Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 13 de março de 2012

Inter goleou fácil o The Strongest

           O Inter se recuperou plenamente da derrota sofrida na semana passada na Vila Belmiro. Esta noite, no Beira Rio,  o Colorado Gaúcho não deu a menor chance ao The Strongest da Bolívia, que era até então o lider isolado do Grupo 1 da Libertadores da América. Mas, quando desce da altitude de La Paz, o auri-negro boliviano cai muito de produção. Acabou goleado por 5 a 0.

            Os brasileiros liquidaram o jogo em apenas 7 minutos. Logo aos 4', Dagoberto recebeu o cruzamento de Oscar e abriu o placar (foto). Aos 7 minutos, Damião começou a fazer gols, estabalecendo 2 a 0. Chutando muito contra o gol adversário (as vezes até exageradamente), o centroavante do Inter marcou mais dois gols no segundo tempo, aos 12 e aos 28 minutos. Com 4 a 0, Dorival Junior, começou a poupar jogadores, tirando Tinga e o argentino Dátolo. Mas o time continuou dominando o jogo.  Pouco depois, Leandro Damião também saiu para a entrada de Jô, que no seu primeiro lance fez o quinto gol.
             Com o resultado, o Inter assumiu a liderança do grupo, superando o próprio The Strongest no saldo de gols. E Leandro Damião igualou-se ao colombiano Pavon, do  Atlético Nacional da Colombia, na artilharia da competição, com 5 gols. Renda de R$722 mil para um público total de 25.098 pagantes.
            Ainda hoje à noite, o Lanus da Argentina derrotou o Emelec do Equador, por 1 a 0, gol de Pavoni.
          

Domingo cheio de emoção no Norte

          O Norte do Paraná vai ferver no próximo domingo. Em duas cidades praticamente coladas, dois grandes jogos, provavelmente com  muitas gente nos dois estádios. Tudo às quatro da tarde.
           Em Arapongas, um clássico regional como há muito tempo não se vê. Arapongas e Londrina praticamente decidem sua sorte no returno do Campeonato Estadual. Quem vencer segue sonhando com o título deste segundo turno. E fica mais difícil para quem perder, especialmente se o derrotado for o Arapongas, que já perdeu uma partida, domingo passado em Paranavaí. O Tubarão está um pouco mais tranquilo, porque ganhou os dois jogos que disputou e está liderando a fase. Mas em caso de derrota ele poderá ser ultrapassado pelo Coritiba. E o jogo com os coxas no returno será lá na Capital.De qualquer forma será um grande jogo.

            Desde os tempos do União Bandeirante e do Grêmio Maringá que o Londrina não tem um jogo tão interessante como este que veremos no Estádio dos Pássaros (foto). Ah, que saudade daquele tempo de rivalidade quente. O bicho pegava mesmo. Só se espera que a rivalidade fique restrita ao campo de jogo, sem violência nas arquibancadas. Provavelmente muitos londrinenses irão à Cidade dos Passarinhos, torcer pelo Tubarão. Como os araponguenses vieram aqui, no primeiro turno, numa partida que não teve qualquer violência.
             O outro jogo quente que a região assistirá no mesmo horário terá como sede o Estádio Bom Jesus da Lapa, em Apucarana. O Roma está mal das pernas, mas o Atlético Paranaense tem muitos torcedores em toda a região e vai chamar muita gente. O Furacão já ganhou o primeiro turno e quer ganhar também o segundo, para evitar uma decisão extra pelo título estadual. Perdeu para o Londrina, na primeira rodada, mas tem chance de se recuperar e conquistar o returno. Entretanto,  precisa de vitória em Apucarana. Só que o Roma também precisa, porque a cada dia se aproxima mais da zona de rebaixamento. Vai ser um jogão.
          

