Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Atlético perdeu no Maranhão

            O Atlético Paranaense estreou mal na Copa do Brasil. O Furacão foi derrotado pelo Sampaio Corrêa, agora à noite em São Luis do Maranhão, por 2 a 1. Levou 2 a 0 no primeiro tempo, em apenas 17 minutos, gols marcados por Edgar e Kléo. Só melhorou depois dos 30 minutos, quando descontou através do garoto Harrison.  Na fase final, o Sampaio perdeu Fabrício (expulso) logo aos 7 minutos, mas conseguiu segurar a vitória. O Atlético não mostrou força.

******Já o Paraná Clube pelo menos conseguiu em empate de 2 a 2 com o Luverdense, no Estádio Passo da Ema, em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. Precisa ganhar no jogo da volta: 1 a 0 já serve. Na partida de hoje, Valdir Papel e Raul Prata marcaram para os matogrossenses, enquanto Wellington Silva e Alex Bruno anotaram os gols tricolores.

******Outros resultados  desta primeira rodada da Copa:  Gama 0 x Ceará 2, Horizonte-CE 2 x America-RN 0, Aquidauanense-MS 1 x Bahia de Feira 0, Gurupi 0 x Atlético Goianense 1, Trem 0 x ABC 5, Brasiliense 2 x Guarani de Campinas 0, Real Noroeste 0 x Ipatinga 2 e Espigão 1 x Paissandu-PA 3.                     

Operário deu vexame na Copa do Brasil

            A nossa previsão de que o Operário não teria chance na Copa do Brasil se confirmou plenamente. Em pleno Estádio Germano Kruger, o Fantasma levou 4 a 0 do Juventude, de Caxias do Sul, agora à noite, e foi rapidamente eliminado da competição. O time pontagrossense é muito ruim. Que vergonha, no ano do seu Centenário.
             Jonatas Belusso fez 3 gols e Léo Maringá completou a goleada. Renato Saldanha foi expulso, no segundo tempo. Não sei se o técnico Lio Evaristo aguenta essa.  No domingo, o Alvinegro vem a Apucarana, enfrentar o Roma pelo Campeonato Paranaense.     

Inter não segurou o Peixe

         O Santos ganhou até com facilidade do Internacional, agora há pouco na Vila Belmiro, por 3 a 1. No primeiro tempo, o Peixe deu um banho. Neymar (de penalti) fez o único gol desta fase. O Colorado escapou de levar mais. Na segunda etapa, Neymar continuou jogando fácil e fez mais dois gols, enquanto Leandro Damião descontou para os gaúchos. Vitória incontestável do Alvinegro, que está mesmo crescendo de produção na hora certa.  Foram os seus primeiros três pontos na Libertadores 2012.  Público pequeno: 12.857 pagantes.
            No mesmo horário, no Equador, o Deportivo Quito fez 3 a 1 no Velez Sarsfield

Colorados vão passar apertado

         Olha o local em que a torcida do Inter foi colocada no Estádio da Vila Belmiro, para torcer por seu time na partida com o Santos, que começa daqui a pouco, pela Libertadores. Os colorados estão num cantinho e, certamente, serão pressionados pelos santistas durante o jogo todo. O mais estranho é que quando o Peixe joga no Beira Rio sua torcida fica sempre bem instalada. No Estádio Olímpico também. Mas em Santos é desse jeito que a foto mostra.

Lionel Messi fez cinco gols

             O argentino Lionel Messi está cada vez melhor. Desta vez, jogando pela Copa dos Campeões, ele fez cinco gols na goleada que o Barcelona aplicou no Bayer Leverkusen, por 7 a 1. Foi a primeira vez que um jogador fez cinco gols em uma mesma partida da Liga. Também foi a maior goleada alcançada pelo Barça na competição.

              A vitória valeu a classificação para as quartas-de-final do torneio, pois o Barcelona já havia vencido a primeira partida, disputada na Alemanha, por 3 a 1.

Copa do Brasil começou com 184 torcedores

           Pelo menos em termos de público, a Copa do Brasil começou mal. O primeiro jogo da competição foi disputado em São Januário e acabou agora há pouco. Apenas 184 torcedores pagaram ingresso para ver Boavista-RJ e América Mineiro empatarem sem gols.  O primeiro tempo foi terrível. Melhorou um pouco na fase complementar, mas o placar não foi mexido.
            O segundo jogo será em Sete Lagoas, na Arena do Jacaré. Se ninguém fizer gol, a decisão vai para os penaltis.

