Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 20 de março de 2012

A maca voou em Guayaquil

          Mesmo jogando no Estádio George Capwell, em Guayaquil, o Emelec do Equador perdeu para o Lanus da Argentina, esta noite, por dois a zero. O uruguaio Regueiro marcou os dois gols do time argentino, que foi sempre superior em campo. Com o resultado, o Lanuis assumiu a liderança do Grupo 2,  da Copa Libertadores, com 7 pontos. O Flamengo é o segundo, com 5, o Olimpia-PAR está em terceiro, com 4, e o Emelec fecha o grupo, com 3 pontos.
           O lado curioso do jogo de hoje veio no segundo tempo, quando um jogador do Lanus ficou deitado em campo, pedindo atendimento médico. Irritado por estar perdendo por 2 a 0, um equatoriano pegou a maca e jogou longe, sendo aplaudido pela torcida local. Coisas da Libertadores da América !
         

A saída estratégica dos deputados

        Ficaria muito chato para os deputados aprovar a venda de bebidas alcóolicas nos estádios. O jeito então foi jogar a "bomba" para os estados que vão sediar jogos da Copa 2014. Eles terão que negociar com a Fifa. Já posso imaginar o que vai acontecer.
         O dinheiro da Budweiser, uma das patrocinadoras conseguidas pela Fifa, deve ser muito grande. O ganancioso Joseph Blatter não abre mão de botar a mão nesta grana. Mas temos as nossas leis. E temos um Estatuto do Torcedor, que proibe a venda de bebidas alcóolicas em qualquer estádio brasileiro, durante qualquer competição.  E aí como é que fica ?
          Imagino que a pressão sobre as cidades-sedes será terrível. Sete dos doze Estados (incluindo o Distrito Federal) que receberão a Copa têm leis específicas proibindo o alcool nos estádios. Cada vez mais,  sinto que Romário está cheio de razão: vai correr muito dinheiro por baixo do pano nesta Copa.

A mal explicada morte do vereador

        Como está fácil morrer. Não conhecia pessoalmente o vereador Renato Lemes, mas recebi com espanto a notícia de sua morte, na última madrugada, em Londres. Como é que um homem de 55 anos, aparentemente bem resolvido, viaja para a Inglaterra com o intuito de visitar parentes, e lá repentinamente morre ?  Alguém me explique, por favor.
 

          Renato era pastor da Igreja Universal do Reino de Deus e foi reeleito vereador em 2008, pelo PSL. Paulista de Jales, morava em Londrina há apenas 15 anos. Apesar de ser vereador, era pouco conhecido. Conseguiu a reeleição com apenas 1.788 votos. Mas era um homem de Deus e, certamente, deve estar em paz.

Quando é que Muricy vai parar de reclamar ?

      Não entendo como é que um treinador vencedor, como Muricy Ramalho, pode viver reclamando da vida. Sempre tem um motivo. Um dia destes, antes do jogo com o Inter, ele fez um barulho danado porque o árbitro da Federação Paranaense, Evandro Rogério Roman,  tinha nascido no Rio Grande do Sul. Depois, quando Evandro marcou um penalti discutível a favor do Santos, aí ele ficou quietinho.
       A reclamação da semana é porque seu time vai ter que enfrentar o São Paulo, domingo pelo Paulistão, e depois terá que viajar para o Peru para jogar pela Libertadores. Fica agora reclamando das Federações que marcam as partidas. Que cara chorão !
      O que é que a Federação Paulista tem com isso, se o Santos vai ter que viajar para jogar uma partida de um outro campeonato ?  O que Muricy não lembra é que ninguém criticou o seu trabalho, quando permitiu que o Peixe desse aquele vexame contra o Barcelona.
       Um bom treinador, mas um bobalhão !

Vassourada no Juventude

     Ninguém aguenta perder de 7 a 0, mesmo quando o adversário é o Internacional e o jogo é no Beira-Rio. Cerca de 50 torcedores foram esperar os jogadores do Juventude de Caxias, na volta de Porto Alegre, e jogaram ovos e pipocas em direção ao ônibus do clube, que chegava ao Estádio Alfredo Jaconi. A Polícia teve que ser chamada e um menor foi detido pela Brigada Militar.
     No dia seguinte (domingo), os dirigentes passaram o tempo todo reunidos. E, ontem, anunciaram, sete dispensas, uma para cada gol sofrido no sábado. Estranho é que na lista estão bons jogadores. Conheço quase todos eles. Os dispensados são Athos, Bruno Salvador, Douglas, Everton, Jonatas, Rafael Toledo e o paraguaio Nico Martinez. O fisicultor Rodrigo Squinalli também foi mandado embora.
  O goleiro Jonathas, revelado no Corinthians,  é um dos melhores goleiros do Gauchão 

     Se algum clube aqui do Paraná estiver pensando em contratar, aí está uma boa chance. O zagueiro Bruno Salvador é muito bom. O goleiro Jonathas, revelado no Corinthians Paulista,  é um dos melhores do futebol gaúcho. Na minha opinião, é melhor que o Victor, do Grêmio. E Athos é um também um ótimo meio-campista.