Lucas vai dar trabalho

       Venho observando o jogador Lucas, do São Paulo e da Seleção Brasileira e não estou gostando do que tenho visto e ouvido. Trata-se, sem dúvida, de um ótimo jogador, mas é daqueles caras que sempre tem um problema. Hoje é uma coisa, amanhã é outra, mas sempre tem alguma reclamação. Começo também a achar que seu empresário, Wagner Ribeiro, está mais atrapalhando do que ajudando Lucas.
        Empresário não tem que ficar falando com a imprensa sobre a produção de seu pupilo. Tem é que orientá-lo para fazer tudo certo e ajudá-lo a ganhar dinheiro. Recentemente, referindo-se ao técnico Emerson Leão, o empresário falador disse que "Lucas é uma Ferrari que está sendo mal pilotada." Será que ele acha que está ajudando o jogador com estas gracinhas ?
       Lucas também é marrento. Contra o Independente do Pará, pela Copa do Brasil, Leão reclamou que ele tinha sido muito individualista. No jogo seguinte, Lucas esteve apagado, não deu um drible nos jogadores da Portuguesa e justificou dizendo: "Estou fazendo o que querem que eu faça. Eu gosto mesmo é de driblar, mas estou tentando compensar as outras partidas em que não toquei a bola." Esta conversa é típica de jogador indisciplinado.
                                Está escrito na cara dele, que ele é marrento, não está ?
        Alguém precisa dizer ao Lucas que ele ainda não está com esta bola toda. Joga uma partida boa e outra ruim. Enquanto outros de sua geração, como Neymar, Ganso e Oscar vão se adiantando, ele fica para trás, criticando o treinador e caindo na conversa de empresário metido a entendido.  Uma pena.

Vem aí mais uma "fera"

          É mesmo uma família de gente bonita e talentosa. Além de desfilar há muitos anos o seu charme na televisão, a atriz Glória Pires vai aos poucos lançando suas sucessoras. Primeiro foi a Cléo Pires, que é filha de Glória com o cantor e ator Fábio Junior. Aos 29 anos, Cléo está cada vez melhor, aparecendo em seguidos trabalhos, sempre com muito brilho.

            Agora, chega a vez de Ana Moraes, que vai estrear na televisão com apenas 11 anos, seguindo os passos da mãe, que também começou muito cedo. Filha do músico Orlando Morais, Ana está escalada para atuar no seriado "As Brasileiras", que a Globo vem apresentando com relativo sucesso. Ela vai aparecer no episódio  "A Mãe da Barra", dia 10 de maio, que terá sua mãe como protagonista. Não é mesmo uma gracinha a nova estrela ?

Copa do Brasil: a estréia do Coxa

          É boa a expectativa dos paranaenses com a estréia do Coritiba na Copa do Brasil, que ocorrerá amanhã em Manaus, contra o Nacional. O jogo será disputado às 20h30m,no Estádio Roberto Simonsen e, se o Coxa vencer por diferença mínima de dois gols, eliminará a partida de volta. Coritiba e Nacional já se enfrentaram em seis oportunidades, com ampla vantagem paranaense: 4 vitórias, 1 empate e só 1 derrota.
                      
PARANÁ MOSTRA A CARA

           Quem também joga amanhã pela Copa do Brasil é o Paraná Clube, que mostra a sua nova cara à torcida. O time dirigido pelo ex-jogador Ricardinho estreou fora de casa, quarta-feira passada, empatando com o Luverdense-MT por 2 a 2, e amanhã recebe os matogrossenses na Vila Capanema, certamente com um ótimo público, porque os torcedores estão com saudade do Tricolor. O jogo começa às 20h30m.

O bom começo do Futsal

              O Colégio Londrinense/Sercomtel/SP estreou muito bem na Liga, goleando o Oppnus Maringá por 4 a 1, ontem à noite no Moringão. Pouca gente compareceu. O voleibol deixou o público londrinense ressabiado. Mas se o time continuar conseguindo bons resultados, a torcida certamente aparecerá.






               Diego(2), Edu e Cris foram os artilheiros londrinenses, decontando Valtinho para o Maringá. Valeu como primeiro jogo, mas os testes mais duros começam agora. Sábado, o Colégio Londrinense joga em Carlos Barbosa, contra a equipe que considero a mais certinha da Liga. E na segunda-feira, ainda no Rio Grande do Sul, enfrenta o Assoeva, em Venâncio Aires.

