Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 22 de junho de 2014

Amanhã tem Brasil. Brasil de verdade ?


 
         Acompanhei de perto a Seleção Brasileira em várias Copas, e sei que o rítmo de trabalho sempre foi folgado.  Mas desta vez estou achando exageradamente folgado. É isso aí que se vê na foto acima, mais umas cobranças de bola parada, uma corridinha é pouca coisa mais. Num dia o Neymar e o Daniel Alves pintam o cabelo de louro.  No outro, é o bigode de Fred que merece destaque.  Só estas frescuras.  E esse clima não está contribuindo para motivar de verdade a torcida, que parece só estar esperando um vacilo maior pra soltar a maior vaia em Felipão & Cia.  E depois vão achar ruim. Esperem só pra ver.
            Esse jogo de amanhã é perigoso. Propício para o tal vacilo que citei. O adversário é fraquíssimo, levou 5 gols, não fez nenhum e já está eliminado. Logo, o Brasil tem a obrigação de ganhar. E ganhar bem. 
            Mas não sinto firmeza nas atitudes de Felipão. O UOL disse hoje que Felipão está apostando no que aí está e que não tem um plano B para uma situação de extrema necessidade. No treino de hoje, ele mostrou uma certa intenção de poupar os jogadores que estão pendurados com um cartão amarelo. Chegou a treinar a equipe com Willian no lugar de Neymar.

         Já imaginaram esta Seleção que está aí, sem o Neymar ?

Que Copa maluca é esta ?

      Mesmo pra quem pensa que já viu de tudo no futebol, está começando a ficar difícil de entender esta Copa que o Brasil está sediando. Uma Copa que não tem mais time pequeno, nem grande. Parece que é tudo igual.  Tudo japonês, como sempre se costumou dizer em nosso País.
         Espanha e Inglaterra eliminadas.  Portugal e Rússia quase lá, também.  Brasil e Argentina jogando uma bolinha deste tamanhozinho. Vai sobrar o que ?  Daqui a pouco, Estados Unidos, Bélgica, Colômbia e Chile vão se achar no direito no direito de mandar o respeito às favas e de brigar com França, Uruguai ou Alemanha pelo título de campeão do mundo. As coisas estão se encaminhando para esse tipo de coisa. Está mesmo muito difícil entender o que está acontecendo com o futebol.
          A "nossa" Copa está desmistificando tudo. Agora há pouco, por exemplo, me convenci de que a Fifa errou quando escolheu Cristiano Ronaldo como o "melhor do mundo". Um jogador que se comporta como ele se comportou hoje, num jogo de vida ou morte para o seu país, não pode ser o melhor do mundo. Não me refiro a jogar bem ou mal, mas ao comportamento emocional dele. Quem é melhor tem obrigação de saber que não se joga futebol sem alegria, com a cara amarrada, como ele mostrou. Está estressado ? Vai pescar, portuguezinho mascarado !
 
           Vou até arriscar um palpite: a sempre irregular Holanda, que nunca foi campeã do mundo, está pertinho de realizar esse sonho. Eu não duvido.

Portugal está no caminho de casa

    
        Esse gol que vemos na foto acima impediu a desclassificação de Portugal já nesta segunda rodada. Mas foi um aborto da natureza. Cristiano Ronaldo, que não jogou nada o tempo inteiro, descolou um cruzamento da direita, para o negrinho Varela (nº 18, caído) aparecer e marcar o gol do empate de 2 a 2, que tirou os lusos do precipício. Mas êles ficaram na beirinha. Não escapam na quinta-feira.
         A Seleção Portuguesa é mesmo um time ruim e engraçado. Abriu o placar aos 5 minutos, com Nani, como vemos na foto abaixo. E fechou o placar 5 minutos depois que o tempo regulamentar havia se extinguido.
        No restante do jogo, os Estados Unidos foram muito superiores. Tem mais "homens de verdade" vestindo a sua camisa do que Portugal. Jones empatou a partida com um gol de longe. Achei que o goleiro Beto "colaborou", fazendo golpe de vista errado.  E Dempsey virou o marcador (foto) com um gol meio de barriga. Pra mim,  ele estava impedido, na hora do lançamento. Mas isso é discutível, porque com essa absurda nova lei do impedimento vai haver bate-boca em todos os jogos.
 
