Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

        O TAL ESTADO ISLÂMICO DECAPITOU MAIS SETE HOMENS E TRÊS MULHERES, NO NORTE DA SÍRIA. O QUE É QUE O MUNDO ESTÁ ESPERANDO PRA JOGAR UMA "BOMBINHA" MAIS FORTE NA CABEÇA DESSES CARAS, HEIN ?

Sobrou vontade, mas faltou qualidade !


    O Brasil está fora da luta pelo título da Copa do Mundo de Basquete Feminino. A Seleção Brasileira mostrou muita vontade, hoje à tarde em Ancara, na Turquia, mas acabou eliminada pela sofrível Seleção Francesa, que venceu a partida por 61 a 48. Ficou claro que nosso basquetebol feminino não tem qualidade para enfrentar equipes europeias.
        A França tem um time bem limitado. Vai levar um vareio dos Estados Unidos, na sexta-feira pelas quartas-de-final. Em certos aspectos chega a ser uma equipe ridícula. Tem até uma jogadora que atua com baton vermelho, maquiada e penteada como se fosse para uma festa. É a tal Gomis (nº11 na foto acima).  A rigor, só duas jogadoras realmente boas: Sandrine Gruda (nº7), que fez 17 pontos, e Dumerc (nº 9), que se fechar a cara entra tranquilamente no Clube do Bolinha. É um perfeito "hominho". Confere aí embaixo:
            Na verdade, a Seleção Brasileira "entregou de bandeja" a vitória. Começou perdendo de 6 a 1, e logo virou para 8 a 6. Estava a vontade na partida, mas errou muitos lances livres e conseguiu fechar o primeiro quarto atrás, por 10 a 12.
             E a partir do segundo quarto perdeu a mobilidade. Sem Érika, que já estava com três faltas, começou a perder também os rebotes. Como o Brasil comete muitas faltas, logo a outra pivô (Clarissa) também ficou pendurada com três faltas. As francesas foram abrindo no placar e fecharam o primeiro tempo com 26 a 15, um placar baixíssimo.
              O que se viu depois foi o Brasil desesperado, lutando muito mas errando demais. E com o som do ginásio tocando "Macarena", nossas meninas "dançaram" mesmo no Mundial.
               Nos outros jogos de hoje, o  Canadá venceu a República Tcheca, por 91 a 71, a China derrotou Belarússia por 72 a 67 e a Sérvia eliminou Cuba, por 86 a 79.
             
               As quartas-de-final de sexta-feira terão: Estados Unidos x França, Austrália x Canadá, Espanha x China e Sérvia x Cuba.                                   

A triste despedida de Adrianinha

 

           Além de perder o jogo e a classificação no Mundial, a Seleção Brasileira de basquete feminino perdeu hoje a sua mais experiente jogadora. Foi o "jogo de despedida" da armadora Adrianinha que, aos 35 anos, 1m65 de altura, está deixando a Seleção, depois de 10 anos de serviços prestados.
          No começo de sua carreira, muitos achavam que Adriana Moisés Pinto seria uma legítima sucessora das "estrelas" Hortência, Paula ou Janeth. Mas Adrianinha não chegou tão longe, embora tenha se destacado. Fez cerca de 1150 pontos e mais de 120 partidas com a camisa brasileira. Deve continuar jogando no seu clube, o América Basquete Recife, de Pernambuco.

O vôlei sempre nos devolve a alegria

        Nos últimos tempos tem sido assim.  O basquete nos derruba, mas vem o vôlei e nos bota pra cima.  E hoje não foi diferente.  As gurias do basquete bem que tentaram, mas acabaram eliminadas do Mundial da Turquia, porém as gatas do vôlei nos devolveram a alegria, dando mais um passo na difícil disputa em que estão envolvidas, lá na Itália.
          Hoje começou a Segunda Fase do Mundial, e o time de Bernardinho já entrou ganhando: 3 a 0 sobre o Cazaquistão, que deu bastante trabalho mas não aguentou a grande atuação de Taísa (foto), que comandou o Brasil na quadra. Os parciais mostram como o jogo foi parelho: 25/22, 25/22 e 25/18.
           Com a vitória, o Brasil chegou a 11 pontos e ocupa a vice-liderança do Grupo F, que está sendo liderado pelos Estados Unidos, com 12. Os resultados de hoje foram : GRUPO E - República Dominicana 3 x Bélgica 2, Croácia 3 x Japão 2, Alemanha 0 x China 3 e Ttália 3 x Azerbaijão l.  GRUPO F  - Brasil 3 x Cazaquistão 0, Estados Unidos 3 x Turquia 1, Sérvia 3 x Holanda 0 e Rússia 3 x Bulgária 1.
           A Seleção Brasileira volta à quadra amanhã às 15 horas (de Brasília), para enfrentar a Holanda. Os outros jogos da quinta-feira : República Dominicana x Azerbaijão, Alemanha x Japão, Itália x Bélgica, Croácia x China, Sérvia x Cazaquistão, Turquia x Rússia e Bulgária x Estados Unidos.

Uma visita gratificante

         Foi muito bom receber a visita do querido amigo Luizinho Busse, aqui em casa. Não ficou mais do que hora e meia, ontem à tarde,  mas deu pra matar a saudade e conversar bastante. Tenho trocado palavras com ele pelo Facebook, mas não nos encontrávamos há mais de dez anos. Um cara que foi meu amigo diário, nos velhos e bons tempos do "Cantinho", famoso barzinho que administrei nos anos 60/70. 
          Luiz fica em Londrina até amanhã. Veio ver  sua mãe, que está com 91 anos, e certamente buscar apoio da família e dos amigos para o filho Diogo Busse, que disputa domingo uma cadeira na Assembléia Legislativa do Paraná, pelo PPS.  Foi mesmo uma visita muito gratificante pra mim. Volte sempre, Luizinho.
         UMA  ÓTIMA "SACADA" DOS COXAS

          Só estou conhecendo agora, através desta foto, mas me parece muito bonito este novo setor construído pelo Coritiba FC,  no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, que estão chamando de "nova Mauá". Construído em três anéis, ele oferece 38 camarotes, cadeiras sociais, lanchonetes e lounges, ocupando  4 mil metros quadrados.  E  vai aumentar a capacidade do estádio de 37 mil para 40.310 torcedores.
          A inauguração oficial do Setor Pro Tork acontecerá no Atlétiba de sábado. Dizem que custou quase R$ 20 milhões. Dinheiro bem gasto. Acho que é a melhor forma de modernizar estádios grandes porém antigos, que precisam de uma cara nova. Parabéns aos coxas !
                         Maritza Pruja, que mora em Florianópolis, é uma querida amiga de infância que não vejo há muitos anos. E dela esta postagem feita no Facebook. Saudade, Maritza