Temos uma nova força no futebol nacional

       Depois de ganhar o primeiro turno, o Figueirense está brigando para vencer também o returno catarinense, para assim chegar ao título estadual de Santa Catarina pela 16ª vez na sua história. O clube achou uma fórmula que está dando certo. No ano passado, fez um Campeonato Brasileiro sensacional, sob a direção de Jorginho, ex-lateral-direito da Seleção Brasileira, campeão mundial em 94. O time brigou até as últimas rodadas por uma vaga na Libertadores. Agora, em 2012, contratou o outro lateral da Seleção de 94, o Branco(foto), que também está realizando um ótimo trabalho. Seu auxiliar é Abel Ribeiro, que já foi treinador do Londrina e de muitos clubes do Sul do País.
 No primeiro turno, fez 20 pontos, com 6 vitórias, 2 empates e só uma derrota. Marcou 27 gols em 9 jogos, uma média de 3 por jogo. Agora no returno, divide a liderança com o Joinville, ambos com 10 pontos (três vitórias e um empate). E o Figueira já fez mais 14 gols em 4 jogos, aumentando a média para 3,5 gols por partida. Ainda no último domingo, meteu 3 a 0 no Metropolitano, fora de casa.
           O clube tem uma emissora de rádio - radiofigueira.com - e um ótimo site, com todas as informações e fotos do dia-a-dia. Coisa de clube grande. No próximo domingo, o Alvinegro joga com a Chapecoense.
            Podem escrever: o Figueirense vem mais forte ainda para o Brasileirão 2012. Certamente vai brigar pelas primeiras posições e por vaga na Libertadores da América. Já na Copa Sul-Americana que vem vindo aí, o time catarinense deve mostrar sua força, no confronto classificatório com o Atlético Goianense, decidindo a vaga em casa.

Jogadores estão voltando ao Cincão

            Dos 14 jogadores que o Cincão Esporte Clube, de Londrina, emprestou ao Ceilandense para o Campeonato Brasiliense, 7 já retornaram para disputar a Segundona Paranaense. Fernando, Pimenta, Matheus Soledad, Deivid, Yuri, Geovani e Koffi  estão reintegrados ao clube do Cinco Conjuntos e treinando com o técnico Gilberto Papagaio, que agora conta com 17 jogadores no elenco.
            Os outros sete que permanecem em Brasília só devem chegar perto da estréia da equipe no Paranaense, marcada para o dia 1º de Maio. E o presidente Gilberto Ponce tem declarado que vai contratar mais uns quatro ou cinco reforços para encarar o campeonato, que promete ser dos mais difíceis.
             A estréia do Cincão na Segundona será no Estádio do Café, dia 1º de Maio, contra o Cascavel. Tomara que até lá o time esteja bem armado para fazer boa figura. O clube é uma idéia nova que surge no futebol londrinense como representante de uma região da cidade, e tem tudo para dar certo.

Trem Chinês estréia hoje no Rio

            Depois de esperar por dois anos, o povo carioca conta a partir de hoje com o primeiro dos 34 trens que o governo do Rio comprou da China. A composição custou US$ 188 milhões e está entregue à Supervia, que também está inaugurando hoje a Estação Silva Freire, no Méier.
        O Trem Chinês está no Brasil desde julho do ano passado e entrou em atividade hoje às 11 horas, numa solenidade que contou com muitas autoridades do governo estadual. Durante os primeiros 30 dias, a nova composição funcionará fora dos horários de rush, até Campo Grande, com 4 vagões.
        Os novos trens têm capacidade para 1.300 passageiros e possuem câmaras internas, bagageiros, ar condicionado, televisões de plasma e comunicação direta com o centro de controle operacional,.

Barça já está pagando por Neymar

           A rádio espanhola "Cadena SER" (da Rede SER), noticiou ontem que o Barcelona já concretizou o pagamento de uma parcela de 14,5 milhões de euros para ter Neymar no seu elenco, a partir de junho de 2014. "O negócio está fechado e não pode mais ser desfeito" - afirmou o noticiarista.
            A emissora de rádio também acrescentou que a decisão foi tomada por Neymar e pelo pai do jogador, contrariando a posição do empresário do atleta, Wagner Ribeiro, que era contrário ao negócio.
             Acho que já está muito bom para o futebol brasileiro poder segurar Neymar no País até a Copa de 2014. Ele será a grande atração da Seleção Brasileira e da própria competição.

Sombras da Noite

          O filme Dark Shadows já tem data marcada para estrear no Brasil. Será no dia 22 de junho. Para quem gosta de vampiros é um prato cheio. Acho que fica melhor dizer  "um copo cheio". De sangue é claro. "Sombras da Noite" traz novamente para as telas a parceria entre Tim Burton  e Johnny Depp. É a oitava vez que eles trabalham juntos.
          A adaptação de Tim Burton conta a história de Barnabas (Johnny Depp), um jovem rico e poderoso, que é transformado em vampiro e enterrado. Dois séculos depois, Barnabas é libertado de seu túmulo. Michelle Pfeiffrer, Helena Bonham Carter (mulher de Burton), Eva Green e Jackie Earle Haley também fazem parte do elenco.

"Folhas de Outono"

      Começou o Outono, o tempo das folhas mortas cairem, forrando o chão das calçadas, praças e jardins. Elas ficam amareladas e vão caindo aos poucos, junto com a temperatura, que também começa a cair, avisando a todos que o verão já terminou.
       O nosso outono começou na madrugada passada, às 2h14m,  e vai até 20/21 de junho, dando lugar ao inverno. Aqui na nossa região, as chuvas diminuem durante a estação, mas a variação de clima será bem variada.
                                "Hai-Kai de outono
                                 Uma borboleta amarela ?
                                  Ou uma folha seca
                                  Que se desprendeu e não quis pousar"
                                                            Mário Quintana