Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 15 de outubro de 2011

Brasil começa a ganhar medalhas


      *   A moça da foto é Angélica Kvieczynski, 20 anos, paranaense de Toledo, que conquistou hoje uma medalha de bronze para o Brasil, na categoria individual geral  da ginástica rítmica. Ela quase desistiu do esporte, há um ano, por causa de uma lesão. Persistiu e hoje foi recompensada. Os EUA levaram o ouro e o México a prata.
      * A natação já começou  dar medalhas ao Brasil no Pan-2011. Thiago Pereira ganhou os 400m medley e levou o ouro, com o tempo de 4.16s68. Joanna Maranhão conquistou a prata,  tambem nos 400m medley, já então pela categoria feminina. A norte-americana Julia Smit ficou com o ouro. Nos 100m borboleta, Daynara de Paula, tambem nos deu uma medalha de prata. Claire Dnahue (EUA) ganhou a prova. Giuliano Rocco ficou com a prata nos 400m livres.
        *  No taekwondo, o brasileiro Marcio Wenceslau perdeu nas semifinais para o mexicano Damian Villa (17x9) e teve que se contentar com a medalha de bronze, na categoria 58 kg.
        *  E no pentatlo moderno, depois de liderar o tempo inteiro, a brasileira Yane Marques se desconcentrou na prova combinada tiro/corrida e perdeu o ouro para a norte-americana  Margaux Isksen.  Prata para o Brasil.

Meu abraço aos professores

        O Dia do Professor está terminando, e eu não posso deixar de abraçar a todos eles. Afinal, minha mãe era professora, minhas duas irmãs também. Tenho primas, comadres, cunhada e muitas amigas professoras. E a minha querida filha Juliana segue a tradição: é uma ótima professora.
        Tenho portanto muitos motivos para pensar com carinho na missão nobre que os professores cumprem. E para beijar a todos eles com imenso amor e gratidão. Eu amo os professores.

Flamengo alcança Corinthians e Vasco

       Vencendo o Ceará por 1 a 0, esta tarde em Fortaleza, o Flamengo chegou aos 51 pontos e vai dormir igualado a Corinthians e Vasco na ponta do Brasileirão. Um gol de Deivid decidiu o jogo, mas o Mengo deixou o campo com um grande prejuízo: Ronaldinho Gaúcho foi expulso e não joga na próxima rodada, contra o Santos. Ele trocou agressões como cearense Heleno e os dois receberam cartão vermelho. O Ceará ainda perdeu Oswaldo, igualmente espulso.Amanhã. o Flamengo vai torcer para Cruzeiro e Atlético Mineiro, adversários de Corinthians e Vasco, respectivamente.
         No outro jogo de hoje, atuando em casa, o Figueirense ganhou de virada do América Mineiro, por 2 a 1. Rodriguinho abriu o marcador para o "Coelho", mas Julio Cesar fez dois gols e garantiu a vitória dos catarinenses.

Deu Macaca no clássico campineiro

        A Ponte Preta goleou o Guarani, por 3 a 0, no clássico campineiro disputado hoje à tarde, no Estádio Brinco de Ouro. Renato Cajá (2) e Ricardo de Jesus foram os marcadores. A Macaca chegou a 53 pontos e está cotada para subir, junto com a Portuguesa. Já o Guarani ficou nos 37, a um ponto da zona de rebaixamento.
        Os outros jogos: Asa 0 x São Caetano 0, Vila Nova-GO 0 x Paraná Clube 1, Icasa 0 x Grêmio Barueri 1 e Vitória 3 x Goiás 2.

Brasil esmagou no handebol

     Com 10 gols de Fernanda Silva (foto), a Seleção Brasileira de handebol estreou nos Jogos Pan-Americanos com uma vitória esmagadora sobre os Estados Unidos: 50 a 10. Domínio completo do time dirigido pelo dinamarquês Morten Soubak desde o primeiro minuto. A etapa inicial já acusou o placar de 23 a 6, mas o Brasil continuou jogando com seriedade na fase final.
     Amanhã, nossa Seleçãol volta a quadra às 15 horas de Brasília, para enfrentar o Canadá. As brasileiras são tricampeões pan-americanas e aparecem como favoritas para conquistar o tetra.

