Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

CBF quer ver a lista de Mano

        O presidente José Maria Marin deu publicamente uma ordem para o técnico da Seleção Brasileira, Mano Meneses : "Quero ver a lista dos convocados 48 horas antes da divulgação oficial." Pelo jeito, se Marin não concordar com alguma convocação (ou com alguma ausência), Mano terá que refazer a sua relação, o que seria uma grande desmoralização para o treinador. Algo sem precedentes na história do futebol brasileiro. Pelo menos que eu saiba. Marin nega que possa vetar alguém, mas não acredito que ele queira ver a lista só por curiosidade.
         A divulgação está marcada para o dia 11 de maio. Serão 18 convocados. Na pré-lista, Mano colocou 52 nomes. Podem apostar que será uma convocação traumática. Os problemas olímpicos vão copmeçar antes da viagem da delegação para Londres.

Peixe só jogou no fim: 2 a 0

          Cheguei a pensar que o Santos estivesse disposto a entregar o jogo para o The Strongest, tal foi o desinteresse demonstrado pelo Peixe em noventa por cento da partida disputada esta noite, na Vila Belmiro. Afinal, se os bolivianos vencessem o jogo, o Inter estaria desclassificado, o que não seria tão ruim para os santistas. Mas nos últimos dez minutos o Alvinegro resolveu jogar e ganhou por 2 a 0, fechando a Fase de Grupos como um dos cinco melhores colocados no geral, o que lhe dará vantagens na sequência da disputa.
           Alan Kardec fez o primeiro e Neymar(foto)Peixe  marcou o segundo. O time santista jogou "fantasiado de Londrina", todo de azul, bem no tom do uniforme do Tubarão. E a equipe realizou talvez sua pior partida nesta temporada. De qualquer forma, ganhou o Grupo 1 e ainda levou nas costas outro clube brasileiro, o Inter.

Inter: classificação com vexame

        O Internacional, que não venceu um jogo sequer fora de casa nesta Libertadores, fechou sua campanha  na fase de grupos com mais um vexame. O time gaúcho hoje perdeu para o eliminado Juan Aurich, por 1 a 0. E só se classificou porque o Santos derrotou o The Strongest, que ficou um ponto abaixo do Inter.
                    Inter (de branco) e Juan Aurich participaram de uma autêntica pelada
     A partida foi disputada na cidade peruana de Chiclayo, a 800 quilometros de Lima, em gramado sintético que mais parecia um carpê comum. Mas isso não serve de desculpa para a ridícula apresentação do Inter, que classificou-se como pior segundo colocado desta etapa. Por esta razão, vai pegar na próxima fase o Fluminense, que foi o melhor. O panamenho Luis Tejada fez o gol que deu a vitória ao Juan Aurich.

Última vaga é do Bahia

            O Bahia goleou o Clube do Remo, agora à noite em Salvador, e ficou com a última vaga para a próxima fase da Copa do Brasil. O Remo, que havia vencido em Belém por 2 a 1, veio fechadinho e complicou o Tricolor baiano no primeiro tempo, que terminou sem gols. Mas, na fase final, o time dirigido por Paulo Roberto Falcão cresceu no jogo e fez 4 a 0.

         Só aos 20 minutos do segundo tempo é que Lulinha achou o caminho do gol para o Bahia. E festejou (foto) muito. Aí ficou fácil, e Rafael Donato, Junior e Vander se encarregaram de transformar o jogo difícil em goleada.
           Nas oitavas-de-final, o Bahia vai enfrentar a Portuguesa. O primeiro jogo será quarta-feira próxima, no Canindé, às 19h30. E o segundo terá como palco o Estádio do Pituaçu, na capital baiana, onde foi disputada a partida de hoje.
 

