Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Rodizio prossegue: São Paulo lider

       O São Paulo imitou o que Corinthians e Palmeiras fizeram ontem, e também ganhou jogando mal, esta noite na Arena Barueri. O Tricolor derrotou a Catanduvense por 2 a 0 e assumiu a liderança do Paulistão, que a cada semana tem um time na frente. Os gols só vieram no fim. Aos 29 minutos, Fernandinho(foto)  fez o primeiro. E o segundo só saiu nos acréscimos, quando o zagueiro Cléber marcou contra. 4.740 torcedores viram o jogo.
      Ainda no começo da noite de hoje outro jogo foi disputado. Em Campinas, o Guarani ganhou do Linense, por 2 a 1, e  garantiu a classificação para a próxima etapa do Campeonato Paulista. Bruno Mendes e Oziel fizeram os gols campineiros. Lenilson marcou para o time de Lins.

Falcão vai se dando bem na Bahia

           O técnico Paulo Roberto Falcão parece que finalmente está acertando o pé na profissão. Depois de alguns tropeços, ele resolveu reiniciar tudo no Esport Clube Bahia e vai indo bem. Ainda ontem à noite, seu time derrotou o Feirense, por 1 a 0, e garantiu classificação para as semifinais do certame estadual. Agora, Falcão quer vencer o Serrano, domingo em Pituaçu, para ampliar a diferença de pontos e ter vantagens nas finais.
            O "Esquadrão de Aço" lidera o Campeonato Baiano com 42 pontos. O Vitória, treinado por Toninho Cerezzo, é o segundo, com 33; o Feirense está em terceiro, com 32; e o Bahia de Feira completa o G4, com 29 pontos. O Tricolor só precisa de mais três pontos nos quatro jogos restantes para segurar o primeiro lugar.
           No elenco, Falcão conta com jogadores conhecidos, como o centroavante Souza (ex-Bota, Flamengo e Corinthians), o meia Lulinha (ex-Corinthians e futebol português), Magno (ex-Vasco), Fahel (ex-Botafogo), o volante Fabinho (ex-Corinthians), o zagueiro Danny Morais (filho de Valdir de Morais e ex-Inter e Botafogo), o zagueiro Titi (Ex-Inter e Vasco), o lateral Coelho (ex-Corinthians e Atlético Mineiro) e os goleiros Omar (revelado no Santos e ex-Cruzeiro) e  Marcelo Lomba (ex-Flamengo).

Abandonar animais dá multa e processo

      Todo mundo (ou quase todo mundo) gosta de animais. Mas na hora de cuidar dos bichinhos,  muitas pessoas tratam de se livrar deles. Especialmente na hora da cria de cães ou gatos. Na cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, existem  20 mil animais abandonados pelas ruas, e a Secretaria do Meio Ambiente resolveu que a partir de agora quem abandonar animais será multado em R$ 3 mil e responderá a inquérito civil e criminal. E, anteontem, o primeiro mau proprietário já foi pego.

       A funcionária da Secretaria viu quando um homem parou o carro, desceu, largou uma caixa cheia de gatinhos e foi embora. Ela anotou a placa do veículo e o homem foi identificado.  Dentro da caixa (foto) estavam  a mãe e seis filhotes. As autoridades garantem que o gesto vai custar caro.

Inter empata mas se classifica

         No Rio Grande do Sul,  O Inter não jogou nada e só empatou com o Lajeadense, sem abertura de contagem. O jogo (foto) foi disputado no Estádio Florestal, em Lajeado, e o resultado foi suficiente para o Colorado garantir vaga nas quartas-de-final da Taça Farroupilha.

          Nos outros jogos de ontem, em Ijuí, o time local do São Luiz foi derrotado pelo Juventude de Caxias, por 3 a 1. E em Santa Cruz do Sul, num jogo de seis gols, Santa Cruz e São José empataram por 3 a 3.
          Hoje  eu vou ver o meu Pelotas, no pay per view, contra o Caxias, às 19 horas, em Caxias do Sul. No mesmo horário tem Ypiranga x Universidade Canoas. Mais tarde jogam Veranópolis x Novo Hamburgo e Grêmio x Avenida.