Pentatlo: Yane está liderando


        A brasileira Yane Marques, que tenta o bicampeonato pan-americano no Pentatlo Moderno, está liderando a competição após as três primeiras provas: natação, esgrima e hipismo. Ela soma 3.468 pontos, contra 3.388 da norte-americana Margaux Isaksen.  Faltam as provas de tiro e corrida. Yane, que nas fotos do COB aparece nas provas de natação e esgrima, está sendo apontada por todos como favorita para a medalha de ouro, que será decidida amanhã. A outra brasileira, Priscila Marques está em quinto na classificação geral, com 3124 pontos

Primeiro ouro sul-americano é colombiano

                                                                                                           Foto: Terra

         Hector Paez, da Colômbia, venceu a prova de Mountain  Bike e conquistou a primeira medalha de ouro da America do Sul nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Ele fez o tempo de 1h31m12s. O brasileiro Rubens Valeriano, o Rubinho, chegou a liderar, mas acabou chegando apenas em 5º lugar. O outro brasileiro, Edivando Cruz, foi o sexto colocado. Na foto, o podium da prova, que foi disputada em Tapalpa, a quase 2.300 metros de altitude.

Primeira medalha é dos EUA

       A norte-americana Heather Irmiger ganhou a primeira medalha de ouro do Jogos Pan-Americanos. Ela venceu agora há pouco a prova feminina de Mountain Bike, com a mexicana Laura Morfin chegando em segundo e ficando com a medalha de prata. Amanda Sin, do Canadá, ficou com o bronze. A brasileira Erika Gramiscelli competiu adoentada e ainda teve problemas com a bicicleta, sendo a última a chegar, ficando em 12º lugar.
        No Squash, o Brasil começou bem, pois Vinicius Rodrigues venceu o chileno Maximiliano Cairuaga, por tres sets a um, com parciais de 11/7, 4/11, 11/6 e 12/10.
        E tambem no Badminton foi boa estréia brasileira. Pela categoria individual feminina, Lohaynny Vicente derrotou a dominicana Verônica Vivieca por 2 a 1 (21/14, 19/21 e 26/24) numa partida extremamente difícil.

Record x Globo

     O que mais se comenta - aqui e no México - é a ausência da Globo na transmissão dos Jogos Pan-Americanos. Já surgem críticas às transmissões da Record. Chegam a destacar um simples equívoco cometido por Ana Paula Padrão, que disse que as camisas vestidas pela delegação brasileira no desfile se inspiravam no calçadão de Copacabana, quando na verdade foi a praia de Ipanema que deu origem ao desenho do tecido. Que importância tem isso ?
      Eu gostei do trabalho da Record até aqui. A emissora contratou bons profissionais. Até o ex-atleta Robson Caetano, que sempre foi ligado à Globo, está em Guadalajara com a Record. É lógico que a experiência da Globo é muito maior. E os recursos também. Mas foi muito boa a transmissão de ontem à noite na abertura.
       Vexame foi mesmo o da Globo que se omitiu totalmente. É como se os Jogos Pan-Americanos não existissem. Jornalisticamente, isto é um absurdo. E se um brasileiro bater um recorde mundial durante o Pan? A Globo não vai noticiar? Não vai entrevistar o recordista? Não sei como é que um jornalista do nível de  William Bonner se sujeita a esse tipo de coisa. O que é notícia tem que ser noticiado. Mas, para a Globo, só é notícia se ela estiver presente. Uma pena que nossa maior empresa de televisão pense assim. Muita coisa importante  que vier a acontecer no mundo sem a presença da Globo, talvez a gente não fique sabendo.

Adriano no DM. Acredite

      Não é possível, o cara jogou 15 minutos contra o Atlético Goianense e meia hora contra o Botafogo e já se encostou no Departamento Médico e nos preparadores físicos do Corinthians. Esse é o Adriano que veio para substituir Ronaldo Fenômeno. Ele sente algumas dores e precisa aprimorar seu condicionamento físico. Coitado do Hamilton Nassif e de todos os corinthianos do Planeta.
      Como o Liedson tem uma lesão crônica e Willian reclama de dores na coxa, eu acho que o Timão vai passar apertado, amanhã em Minas Gerais, no jogo com o Cruzeiro. Com todos esses problemas, não vai ser fácil  chegar ao título brasileiro. Não acho que o Vasco, o Flu e até o São Paulo tenham grandes times. Mas me parece que eles estão mais inteiros.

Jesus Cristo é proibido

       Prenderam o jogador colombiano Pina num shoping da Arábia Saudita. Ele não roubou nada, não agrediu ninguém. Apenas deixou a mostra uma tatuagem que tem no braço direito, que mostra o rosto de Jesus Cristo. Ele joga no Al Nassr e, para manter o emprego, teve que pedir publicamente desculpas. É difícil acreditar numa coisa destas, não é mesmo?
        A foto exibida pelo UOL mostra bem a tatuagem que levou Pina pra cadeia. Depois do pedido de desculpas, ele foi liberado, mas a Federação de Futebol da Arábia imediatamente enviou uma circular a todos os clubes, para que peçam para seus jogadores respeitarem as tradições do país e conservarem suas tatuagens escondidas sob as roupas, quando andaram em público.
         Quer dizer que o Al Nassr vai ter que jogar sempre de mangas compridas?