           

A Foto do Dia

        A Foto do Dia nos mostra o japonês Jiroemon Kimura que, segundo o livro Guinness World Records é o homem mais velho do mundo. Ele está completando hoje seu 115º aniversário, cercado pelo carinho de sua família. Funcionário aposentado dos Correios, se dedicou até os 100 anos a sua horta. Ultimamente tem passado a maior parte do dia deitado, mas ainda come três vezes ao dia, com seus parentes. Kimura tem 7 filhos (5 ainda vivos), 14 netos, 25 bisnetos e 13 tataranetos, dois dos quais nasceram este ano. Ele nasceu no dia 19 de abril de 1897, na antiga província de Tango, atual província de Kioto, no seio de uma família de agricultores. Que Deus o proteja !

Bellucci eliminado. Foi só elogiar

          Foi só elogiar Thomas Bellucci, por sua vitória sobre David Ferrer, e ele fez uma partida horrorosa, agora há pouco, perdendo para Robin  Haase(foto), da Holanda, e sendo eliminado do Masters 1000 de Monte Carlo. O brasileiro fez tudo errado e perdeu por dois a zero, com 6/2 e 6/3. Só no primeiro set, o holandês quebrou três vezes o serviço de Bellucci, que em momento algum reagiu na partida. Passa a ser agora um problema de regularidade. O tenista do Brasil joga uma partida muito boa e outra muito ruim
           Com a derrota, Thomas Bellucci perdeu a chance de enfrentar Novak Djokovic, que será o adversário de Robin Haase nas quartas-de-final de Monte Carlo. O número 1 do mundo eliminou o ucraniano Alexander Dolgopolov. Mesmo chorando na quadra, pela morte de seu avô e ídolo Vladimir, ocorrida hoje na Sérvia, Djokovic venceu por 2 a 1 (2-6, 6-1 e 6-4).

Nossos arbitros estão fora das Olimpíadas

           O "País de Futebol" não terá nenhum árbitro atuando no futebol olímpico. Parece mentira, não é mesmo ?  Será que não temos nem ao menos um bom juiz de futebol ? A lista de apitadores foi anunciada hoje pelo presidente da Comissão de Árbitros da Fifa, o espanhol Ángel Maria Villar. Entre 16 árbitros e 32 assistentes, para o masculino, e 12 árbitras e 32 assistentes, para o feminino, não figura nenhum brasileiro. Nem  o "amigo do Londrina" Evandro Rogério Roman, que mostrou o escudo da Fifa no peito, foi lembrado.
            Entre os sul-americanos estão o boliviano Raul Orosco Delgadillo, o colombiano Wilmar Roldan Perez e o venezuelano Juan Arevalo. O futebol masculino dos Jogos Olímpicos será disputado de 26 de julha a 11 de agosto, e o feminino de 25 de julho a 9 de agosto.
             O amigo palmeirense que anonimamente costuma postar comentários aqui no Blog, metendo o pau nos apitadores, vai se encher de razão, com esta notícia.

Londrina e Pelotas tem problemas semelhantes

           A situação chega a ser parecida com a que está ocorrendo em Londrina, desde o incêndio que destruiu o Teatro Ouro Verde. A cidade clama pela reconstrução do seu teatro. Lá em Pelotas, o problema é mais antigo. Há dois anos, as autoridades interditaram o secular Theatro Sete de Abril, que até então era o segundo maisvelho do Brasil em atividade. Uma joia de teatro, com galerias e camarotes, como aqueles que a gente vê nos filmes. Pelotas tem outra casade espetáculos, até bem maior - o Teatro Guarani - mas era no "Sete" que a arte pelotense se encontrava regularmente.
           Apesar de passados dois anos ( e é isto que eu temo que possa acontecer aqui em Londrina), nada foi feito até agora. O laudo apontava o comprometimento do telhado e da estrutura de alvenaria. Afinal, o Sete de Abril foi inaugurado no dia 2 de dezembro de 1833, quando Pelotas ainda era Vila de São Francisco de Paula. O investimento total para restauração está orçado em R$ 8 milhões. Ficam discutindo como ficará o teatro, mas o dinheiro para a obra não aparece.
                                O velho Theatro Sete de Abril está fechado há dois anos   
        Diante da situação, e sem poder entrar no "Sete", os artistas de Pelotas e Região estão montando um palco na rua, em frente ao teatro. Ali, eles vão realizar amanhã, a partir das 17 horas, cerca de 20 espetáculos. Sem o tradicional abre e fecha das cortinas vermelhas e com as poltronas substituidas por cadeiras de praia. Ali vão se apresentar artistas dos mais variados segmentos artísticos, como teatro, dança, circo e música.  Todos querendo chamar a atenção das autoridades. É o tipo de movimento que amanhã ou depois poderá ser feito aqui, se a solução para o Ouro Verde começar a demorar.
             Já foram feitos outros protestos, lá em Pelotas, na luta pelo Sete de Abril. Num deles, as pessoas começaram a formar filas junto as bilheterias, como se estivessem esperandopara comprar ingressos. E a fila contornou o enorme quarteirão que circunda o teatro. Era muita gente. O povo está se mexendo. Vamos ver se os londrinenses não deixam nossa espera chegar a dois anos, como lá.
           