****** Pela Segundona, ontem, o Farroupilha da minha terra venceu o Riopardense por 1 a 0. Mas o Brasil foi a Santana do Livramento e perdeu por 3 a 2. Os outros resultados: Guarany(Camaquã) 2 x Rio Grande 0, Brasil(Farroupilha) 1 x Milan (Julio de Castilhos) 0, Esportivo (Bento Gonçalves 2 x Sapucaiense (Sapucaia do Sul) 1, Glória (Vacaria) 3 x Juventus(Santa Rosa) 1, Panambi 1 x Passo Fundo 0 e Santo Angelo 3 x União (Frederico Westphalen) 2.

O que rolou em São Paulo

            Na rodada de ontem pelo Paulistão, o destaque foram as vitórias de Corinthians e Palmeiras "com as calças na mão", por 1 a 0. Mas foi o suficiente para manter os dois times nas primeiras colocações: Corinthians em primeiro (37 pontos) e Palmeiras em segundo (35). Porém,  quem mais festejou ao final da rodada foi a Ponte Preta, que meteu 3 a 1 na Portuguesa e está a um empate da classificação entre os oito que vão para a segunda fase.
         O Pacaembu, visto de fora, mais parecia uma grande cadeia do que um campo de futebol (foto). Com medo que a torcida do Palmeiras tentasse uma represália contra os corinthianos, pela morte de dois torcedores alviverdes na mais recente briga, a Polícia cercou o estádio. Felizmente não aconteceu nada de anormal. Lá dentro, o Timão manteve a rotina: ganhou por 1 a 0, com gol de Ramón no primeiro minuto do segundo tempo.  Das 13 vitórias que o Corinthians conseguiu até agora nesta Paulistão, 10 foram obtidas por diferença de apenas um gol. Foram três por 2 a 1 e sete por 1 a 0.
Mas o Palmeiras sofreu mais ainda, no Estádio Jaime Cintra, em Jundiaí. O gol da vitória, só foi marcado por João Vitor aos 42 minutos do segundo tempo. Mesmo assim , Felipão elogiou muito.
Os demais resultados da rodada: Mogi Mirim 2 x Ituano 2, Mirassol 2 x Bragantino 3, Comercial 0 x Oeste 2, Botafogo 2 x São Caetano 3 e Ponte Preta 3 x Portuguesa 1.




Arbitragem errou ou não errou ?

        Ouvi muitas opiniões sobre os lances polêmicos ocorridos na partida de ontem, em Curitiba. É claro que a maioria dos londrinenses acha que o Tubarão foi roubado ou coisa parecida. Mas procuro tomar algum cuidado para não ser injusto com quem quer que seja. Até porque já está ficando chato essa história de reclamar do juiz toda a vez que jogamos contra o Coritiba.
        Mas, em primeiro lugar, é preciso reconhecer que o Londrina estava melhor em campo, até acontecer a expulsão de Thiago Santos. Acho que o Tubarão venceria a partida. Então, a decisão da arbitragem teve influência no resultado final do jogo. A expulsão foi justa ? Sim, foi justa, porque Thiago agrediu Tcheco, na cara do juiz. Se ele não expulsa, está desmoralizado. O que não foi justo é Tcheco não ter sido punido quando acertou Thiago Santos, segundos antes. E acertou mesmo. Se a partida tivesse sido paralizada ali, para que fosse aplicado um cartão amarelo ao jogador coxa, talvez nada tivesse acontecido. Afinal, além de atingir Thiago, o experiente Tcheco ainda se abaixou junto ao londrinense e disse alguma coisa a ele. Certamente, uma provocação. Tcheco é  malandro velho, e Thiago entrou na dele.
        Acho até que Tcheco armou tudo, porque ele já conhecia Thiago, ex-jogador do Coritiba. Sabe portanto que ele é "pavio curto". Aliás, já no primeiro tempo, Thiago deu um tapa em Lincoln, quando o camisa 9 do Coritiba tentou advertí-lo com o dedo erguido. E em outras duas ou três jogadas, o londrinense mostrou todo o seu nervosismo. Ele foi o maior culpado da expulsão e consequente derrota. Até merecia uma multinha.
           O lance chave do jogo foi esse da expulsão, porque o gol do zagueiro Fernando foi marcado de forma irregular. Fernando se apoiou com as duas mãos nos ombros de um curitibano. A imagem é clara. E o gol nascido de um escanteio, no segundo tempo, vai ser discutido até o fim do mundo, sem que se chegue a uma conclusão. Na cobrança de Ayrton, a bola fez uma curva, mas ninguém (ninguém mesmo) pode afirmar se o bandeirinha errou ou acertou ao afirmar que a bola ultrapassou a linha de fundo. Com as imagens que a TV coloca a nossa disposição, não dá para ver se ela saiu mesmo.  Já ouvi várias teorias sobre a curva da bola, todas absurdas. Não há como provar nada, e prevaleceu o que determinou o bandeira Bruno Boschilia.
           O mais importante é que tudo  o que aconteceu não esconda alguns erros cometidos pelos londrinenses. Tencatti jamais poderia ter deixado o meio aberto, sem colocar um  homem que fizesse a função que Thiago Santos vinha fazendo. Tanto que, quando Bruno entrou, já no meio do segundo tempo, o time melhorou e foi pra cima, mesmo com dez homens.  E Thiago Santos tem que ser punido por seu descontrole emocional. Ouço dizer que o Tubarão tem um (ou uma) psicólogo(a), que tem que conversar sério com Thiago. Talvez esta seja a razão de um jogador com o potencial que ele possui não estar jogando num grande time do Brasil.  No mais, é não abaixar a cabeça e tocar em frente. Depois de um começo de ano desastroso, o Londrina está no caminho certo.

