Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 22 de outubro de 2017

FÓRMULA 1
Ninguém tira o tetra do inglês




                     Lewis Hamilton provou mais uma vez que merece ser tetracampeão do mundo. O britânico fez uma prova muito tranquila e mesmo perdendo a liderança para Vettel na largada, conseguiu reverter e venceu o GP dos Estados Unidos. Sebastian Vettel terminou a prova na segunda colocação e adiou a decisão do campeonato por mais uma prova.

                   A terceira colocação ficou com Kimi Raikkonen, mas esta decisão só foi tomada no final da corrida, pois Max Verstappen finalizou a prova em terceirou, após superar o finlandês na última volta. Porém, a manobra do holandês foi considerada ilegal, por ele ter cortado caminho, com isso tomou uma punição de cinco segundos no final da prova, caindo para quarto.

 Com a vitória de Hamilton, a Mercedes garantiu o tetracampeonato consecutivo de construtores.

Felipe Massa fez uma boa corrida e novamente terminou na zona de pontuação, após finalizar a corrida na oitava colocação.
A decisão do campeonato de pilotos deve acontecer no próximo final de semana, no GP do México. Hamilton está muito próximo de conquistar o seu quarto título na Fórmula 1.
                                           O RESULTADO
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
2) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
3) Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari)
4) Max Verstappen (HOL/Red Bull-TAG Heuer)
5) Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)
6) Esteban Ocon (FRA/Force India-Mercedes)
7) Carlos Sainz (ESP/Renault)
8) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes)
9) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes)
10) Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso-Renault)
11) Lance Stroll (CAN/Williams-Mercedes)
12) S.Vandoorne (BEL/McLaren-Honda)
13) Brendon Hartley (NZL/Toro Rosso-Renault)
14) Romain Grosjean (FRA/Haas-Ferrari)
15) Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari)
16) Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari)
OUT) Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda)
OUT) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-TAG Heuer)
OUT) Pascal Wehrlein (ALE/Sauber-Ferrari)
OUT) Nico Hülkenberg (ALE/Renault)
TOP 10
1) Lewis Hamilton, 306 pts
2) Sebastian Vettel, 247
3) Valtteri Bottas, 234
4) Daniel Ricciardo, 192
5) Kimi Raikkonen, 148
6) Max Verstappen, 111
7) Sergio Perez, 82
8) Esteban Ocon, 65
9) Carlos Sainz Jr., 48
10) Nico Hulkenberg, 34
   Brasil está na Semifinal 
      do Mundial Sub-17





                  Num dos jogos mais esperados do Mundial Sub-17, a Seleção Brasileira enfrentou a Alemanha pelas quartas de final e venceu de virada, pelo placar de 2 a 1. O resultado faz com que o Brasil se classifique para as semifinais do torneio pela oitava vez na história e independente do que aconteça, a equipe terá um desempenho melhor do que na última edição em 2015. 
                  Um erro na defesa, um pênalti cometido, e a Alemanha abriu o placar aos 20 minutos de jogo. O gol desconcentrou a seleção brasileira, mas, aos poucos, o time de Carlos Amadeu foi se reencontrando em campo. Na volta do intervalo, o Brasil foi para cima, mostrou muita vontade e foi recompensado. Criando chance atrás de chance, os brasileiros chegaram ao empate aos 25 minutos, em pancada de Weverson, e viraram seis minutos depois, e belo chute de fora da área de Paulinho. Com acréscimos até os 53 minutos, a equipe ainda teve que lutar muito, mas segurou o 2 a 1 e comemorou muito a classificação para a semifinal do Mundial sub-17.


                     Depois de eliminar a Alemanha, o Brasil terá a Inglaterra pela frente na semifinal. O confronto será na quarta-feira, às 9h30 (de Brasília), em Guwahati. No mesmo dia, às 12h30 (de Brasília), Mali e Espanha disputam a outra vaga na decisão, em Bombaim.
Menino assassino de Goiânia
está correndo sério risco de vida





              Em Goiânia,  o pai do adolescente de 14 anos que abriu fogo contra a turma de escola, um major da Polícia Militar (PM) de Goiás, disse neste domingo que a família está "muito abalada" e que o destino do filho ainda está indefinido. Na noite de sábado, a juíza plantonista Mônica Cezar Moreno atendeu a um pedido do Ministério Público de Goiás e determinou a internação provisória do jovem por 45 dias, com transferência imediata para o Centro de Internação Provisória de adolescentes em Goiânia.