O "fantasma" de Osama bin Laden

     Osama bin Laden é sinônimo de briga mesmo. Até no cinema. O filme que narra a caçada ao terrorista continua envolvido em confusão. Após ser proibida de filmar no Paquistão, a diretora Kathryn Bigelow realocou o set para uma cidade da Índia, com permissão do governo indiano.  Como se o lugar fosse o Paquistão.  Porém, os dois países são inimigos e a situação está gerando protestos.
      Radicais de direita da India, não aceitam o fato de o País estar sendo usado para imitar as locações de um território que é seu inimigo declarado, o Paquistão. Cartazes com sinais urdu (idioma paquistanês) foram colocados em algumas lojas. Mulheres de burca e homens vestidos com roupas tradicionais paquistanesas também estão causando revolta dos moradores do lugar.
       Pelo jeito, Osma bin Laden vai incomodar mesmo depois de morto.

Técnicos da Fifa correm o Brasil

         Ontem foi no Itaquerão, em São Paulo; hoje no Beira Rio(foto) , em Porto Alegre. São os técnicos da Fifa e mais um monte de gente desconhecida no futebol, que correm os estádios brasileiros procurando defeitos e exigindo trabalho, para que tudo esteja certo até a Copa de 2014. É  uma inspeção necessária, mas que não ajuda muito neste esforço brasileiro para sediar uma grande Copa.
           Trinta e seis delegados da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) estiveram nas duas cidades. Anotaram tudo: dados sobre a preparação da cidade e do estádio; cronograma previsto para a obra; o entorno do estádio;  transporte, segurança e energia elétrica, entre outras coisas

   Agora à tarde, na capital gaúcha, estão sendo realizadas mesas redondas sobre ingressos, hospitalidade, mídia, tecnologia de informação, segurança, transporte. Nestas reuniões, os técnicos da Fifa debatem com técnicos gaúchos os detalhes dos projetos apresentados.
             Fúlvio Danilas, diretor do escritório da Fifa no Brasil, disse que a interrupção das obras no Beira Rio deixou a entidade preocupada. Mas ele fez questão de salientar que Porto Alegre está no mesmo nível das outras cidades-sede.
              Não tenho nada com isso, mas gostaria de saber quanto ganha esse sr.Fúlvio Danilas para dirigir o escritório da Fifa no Brasil. Rola muito dinheiro em eventos mundiais. E podem acreditar, a Copa do Mundo é uma mixaria, perto dos Jogos Olímpicos, infinitamente maiores em tudo. Descobri isso no dia em que cheguei a Atlanta, com o companheiro J.Mateus, para cobrir as Olimpíadas de 96, para a Rádio Paiquerê. Ali é que eu vi como o futebol sozinho é pequeno.

A discutida vitória do Vasco

          Quando postei os detalhes do jogo Vasco 3 x Alianza Lima 2, ontem à noite, me limitei a insinuar que o árbitro argentino Diego Abal teria dado um "empurrãozinho" para que o time carioca chegasse à vitória. Afinal, num torneio internacional como a Libertadores, há quanto tempo a gente não vê um juiz marcar três penaltis para o time da casa e ainda expulsar um jogador da equipe visitante ? Não me lembro. Nem sei se uma situação como esta já ocorreu.
          Mas hoje recebi várias manifestações de leitores, achando que os peruanos foram vergonhosamente roubados em São Januário. Ah, São Januário, esse é o agravante. A gente sabe como a pressão corre solta por lá. Nos meus longos anos de jornalismo, os maiores "caldeirões" que eu conheci foram a Vila Maria (campo do União Bandeirante), nos velhos tempos, e esse estádio do Vasco.
           Depois do que ocorreu ontem, não podemos mais reclamar de pressões e más arbitragens, quando nossos representantes jogarem fora de casa. Imaginem como estaríamos gritando, se esse jogo tivesse sido realizado em Lima e o árbitro tivesse marcado três penaltis contra o Vasco. Certamente faríamos um escândalo.
           O Alianza tem muitas razões para reclamar. O jogo estava 1 a 1 e, logo a 2 minutos do segundo tempo, o juiz apitou o primeiro penalti. Na verdade, o goleiro peruano espalmou a bola e ela tocou no braço de Carmona, que ainda foi expulso.  Alecsandro perdeu a cobrança.
           Dez minutos depois, Fagner estava impedido e sofreu a falta. O juiz apitou o segundo penalti. E novamente Alecsandro desperdiçou a cobrança.
           Aos 36 minutos, outra vez o apitador  apontou para a marca fatal. E aí Juninho Pernambucano assumiu a cobrança e marcou. Os peruanos foram muito, judiados, não é mesmo ? Mas a imprensa carioca ficou calada.