Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Uma convocação dentro do esperado



         Acabou o mistério que, afinal, não era tão misterioso assim. Saiu a lista dos 23 jogadores que vestirão a camisa da Seleção Brasileira e estarão a disposição do técnico Luis Felipe Scolari. Foi uma cerimônia sofisticada, realizada hoje por volta do meio-dia, num centro de eventos do Rio, e comandada pelo presidente da CBF, José Maria Marin. E não tivemos grandes surpresas.
          Particularmente, não gostei apenas da inclusão do zagueiro Henrique, negociado há pouco tempo pelo Palmeiras com o Napoli, da Italía. Pra mim Henrique é o único jogador do grupo que não tem nível para defender a Seleção Brasileira numa Copa do Mundo. Um beque comum, metido a "sherife". Foi a convocação mais contestada por praticamente toda a imprensa nacional. Nas horas que antecederam a convocação, Miranda, que está muito bem no Atlético de Madri era o mais cotado para ser a quarta opção para a zaga, mas acho que Felipão fez "média" com o Palmeiras, com quem sustenta um ótimo relacionamento.
 
                          
         Só quatro jogadores que atuam no Brasil foram chamados: dois mineiros e dois cariocas. São dois do Atlético Mineiro (Victor e Jô), um do Botafogo (o goleiro Jefferson) e um do Fluminense (Fred). Nenhum jogador de clube de São Paulo e nenhum jogador da dupla Grenal.
          Em Copas mais velhas, alguns clubes brasileiros chegaram a predominar, como Santos e Botafogo, que formavam a base da Seleção Brasileira para a Copa. Hoje, o clube que mais cedeu jogadores foi o Chelsea, da Inglaterra, que colocou quatro atletas no escrete: David Luiz,  Oscar, Willian  e Ramires.
            É um grupo com média de idade de 27,7 anos. Mas oito jogadores tem mais de trinta anos: Julio Cesar, Jefferson, Victor, Dante, Maxwell, Daniel Alves, Maicon e Fred.  E apenas três estão com menos de 25 anos: Bernard, o mais moço com 21, e a dupla Oscar/Neymar, de 22 anos.
            A convocação era tão previsível que a editora responsável pelo álbum de figurinhas só errou uma aposta entre os 17 que figuram nos cromos. Apenas Robinho driblou a Editora Panini, que acreditava na sua convocação.
             A lista completa, para os mais distraídos, é esta: GOLEIROS - Julio Cesar (Toronto FC), Jefferson (Botafogo) e Victor (Atlético Mineiro). ZAGUEIROS - Thiago Silva(PSG), David Luiz(Chelsea), Dante (Bayern) e Henrique (Napoli). LATERAIS - Daniel Alves (Barcelona), Maicon (Roma) (Marcelo (Real Madri) e Maxwell (PSG). MEIO-CAMPISTAS - Ramires (Tottenham), Luiz Gustavo (Wolfsburg), Paulinho(Tottenham), Fernandinho (Manchester City), Oscar (Chelsea), Willian (Chelsea) e Bernard (Shakthar). ATACANTES - Neymar (Barcelona), Hulk (Zenit), Jô (Atlético Mineiro) e Fred (Fluminense).
 
                                
                  Na longa entrevista coletiva, logo após a convocação, o técnico Felipão comportou-se do jeito de sempre, com caretas e micagens. Entretanto, mostrou-se cortez com os repórteres, mesmo diante de perguntas bobas que alguns fizeram.
                Quando lhe perguntaram qual será o adversário mais difícil, respondeu prontamente: "A Croácia, que será nosso primeiro adversário. Temos que nos preocupar primeiro com os croatas. Depois vamos pensar nos outros".
                  Felipão garante que não está preocupado com a parte técnica de cada jogador convocado, mas não escondeu sua preocupação com a parte física.
                   Agora, é esperar o início do trabalho, dia 26 na Granja Comary, em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. O local foi totalmente reformado. Agora conta com quartos individualizados, salas de recuperação, departamento médico e salão de jogos.
                  Antes da estréia na Copa, dia 12 de junho às 17 horas, contra a Croácia no Itaquerão, a Seleção ainda fará dois amistosos. No dia 3 contra o Panamá, em Goiania.  E no dia 6 diante da Sérvia, no Morumbi, em São Paulo.
 
          PENSO QUE ATÉ AGORA TUDO ESTÁ TRANSCORRENDO NUM CLIMA DE TRANQUILIDADE.  TOMARA QUE A IMPRENSA NÃO TUMULTUE AS COISAS. A SELEÇÃO É ESTA QUE O FELIPÃO CONVOCOU. NÃO ADIANTA FICAR CONTESTANDO O TEMPO TODO.
  
                     

Presidente do Coxa será o Chefe

          É claro que nenhum clube do Paraná conseguiu colocar um jogador nesta Seleção de Felipão, mas nosso Estado estará muito bem representado. É que o presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade, de 65 anos, foi anunciado hoje como chefe da delegação brasileira na Copa do Mundo.


          Como chefe, Ribeiro de Andrade representará a CBF em eventos realizados nas cidades que sediarão os jogos do Mundial.  Será um cargo diplomático, sem decisões estratégicas na vida da Seleção. Mas não deixa de ser uma posição importante.
          O presidente coxa vem presidindo o comitê de clubes criado pela CBF para tratar e negociar com o Bom Senso FC. Sua boa atuação deve ter influenciado o presidente José Maria Marin a indicá-lo para chefe da delegação brasileira no Mundial.