                        A advogada da família, Rosângela Magalhães, tenta evitar que o jovem deixe neste domingo a cela da delegacia especializada em atos infracionais, onde está isolado desde a tragédia no Colégio Goyases(foto) na manhã de sexta-feira. Ela teme pela integridade física do adolescente, por entender que o Centro de Internação Provisória não tem condições para recebê-lo com segurança, principalmente porque o garoto é filho de policiais militares e também porque o caso teve grande repercussão e comoção.

                    A arma usada era da PM goiana, instrumento de trabalho da mãe do adolescente, sargento da PM. Ela passou mal e foi hospitalizada depois do episódio. O pai é major da PM. Os adolescentes João Pedro Calembo e João Vitor Gomes, de 13 anos, foram baleados e morreram dentro da sala de aula. Outros quatro alunos do oitavo ano do ensino fundamental ficaram feridos. Uma menina permanece em estado grave.

                  "É uma situação muito difícil, indefinida para toda a família. Não tenho condições, não estou preparado para dar nenhum depoimento nesse momento em relação ao que aconteceu. Fui orientado pela própria promotoria e pela advogada. A família está muito abalada ainda. Não tem nenhuma definição ainda quanto à questão do meu filho" — disse o pai do jovem.

                    A reportagem questionou se ele teme pela segurança do filho:" Tudo que for feito dentro da legalidade será feito.  A Justiça está aí, a Justiça vai definir tudo. Vai cumprir todos os ritos, evidentemente."

                   Para a advogada da família, o adolescente não pode ficar no local de uso comum de adolescentes infratores, tanto pela repercussão do caso quanto por ser filho de policiais. Ela tenta garantir a permanência dele na cela da delegacia até a apresentação ao juiz da Vara de Infância e Juventude, prevista para a segunda-feira, como consta na decisão judicial. Um outro agravante, segundo a advogada, é que o pai já atuou em presídio, como policial militar.

           " Adolescentes que são apreendidos no fim de semana só são levados ao centro de internação na segunda, geralmente. Ele precisa permanecer numa cela separada" — afirmou Rosângela.

              O ato do adolescente foi premeditado, é gravíssimo e causou sérios danos psicológicos aos alunos, segundo manifestação da juíza plantonista Mônica Moreno na decisão pela internação provisória por 45 dias. A punição máxima é uma internação por três anos, mas isso só pode ocorrer com a instrução do processo em curso.

                  Segundo a juíza de Goiânia, o pedido do MP especifica que os atos infracionais do adolescente são análogos ao homicídio qualificado previsto no Código Penal, mais especificamente os incisos que falam em motivo fútil e emboscada, que impede a defesa da vítima. A internação provisória, então, como medida extrema, se faz necessária porque há indícios suficientes de autoria e necessidade de garantia da segurança pessoal do adolescente e também da ordem pública, como consta na decisão.

                "O apreendido admitiu expressamente que premeditou e executou o ato infracional objeto da presente análise ao ser ouvido pela autoridade policial e pelo Ministério Público" - escreveu a juíza na decisão. "A custódia cautelar do adolescente é medida que se impõe para a garantia da ordem pública, considerando a gravidade em concreto do ato infracional análogo ao crime de homicídio consumado e tentado"-continuou.

"É de grande relevância ressaltar que se trata de ato gravíssimo, pois o adolescente, com o emprego de arma de fogo, ceifou a vida de dois adolescentes, colocando em risco a vida de outros tantos, inclusive com sérias lesões à integridade física e psicológica de alguns deles". "O fato trouxe grande repercussão em todo território nacional com abalo à opinião e à ordem pública, de maneira que cabe ao Poder Judiciário uma postura de rigidez frente ao ocorrido, inclusive como forma de preservar a integridade física do representado"- disse a juíza.

São Pedro "castigou" o Paraná !
                                         
                                                                                                   Tribuna do Paraná

                  Com rajadas de vento chegando a 75 quilômetros por hora, a madrugada deste domingo foi de medo para os moradores do município de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba (RMC). De acordo com a Defesa Civil, 57 casas ficaram danificadas, a maioria destelhada, e diversas árvores foram derrubadas. O Colégio Estadual Valdevino Parolin Acordes teve a estrutura bastante abalada pelo temporal (foto).

                                                    Tribuna do Paraná
               E os temporais da madrugada afetaram 27 municípios do Paraná, atingindo cerca de 2 mil paranaenses e deixando 255 casas danificadas. A cidade mais afetada foi Pato Branco, no Sudoeste do Estado, onde 78 casas ficaram destelhadas. Depois vem Fazenda Rio Grande e em seguida Ponta Grossa e Realeza, com 20 casas danificadas em cada uma.

                  Aqui em Londrina a madrugada foi barulhenta, com muitas trovoadas. Confesso que custei a pegar no sono.