treino de quem está pra cair

         A coisa está mais preta do que verde no Palmeiras. Acho que o técnico Gilson Kleina já está arrependido de ter trocado a Ponte Preta por seu clube atual.  Hoje, em Recife, onde o time permaneceu depois da derrota para o Náutico, o treinador precisava fazer um coletivo,  mas não tinha o número de jogadores suficientes.
          O jeito foi convocar o ex-jogador Narciso, o assessor de imprensa do clube Marcelo Cazavia  e o preparador físico Fabiano Xhá para completar a equipe reserva. O Palmeiras joga amanhã contra o Bahia, em Salvador.
Por outro lado, os palmeirenses estão terrivelmente irritados com a charge de Diogo Salles, do Jornal da Tarde, que depois da derrota para o Náutico já decretou a queda do Verdão para a Segunda Divisão. Muitos torcedores criticaram a charge.

Zizao passa vontade outra vez

        O chinês Zizao, que está no Corinthians desde o início da temporada, não aguenta mais esperar o dia de sua estréia no Timão. E tudo indicava que ela poderia ocorrer amanhã em Varginha, contra o Cruzeiro, porque o Corinthians está cheio de desfalques.
        Mas hoje, o técnico Tite mais uma vez "cortou o barato" do esforçado Zizão, decidindo que ele ficará apenas no banco de reservas. O Alvinegro tem 12 desfalques, porém mesmo assim o chinês não vai entrar jogando. Cá pra nós, ele deve ser muito ruim.

        Tite deu a sua explicação oficial: "Eu aprendi ao longo do tempo que só se pode escalar um jogador contratado quando se tem certeza de que ele está pronto para jogar". Fica claro, portanto, que Zizao ainda não tem condições de vestir a camisa titular do Corinthians. Mas eu, que não sou corinthiano nem nada, estou louco pra ver o chinesinho em campo. Quem sabe o cara surpreende a gente, não é mesmo ?

Medalhista olímpica é operada

        Os esportes são fontes de saúde e energia. Mas todos eles têm os seus riscos. Ontem, a judoca gaúcha Mayra Aguiar (foto), medalha de bronze em Londres, foi operada para corrigir uma lesão no ligamento posterior do ombro direito. Mayra competiu nas Olimpíadas convivendo com o problema, que surgiu numa queda sofrida no Campeonato Pan-Americano de Montreal, disputado em abril último.

     Outra judoca conhecida, a paulista Mariana Silva, também deverá ser submetida a uma cirurgia semelhante. Ela deslocou o ombro esquerdo quatro meses antes dos Jogos Olímpicos e, devido ao trauma, sofreu uma lesão ligamentar ao redor de todo o ombro.

No capítulo desta noite

  



      A última semana de qualquer novela é sempre cercada de muita curiosidade. Especialmente quando se trata de um drama tão enrolado como este da "Avenida Brasil".  E a Globo alimenta a ansiedade do público, através do seu site oficial, como fez hoje, mostrando Carminha (Adriana Esteves) voltando a pisar na mansão de Tufão. Mas não foram divulgadas informações sobre o que a bandida estaria fazendo no local.
       A cena mais forte do capítulo desta noite deve ser o assassinato de Nilo (José Abreu), que vai morrer no Lixão.

"Pérolas" que o Facebook nos traz

      
        No quadro que mostra as imagens engraçadas ou curiosas que nos chegam através do facebook, aí está a postagem feita por Zoraide Lucas, uma grande amiga, que sempre mostra muito espírito de humor. É Zoraide, a curiosidade pode até matar.

A Foto do Dia


          Tucano preso numa gaiola é demais.  Felizmente o crime foi descoberto hoje, pela Polícia Federal e pelo Ibama, que após seis meses de investigações deflagraram nesta terça-feira uma operação de repressão ao tráfico internacional de animais silvestres que vem ocorrendo entre Brasil, Uruguai e Argentina. Mais de 600 animais foram apreendidos.  Oito pessoas já foram presas em Porto Alegre, Alvorada, Barão e Dom Pedrito, cidades gaúchas, e no município paulista de Piracicaba. Espera-se que esta gente é que venha a ser engaiolada. É a nossa Foto do Dia. 

Massa se garante na Ferrari

            Torci bastante para que Felipe Massa conseguisse renovar seu contrato com a Ferrari, o que foi oficialmente confirmado hoje. Mas, sinceramente, não acho que tenha sido bom para a famosa escuderia italiana manter o piloto brasileiro para 2013.

       Massa reagiu um pouco nestas última provas, mas deixou claro que não tem mais aquela pegada de grande piloto. Eu acho que Nelson Piquet tem razão, quando afirma por experiência própria que, depois de um acidente grave, como os dois sofreram, as condições técnicas e emocionais caem mesmo.

Brasil goleou de novo. Japão pipocou

           Escrevi aqui, ontem, enchendo a bola do Japão e prevendo um jogo muito difícil. Qual nada, os japoneses pipocaram diante da camisa amarela e não se constituiram no adversário esperado. Quando vi o goleiro Kawashima "aceitar" aquele chute do Paulinho, no primeiro gol (foto) já  percebi que a partida seria tranquila. Neymar aumentou de penalti e fechou tranquilamente o primeiro tempo. Na fase final, como jogar com vantagem no placar é sempre mais fácil, a Seleção mostrou um bom futebol, o melhor exibido nos últimos tempos, e chegou aos 4 a 0, através de Neymar e Kaká.
           O resultado é expressivo, porque os japoneses estão fazendo uma boa Eliminatória Asiática e na ultima sexta-feira haviam derrotado a França em Saint-Denis. Mas já ouvi alguns exageros dos comentaristas da Globo e do SporTV, com elogios tipo "agora sim, Mano encontrou a escalação ideal" e outras bajulações ainda inoportunas.

 
              Vejo algumas mudanças significativas, mas pra ver se está bom mesmo teríamos que jogar agora contra a Espanha e a Alemanha. Entretanto, como o próximo jogo (o miléssimo da Seleção) será contra a Colômbia, vamos ficar na ilusão.
              A melhor coisa destes amistosos foi a volta de Kaká, que mostrou serviço e mudou o jeito de jogar. Tomara que não surja alguma ciumeira porque,com a volta de Kaká, o brilho individual de Neymar diminuiu consideravelmente. Ele deixou de ser "a estrela" da equipe e o "dono do time".
              Mas justiça se faça: pelo menos a Seleção já está melhor do que estava até pouco tempo atrás.