Esqueçam o Coxa. O perigo agora é o Furacão

          Apesar da derrota em Curitiba, o Londrina continua em ótima situação no returno do Campeonato Paranaense. Tem todas as chances de ganhar esta etapa e decidir o título com o Atlético. Em primeiro lugar, porque ficou provado ontem que o Coritiba não está bem. Duvido que o Coxa vá até o fim sem perder pontos. Terá que jogar o Atletiba, e o Furacão está melhor no momento. Terá também que ir a Paranaguá, Ponta Grossa e Apucarana. Com a "bolinha" que está jogando, o Alviverde não vai ganhar todos esses jogos. Vou até mais longe: o Atlético é mais perigoso para o Tubarão.
            O Londrina tem grandes vantagens, além do ótimo saldo de gols. Pra começar, não tem mais que jogar em, Curitiba, onde mais uma vez perdeu os três jogos que disputou neste campeonato. Que sina, hein ?   E não terá mais que enfrentar os times da Capital, nem mesmo em casa. Isto é uma vantagem enorme.
            Os dois próximos jogos serão no Estádio do Café. Quer melhor do que isso ?  É nestas duas partidas que o Tubarão tem que decidir sua situação. E deve ganhar do Toledo, que jogou muito pouco contra o Atlético, ontem à noite. Vi o jogo (foto) e até me surpreendi com a fragilidade do Toledo. Tem que jogar com cuidado, é óbvio, mas o LEC é franco favorito no domingo próximo. E depois virá o Operário, que está em melhor momento mas não é superior ao Toledo.
              O problema maior é que o Atlético não sai mais de Curitiba, jogando contra Iraty, Corinthians, Arapongas, Coritiba e Paranavaí. Por tudo isso reafirmo aqui: esqueçam o Coritiba, o perigo está no Atlético.

Muito bom rever Dom Albano

           Meu dia começou muito bem. Assisti às dez da manhã, a missa anual que Dom Albano Cavallin, arcebispo emérito de Londrina, reza na Unidade de Apoio Lucilla Ballalai, que o Sercomtel mantem atrás do Hospital do Câncer há muitos anos. Fica aqui perto de casa, e no ano passado já assisti a esta celebração. Aliás, todas às quartas-feiras costumo ir a missa que é rezada no próprio hospital.  É uma fórmula que encontrei de rezar um pouquinho mais por tantos doentes que HC abriga, bem como pelos funcionários, médicos e enfermeiros que trabalham nesta obra extraordinária.
      Mas Dom Albano, aos 82 anos, continua sendo um homem de grande visão. Inteligente, lúcido, oportuno nas suas colocações. Que grande sacerdote Deus deu à Londrina. Este é o sexto ano que reza na casa de apoio.  Como já enfrentou dois cânceres, conhece o valor da casa. Tomara que ele continue com saúde por muitos anos, para que a gente possa ouvir suas historinhas gostosas e engraçadas. Ele costuma briancar ao final das celebrações, dispondo-se a responder perguntas feitas pelos presentes.  E conta que, num certo dia, um menino se apresentou para também fazer sua pergunta. E soltou esta: "Padre, a vida de bispo é boa ?"
                                                        Que Deus o abençoe, Dom Albano !