Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Boca Aberta continua "aprontando" !



 
                        O vereador londrinense Emerson Petriv (PR), conhecido como Boca Aberta, está novamente no noticiário nacional. Ele protocolou um pedido de afastamento de até 120 dias da Câmara Municipal de Londrina, alegando motivos pessoais.
       
                          O documento foi protocolado no fim da tarde de quinta-feira  e, segundo a assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores, a licença não será remunerada. O procurador jurídico da Câmara Miguel Aranega Garcia explicou que, em licenças de até 120 dias, não há previsão de chamada de suplentes para assumir o cargo.
                               Ainda de acordo com Aranega, o requerimento deverá ser analisado em plenário por todos os vereadores, que podem aprovar ou não o afastamento.
 
                O vereador Boca Aberta já foi alvo de quatro representações na Câmara de Londrina. Até o momento, apenas uma foi concluída e ele recebeu uma censura por escrito, devido a duas visitas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Jardim do Sol, para 'fiscalizar' o trabalho dos profissionais de saúde. Uma enfermeira não aprovou a conduta do parlamentar e o denunciou.
           
                 Na quinta-feira, a Mesa Executiva acolheu os pareceres jurídicos da Procuradoria do Legislativo referentes a outras três representações contra o vereador: duas terão prosseguimento e uma foi arquivada.
 
                    Por outro lado, os vereadores Jamil Janene (PP) e Boca Aberta se envolveram numa confusão na tarde de quarta-feira, durante uma reunião da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, na Câmara Municipal de Londrina, no norte do Paraná.
               Os vereadores discutiam um projeto da prefeitura sobre o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), para parcelamento de dívidas com a administração municipal, quando Janene e Boca Aberta se desentenderam e partiram para o bate-boca. Podem surgir punições contra os parlamentares.

 

Mais tristeza. Morreu Almir Guineto !




  É o terceiro músico brasileiro  de 70 anos que morre nas últimas três semanas: Jerry Adriani, Belchior e agora Guineto !


                 O sambista Almir Guineto morreu aos 70 anos, na manhã desta sexta-feira no Rio após complicações de problemas renais crônicos e diabetes. Um dos fundadores do Fundo de Quintal, ele estava em tratamento no Hospital Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
 
                A família do cantor agradeceu pelas orações e o carinho de todos os fãs e admiradores através de uma rede social. As informações sobre o velório e o sepultamento ainda não foram divulga
Nos últimos 15 meses, Almir Guineto lutava contra problemas renais crônicos, o que o impossibilitou de assumir compromissos em shows e apresentações.
 
         Durante a edição desta sexta-feira do programa Estúdio I, da GloboNews, Ubirany, amigo, antigo parceiro de samba e integrante do Fundo de Quintal, lamentou a morte de Almir Guineto.
"É um momento de muita tristeza para todos nós. Uma perda grande demais para o mundo do samba. O Almir nos deixou um legado imenso de composições. De certa forma, acho que agora ele pôde descansar. Os últimos meses foram de muito sofrimento".
 
             Nascido e criado no Morro do Salgueiro, na Zona Norte do Rio, Almir Guineto teve contato direto com o samba desde a infância, já que havia vários músicos em sua família. Seu pai Iraci de Souza Serra era violonista e integrava o grupo Fina Flor do Samba; sua mãe Nair de Souza, conhecida como "Dona Fia", era costureira e uma das principais figuras da Acadêmicos do Salgueiro; seu irmão Francisco de Souza Serra, conhecido como Chiquinho, foi um dos fundadores dos "Originais do Samba".
 
                        Na década de 1970, Almir já era mestre de bateria e um dos diretores da Salgueiro e fazia parte do grupo de compositores que freqüentavam o Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos. Nessa época, Almir inovou o samba ao introduzir o banjo adaptado com um braço de cavaquinho. O instrumento híbrido foi adotado por vários grupos de samba.
 
                             Em 1979, Almir mudou-se para a cidade de São Paulo para se tornar o cavaquinista dos Originais do Samba. Lá fez "Bebedeira do Zé", sua primeira composição gravada pelo grupo, onde a voz do Sambista aparece puxa o verso "Mas dá um tempo na cachaça, Zé/ Para prolongar o seu viver" e a sambista Beth Carvalho gravou algumas composições de Guineto, como "Coisinha do Pai", "Pedi ao Céu" e "Tem Nada Não".
 
                                No início dos anos 80, ele ajudou a fundar o grupo Fundo de Quintal junto com os sambistas Bira, Jorge Aragão, Neoci, Sereno, Sombrinha e Ubirany. Mas ele deixou o grupo logo após a gravação de "Samba é no Fundo de Quintal", primeiro LP do conjunto, e seguiu para carreira solo. O músico é autor de músicas como "Caxambu", "Meiguice Descarada" e "Conselho".
Sua notoriedade como compositor e intérprete aumentaria ao longo daquela década. Beth Carvalho gravou "É, Pois, É" em 1981, "À Luta, Vai-Vai!" e "Não Quero Saber Mais Dela" em 1984, "Da Melhor Qualidade" com Arlindo Cruz e outros sucessos.
 
Em 1986, foi lançado o LP "Almir Guineto", que teve grande sucesso comercial. Nesse disco, Almir Guineto gravou algumas de suas parcerias com Adalto Magalha, Beto Sem Braço, Guará da Empresa, Luverci Ernesto e Zeca Pagodinho. Entre os grandes destaques, estão "Caxambu", "Mel na Boca", "Lama nas Ruas" e "Conselho".
 
 
 
Hebe Camargo no cinema !


 
                   Um filme vai contar a história da saudosa Hebe Camargo. Mariana Ximenes e Irene Ravache devem receber convite nos próximos dias para protagonizar a vida de Hebe nas fases jovem e madura. A produção fará de tudo para encaixar as gravações nas agendas das atrizes. Com roteiro e direção de Carolina Kotscho, o longa tem previsão de estreia para 2018. E quem não vai querer assistir ?