           Eu estava torcendo por meus "ancestrais" portugueses, mas os Estados Unidos mereciam ter saído de campo, lá em Manaus, com a classificação garantida.
        

Jogo de seis gols no Beira-Rio


       Argélia e Coreia do Sul realizaram uma partida de muitos gols, nesta tarde de domingo em Porto Alegre. Confirmando a minha previsão de que os argelinos são os melhores representantes africanos nesta Copa do Mundo, eles fizeram 4 a 2 nos sul-coreanos e aumentaram suas chances de classificação para a fase seguinte da competição.
          O numeroso público gostou da movimentação das equipes e vibrou bastante nos lances de gol. No primeiro tempo, estava fácil para a Argélia, que fez três gols em doze minutos, dos 25 aos 37'. Slimani fez o primeiro (foto acima), Halliche anotou o segundo e Djabou ampliou para 3 a 0.
         Mas a Coréia do Sul melhorou no segundo tempo e descontou logo de cara, com Son. Porém, Brahimi fez o quarto dos argelinos e tranquilizou um pouco as coisas. Só que Koo voltou a botar fogo no jogo, marcando aos 27minutos o segundo gol coreano (foto abaixo). E os asiáticos vieram pra cima, tentando encostar  no marcador, no que foram impedidos pela equipe africana.
                                   
          Observei problemas no gramado do Beira-Rio, próximo às duas metas. O campo por ali está bem falhado, certamente em função do mau tempo que tem prevalecido no Sul.

Vôlei reage e ganha uma



     Finalmente, um bom resultado alcançado pelo vôlei masculino do Brasil.  Jogando hoje na Polônia, a Seleção Brasileira conseguiu realizar uma boa partida e derrotou os poloneses por 3 a 0, com parciais de 25/21, 25/16 e 15/17.  Parecia até o Brasil dos velhos e bons tempos. Sobrou raça e boa técnica no time de Bernardinho, que ainda respira nesta Liga Mundial Masculina.
       Agora, o Brasil está em terceiro lugar, atrás do Irã, que é o segundo e da líder Itália.  Com a derrota de hoje, a Polônia caiu para quarto lugar.  Mas os próximos jogos da Seleção Brasileira serão muito difíceis:  contra a Itália, em território italiano, nos dias 3 e 6 de julho.

Bélgica vence e se garante


             Não foi um jogo assim tão bom, mas Eden Hazard ( o camisa 10 da foto) mostrou que joga mesmo muita bola. Nesta jogada aí de cima, ele fez tudo e cruzou para o centroavante Origi fuzilar o goleiro russo e garantir a classificação da Bélgica para a próxima fase da Copa.
              Com o apoio da rainha Mathilde e do rei Filipe, que estavam no Maracanã, os belgas venceram por 1 a 0 e se classificaram para as oitavas-de-final.  Eles ficaram invictos nas eliminatórias europeias e estão se mantendo sem perder, aqui no Brasil. É bom ter cuidado com eles, embora seu futebol não empolgue. O gol da classificação está aí embaixo.
 

O "pole" Massa nem foi ao pódio


          Quando Felipe Massa garantiu ontem a pole position para o GP da Áustria, o Brasil inteiro se assanhou. Mas, como sempre, "surgiram problemas" e nem ao menos um lugar no pódio nosso piloto conseguiu.  Ficou em quarto lugar, alegando que foi atrapalhado na  parada nos boxes.  Mas seu "companheiro" de equipe, o finlandês Valtteri Bottas, conseguiu um lugarzinho entre os três primeiros. Ficou em terceiro e deixou Massa em quarto. É o primeiro pódio desse time da Williams.
      A Mercedes continua mandando. Fez outra vez a "dobradinha". Ganhou Nico Rosberg (foto abaixo), com o inglês Lewis Hamilton em segundo lugar.
     

O bom começo do domingo

         Abri o meu domingo assistindo, na Catedral de Londrina, a missa comemorativa ao Centenário de Madre Leônia Milito, concelebrada pelos arcebispos d.Orlando e d.Albano, e com a especial participação do Cardeal Geraldo Majella Agnelo (foto), que eu não via há bastante tempo. Muita gente na Igreja e uma celebração realmente bonita, com intensa participação popular.. Foi mesmo um ótimo começo de domingo