Thomaz Bellucci "arrebenta" em Monte Carlo

        Muitas vezes, a gente não tem a paciência necessária para esperar que um atleta atinja o nível desejado. Talvez isso tenha acontecido comigo, em relação ao tenista brasileiro Thomaz Belluci, que critiquei em várias oportunidades. Me parecia que Bellucci tinha qualidades, mas que lhe faltava a garra e a coragem que transformam simples atletas em grandes campeões. Mas as últimas atuações do nosso tenista melhor ranqueado estão mostrando que me faltou paciência para esperar por seu amadurecimento.
         Há cerca de 10 dias, Thomaz Bellucci (atual 45 do mundo) já deu um show no confronto com os colombianos, pela Copa Davis. E foi o responsável pela chegada do Brasil à repescagem daquela competição. E ontem, enfrentando o sexto melhor do mundo, pelo Masters 1000 de Monte Carlo, Thomaz teve uma atuação impressionante, derrotando o espanhol David Ferrer por 2 a 0, com 6/3 e 6/2 em apenas uma hora e oito minutos. "Ele joga muito agressivo, de forma consistente" - disse Ferrer  depois do jogo.
         Antes desta partida, Thomaz Bellucci  (foto)havia vencido um tenista do TOP 10 em três oportunidades: contra Fernando Verdasco, em Acapulco, Andy Murray e Tomas Berdych, em Madri. Acho que, daqui para a frente, vamos vê-lo encarando e derrotando grandes nomes do tenis mundial.
         O holandês Robin Haase está sendo enfrentado agora por Bellucci, em Monte Carlo. Mas a chuva interrompeu a partida logo no primeiro game. Haase (55 do mundo) estava vencendo por 40/30, em menos de 5 minutos de disputa.  Se ganhar esse jogo, o brasileiro poderá enfrentar o nº 1, Novak Djokovic, que também teve seu jogo com o ucraniano Alexandr Dolgopolov interrompido, por causa da chuva que cai em Monte Carlo.

Lupi não ajuda nada. Só atrapalha

         Está certo que o homem é presidente nacional do PDT, mas ainda assim acho que não é um bom negócio ser apoiado publicamente por ele. O nosso Barbosa Neto não vai ganhar votos nem prestígio com o apoio de quem acaba de deixar de ser ministro porque foi acusado de estar envolvido em corrupção. Ficou tudo porisso mesmo, mas Carlos Lupí ficou marcado nacionalmente.
        Por influência de Leonel Brisola, sempre tive simpatia pelo PDT. Mas no momento, o partido não está numa boa. Já foi o partido da presidente Dilma Rousseff, mas ela pulou fora, deve ter suas razões. Não acho que Barbosa deva abandonar o PDT, mas acho que é possível se aliar a políticos sérios. E são muitos os que estão no PDT.
           Que me perdoe o Barbosa, mas ser amigo do Lupi é perder pontos.