A cara de pau do Felipe Melo

       Li no UOL e não acreditei: Felipe Melo (aquele mesmo que foi expulso contra a Holanda, no jogo que eliminou o Brasil na última Copa do Mundo) teve a cara de pau de dizer que seu objetivo é retornar à Seleção Brasileira. Ele joga no Galatasaray, da Turquia, onde tenta se recuperar dos fracassos na Seleção e na Juventus, da Itália.
       Mas acreditem : eu não duvido que amanhã ou depois algum maluco assuma a Seleção e convoque de novo Felipe Melo, Luis Fabiano e outras "figurinhas premiadas".

Lewis Hamilton e Betinho Monteiro

       Pois é, meteram o pau pra valer no garoto Lewis Hamilton, disseram que o cara estava louco, que deveria procurar um psiquiatra, e aí está ele na pole do GP da Coréia, que será corrido às 4 horas da próxima madrugada. Enquanto isso, os nossos que são "bonzinhos" vão largar em quinto, décimo-quinto e décimo-oitavo.
        Já que o papo é automobilismo, encontrei o piloto londrinense Beto Monteiro, quinta-feira na missa de sétimo dia do dr.Lamartine. Foi uma rápida conversinha de dois minutos, mas ficou na minha cabeça o que me disse o Betinho: "Nosso automobilismo acabou, faz uns 15 ou 20 anos."  Ainda vou procurá-lo pra conversar mais um pouco sobre o assunto. Beto foi um piloto excepcional.
                       "BIENVENIDOS A GUADALAJARA"

           Foi com esta frase explodindo em meio a um espetáculo pirotécnico que, pontualmente às 22 horas de Brasília, o México abriu certamente uma das mais bonitas festas de abertura já realizadas nos Jogos Pan-Americanos. Até São Pedro colaborou, dando uma trégua na chuva que aparecia como maior preocupação dos organizadoires do evento. A emoção entrou pelo começo da madrugada e só terminou quando o Estádio Omnilife de Guadalajara transformou-se num vulcão que colocou chama na Pira Pan-Americana.
           Quando o veterano cantor Vicente Fernández interpretou o Hino Mexicano, o povo já estava em nítido delírio nas arquibancadas. Não faltaram os mariacchis, e com eles Vicente Fernandez cantou "México Lindo". Daí em diante, as atrações foram se sucedendo com rapidez impressionante. Desta vez, não houve nenhum momento de sonolência, como normalmente ocorre neste tipo de solenidade. Eu diria que foi uma festa perfeita. O Pan 2011 não poderia ter começado de forma melhor.
             As fotos que ilustram nossas postagens sobre a festa foram cedidas pelo  COI - Comitê Olímpico Brasileiro e foram produzidas pelos fotógrafos  Luiz Pires e Jefferson Bernardes/VIPCOMM

Foi uma sucessão de grandes emoções

      Foram muitos os momentos de grande emoção na festa desta noite em Guadalajara. A parte artística mereceu nota alta e muitos aplausos das 48 mil pessoas que estiveram no Omnilife. Grandes artistas mexicanos e de outros países participaram. O Balé Folclórico Mexicano deu um show a parte, assim como "Las escaramujas", moças montadas a cavalo que exibiram sua habilidade.
      O ponto alto talvez tenha sido "as crianças voadoras". Um grupo de jovens presos ao círculo central do teto por cordas, simularam exercícios de esportes como volei, futebol, basquete, ginástica, etc.
      Na chegada das bandeiras do COI e da ODEPA, a presença de nomes famosos do México, como Julio Cesar Chaves, um dos maiores campeões mundiais de box; Rafa Marquez, craque que brilhou no Barcelona e é o lider da Seleção Mexicana; e da linda Ximena, Miss Universo 2010.
       E até a declaração de abertura dos Jogos, pronunciada pelo presidente mexicano Felipe Calderón, foi prática e bonita. Ele foi alucinadamente ovacionado por todo o público.
                                                 Crianças voam praticando variados esportes
 
 A Argentina abriu o desfile, porque organizou e sediou a primeira edição dos Jogos Pan-Americanos, em 1951. No México, os argentinos têm como meta, ficar em sexto lugar no Quadro de Medalhas.