Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Acho que Dunga está caindo

        Todas as sextas-feiras pela manhã, o técnico Dunga concede entrevista aos jornalistas que cobrem as atividades do Internacional. Mas hoje cedo o treinador não apareceu para falar.  Em seu lugar veio o centroavante Leandro Damião, por determinação do presidente Giovanni Luigi, que raramente comparece ao Centro de Treinamento, como ocorreu esta manhã, por ocasião da reapresentação dos jogadores.
       A diretoria colorada garante respaldo ao técnico Dunga, bem como a sequência do mesmo à frente da equipe, mas tenho cá comigo que ele perderá seu emprego se o Inter não conseguir vencer em Criciuma, domingo à tarde. Podem estar certos de que os dirigentes já estão estudando outros nomes.
                         Jorge Henrique fez testes hoje cedo, mas não deve voltar no domingo
 
      O time está muito mal. D'Alessandro vem jogando sozinho e fazendo os gols salvadores. E o goleiro Alisson e os meias Jorge Henrique e Fórlan estão no DM e serão desfalques contra o Criciuma. Muriel, que é irmão de Alisson, está recuperando a titularidade.
        O fato de não poder jogar no Beira-Rio (em obras para a Copa 2014) também está atrapalhando bastante o Internacional.

Há 30 anos atrás vetamos a Copa

                         
                     O recorte me foi enviado pelo primo e cumpadre Mário Costa, lá de Pelotas. O jornal Zero Hora, de Porto Alegre, publicou em sua secção de recordações, as notícias editadas  há 30 anos atrás, informando que o presidente João Figueiredo havia vetado a idéia da CBF de pleitear a realização da Copa do Mundo de 1986 aqui no Brasil. O presidente alegou que "em época de irrestrita austeridade não se pode pensar em sediar Copa do Mundo.
                      Quando João Havelange oferecu a Copa do Brasil, João Figueiredo lhe espondeu: "Você conhece uma favela do Rio de Janeiro ?  Você já viu a seca do Nordeste ? E você acha que eu vou gastar dinheiro com estádio de futebol ?"
                       Parece que Figueiredo teve mais juizo do que Lula.

Ministros viraram "astros" de TV


        Acho até muito bom ver pela televisão a Justiça debatendo e solucionando os casos criminais do País. Imaginem se tivéssemos aqui em Londrina uma emissora que transmitisse as sessões do Tribunal do Juri do nosso Forum. O público poderia fiscalizar como os juízes punem os criminosos da região. Seria muito interessante.
        Mas o comportamento dos brasileiros acaba sempre deturpando as coisas, na maior parte das vezes por pura vaidade pessoal. Vejam, por exemplo, o que está acontecendo com pelo menos metade dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Vaidosos ao extremo, eles mudaram o seu comportamento a partir do momento em que a televisão passou a mostrá-los em todos os momentos das sessões. Estão inclusive mais bonitos, mais elegantes. Porém, parecem mais artistas do que juízes. Com suas longas capas pretas, eles sabem que estão sempre na mira das câmeras. Desfilam e fazem poses.


         E o esquema da "casa" parece estar trabalhando para favorecer as vaidades. Por que deixar em suspenso a decisão sobre os tais "embargos infringentes" ? Será que não dava para esticar um pouco mais a sessão de ontem, para acabar de uma vez por todas com esta verdadeira "novela" do Mensalão ?  É claro que dava, mas "novela" tem que ter suspense. Quando está pegando fogo, deixa a resposta para o capítulo seguinte. E o Brasil vai ter que esperar até quarta-feira para conhecer o voto do último ministro, Celso de Mello.
        A votação está empatada em 5 a 5. Se o ministro Celso Mello votar a favor dos embargos infringentes, 12 dos 25 condenados poderão ter novos julgamentos. Entre os favorecidos estarão os "manjados" José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, Marcos Valério e João Paulo Cunha, gente que sempre dá um jeitinho de escapar da Justiça. 
          É lógico que todo o País já está sentindo cheiro de pizza, mas tem um detalhe: se esses bandidos do Mensalão forem beneficiados, os ministros do STF estarão nivelados aos deputados e senadores do País, em termos de avaliação popular. Será tudo farinha do mesmo saco, na opinião do descrente povo brasileiro.  

Sexta-feira 13

                             
        Toda vez que o dia 13 cai numa sexta-feira é esse alvoroço. São muitas as lendas e crendices que deixam os mais supersticiosos de cabelo em pé. Mas o que parece ter intensificado o clima de medo foi uma sequência de filmes de terror lançada nos Estados Unidos, na qual o serial killer Jason Voorhees atacava sempre nesta data.
           Curiosamente, entretanto, para os norte-americanos, mexicanos e indianos, o 13 é associado à felicidade e ao futuro próspero. O nosso Mário Lôbo Zagallo também garante que o 13 dá sorte.
           Mas até Jesus Cristo é frequentemente colocado nestas histórias que amaldiçoam a Sexta-feira 13. Lembram que Jesus foi morto numa sexta-feira e que antes de ser crucificado Ele celebrou uma ceia que, ao todo, contava com 13 participantes.

Pérolas que o Facebook nos traz


      O amigão Billy de Paula foi o autor desta postagem, que "homenageia" os irresponsáveis que matam, e se matam todos os dias.