O que não me agrada nesta história

           Acho que estava mesmo na hora de Ricardo Teixeira deixar a presidência da CBF. Até aí tudo bem. Mas não me agrada o fato da queda de Teixeira estar sendo considerada como uma vitória pessoal do presidente da Fifa, Joseph Blatter. Não quero saber desse homem influenciando decisões dentro do nosso país. Ele pode ser muito bom, mas lá pras negas dele. Pra nós, ele não serve, podem acreditar.
            Blatter é um homem frio, maquiavélico, perigoso. Eu estava gostando muito de ouvir dizer que a presidente Dilma não queria conversa com ele. Mas parece que, com a queda de Teixeira, as coisas podem mudar. É que Ronaldo Nazário é carismático e já teria convencido Dilma a receber o homem na sua vinda ao Brasil. Tudo bem, mas a presidente tem que agir sem dar muitas liberdades a Blatter.
             Não precisamos que ninguém de fora venha dar palpites na nossa vida. Nós é que decidimos se o responsável por um cargo deve cair, e quando isto deve ocorrer. E esse Blatter que vá cuidar da vida dele lá na Fifa, que também anda bem enrolada, pelo que se comenta.

Luta de Hebe Camargo continua

             No começo de 2010, a apresentadora Hebe Camargo teve um câncer no peritônio, membrana que envolve o aparelho digestivo. Durante vários meses ele enfrentou numerosas sessões de quimioterapia , até que os médicos disseram que a doença havia entrado em remissão. Em setembro de 2011, entretanto, ela voltou a fazer tratamento quimioterápico preventivamente.

             Agora, ela voltou a ser internada e, no último domingo, passou por uma cirurgia para remoção de um tumor que causava obstrução intestinal. De acordo com nota assinada pelo cirurgião Antonio Luiz de Vasconcellos Macedo, Hebe, que tem 83 anos, continua na UTI, mas passa bem. Ela já recebeu visita de familiares e até se levantou por alguns minutos. O quadro evolutivo é considerado favorável.

Como sofrem os chilenos

        É incrível como sofre o povo do Chile. Volta e meia tem um desastre natural incomodando os andinos. Um dia é terremoto, no outro é um vulcão, sempre tem alguma coisa. Pois nas últimas horas é o Rio Las Minas que transbordou e está deixando a população da cidade de Punta Arenas apavorada.
         O mais curioso é que como ressalta o prefeito local, Vlademiro Mimica, "não somos uma cidade de chuvas; somos uma cidade de vento e frio intensos." Mas parece que tudo está mesmo descontrolado na natureza. Em apenas 30 horas,  choveu um terço do que chove num ano inteiro, nesta que é uma das cidades mais meridionais do planeta, e que fica a 3 mil quilômetros ao sul de Santiago. Mais de 800 prédios estão danificados, inclusive 4 escolas.  Deus  ajude os chilenos !

Temos agora um ladrão na presidência

          O Brasil inteiro está voltando a assistir, hoje, o teipe feito por ocasião da premiação dos jogadores do Corinthians, em janeiro último, após a conquista da Copa São Paulo de Juniores. Todo mundo já tinha visto a cena mas,  como agora José Maria Marin é o novo presidente da CBF, o fato ganha maior importância. Se você não viu, procure ver. E veja em que mãos está entregue o futebol brasileiro. O teipe é da ESPN.
           Parece até aqueles flagrantes feitos por alguns programas de TV, mostrando batedores de carteiras, ladrões de bolsa de mulheres ou traficantes de drogas em plena ação. No palanque, as autoridades estão entregando as medalhas aos campeões, que vão passando um por um. Logo atrás das autoridades, estão as moças com as medalhas numa bandeja. E a cerimônia transcorre normalmente.
            De repente, Marin pega uma medalha da bandeja, aproveita que a fila de jogadores está lenta e enrola a medalha na fita, colocando-a rapidamente no bolso esquerdo da calça. Volta-se outra vez para as moças, pega outra medalha e segue entregando aos jovens campeões. É claro que no final faltou uma medalha, e um dos goleiros corinthianos acabou ficando sem seu prêmio, que mais tarde lhe foi enviado pela CBF.

            Depois de ver a cena, a gente se convence de que Marin é um baita cara de pau, um vigarista. Vai ver que é por isso que a presidente Dilma não quer recebê-lo no Palácio. Por certo, ela tem medo que ele pegue um vaso valioso, algum cinzeiro ou algum enfeite qualquer e enfie no bolso. Eu mesmo, se cruzar com ele, vou botar a mão no meu bolso e segurar a minha carteira.
             Uma coisa é certa: quem rouba uma medalha é capaz de roubar qualquer coisa. Esse homem não pode presidir a CBF. A esta altura, esse teipe já deve estar sendo exibido em todo o mundo. Será que vamos pagar mais esse mico ?