Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Chile estreou com vitória

       O segundo dia de disputas da Copa do Mundo foi encerrado agora à noite, com a vitória do Chile sobre a Austrália, por 3 a 1.  Foi um bom resultado, mas os chilenos não me passaram muita confiança. Fizeram dois gols em 17 minutos e pararam.  Deram chance para que os australianos crescessem em campo e fizessem seu gol. Daí para a frente foi um sufoco, porque o terceiro gol só saiu nos acréscimos do segundo tempo.
        O time andino não é ruim, mas é aquele estilo "Valdívia".  Talento sem responsabilidade. De repente, some no meio do jogo. Os chilenos tem boas chances de enfrentar o Brasil na próxima fase. Mas terão que ganhar da Espanha, terça-feira no Maracanã.
         No jogo de hoje, Alexis Sanches, Valdívia e Beausejour marcaram para o Chile, lá na Arena Pantanal de Cuiabá.  O gol australiano foi de Tim Cahill.

Nosso vôlei continua apanhando

     O futebol brasileiro começou com vitória na Copa do Mundo de Futebol, mas o nosso vôlei masculino continua dando vexame na Liga Mundial.  Hoje, jogando em Teerã, o time do Bernardinho sofreu a sua quinta derrota na competição, sendo mais uma vez derrotado pelo Irã, por três sets a dois.
      Até que desta vez o Brasil brigou mais pela vitória. Chegou a estar ganhando por 2 sets a 1, mas acabou se entregando. Os parciais  da vitória iraniana: 18/25, 27/25, 20/25, 25/17 e 15/9.
       Maior ganhadora da Liga Mundial, com nove títulos, a Seleção Brasileira nesta edição do torneio tem apenas duas vitórias contra cinco derrotas.

Morre Marlene, uma rainha do rádio


    Nas décadas de 40/50 o Brasil tinha duas grandes cantoras que brigavam pelo título de "Rainha do Rádio": Marlene e Emilinha. Naquele tempo não havia televisão, e a glória era mesmo ser a melhor do rádio.  Emilinha morreu em 2005, com 81 anos. E hoje,  Marlene também nos deixou, aos 91.  Termina aqui mais um pedaço importante da nossa música e do nosso rádio.
    

Campeões estrearam levando 5 a 1


         Esta Copa está prometendo grandes surpresas. E a primeira delas veio agora à tarde, na Fonte Nova, em Salvador. A campeã mundial Espanha entrou cheia de pose em campo, marcou o primeiro gol e fez um primeiro tempo muito bom. Mas a remodelada Holanda virou o jogo e meteu 5 a 1, um resultado que certamente era considerado impossível.
          E agora ?  Agora, a Holanda certamente vai se classificar, até porque abriu um saldo de 4 gols. Passa a ser uma das maiores favoritas até para a conquista do título. E a Espanha terá que derrotar o Chile e a Austrália (que vão jogar daqui a pouco), se quiser chegar às oitavas-de-final. Mas não se esqueçam de que, no Mundial 2010, a Fúria também estreou com derrota. Só que esta goleada de hoje pode derrubar todo o esquema do técnico Vicente Del Bosque.
         No primeiro tempo, 1 a 1. Diego Costa sofreu pênalti e Xabi Alonso fez 1 a 0. Mas pouco antes do final desta etapa, Robin van Persie fez que o gol que eu aponto como o mais bonito do campeonato até agora, encobrindo Casillas com uma cabeçada.
         Veio a etapa complementar e com ela a explosão do craque Robben, que enjoou de tanto driblar a zaga e até o goleiro da Espanha. Ele fez dois gols,  o zagueiro De Vrij marcou um e Robin van Persie anotou o seu segundo na partida. E olhem, cabia mais. Por pouco os espanhóis não levaram seis ou sete. Com os gols marcados hoje, Arjen Robben e Robin van Persie se igualaram ao nosso Neymar na artilharia, com três gols cada.
         

Dilma Rousseff ou Diego Costa ?

       Já há uma disputa para que a gente  saiba quem será o personagem mais vaiado desta Copa do Mundo. E a "briga" está parelha, entre a presidente Dilma Rousseff (duramente hostilizada na Festa de Abertura) e o centroavante brasileiro Diego Costa, que não quis jogar por nossa Seleção, optando pela Espanha. 
        No jogo com a Holanda, hoje à tarde, Diego foi vaiado desde que entrou em campo para o aquecimento, até ser substituído no segundo tempo. Os baianos não perdoaram a "traição" e pegaram  pra valer no pé do atacante. E a situação ficou ainda pior pra Diego porque, após sofrer o pênalti, ele fez sinal para a torcida calar a boca (foto). Aí mesmo é que a ira geral explodiu contra ele.

Gol mais bonito é holandês


     Saiu agora há pouco o gol mais bonito da Copa, até aqui.  É do holandês  Robin van Persie e foi marcado no finalzinho do primeiro tempo do clássico entre Espanha e Holanda, em Salvador. Os campeões do mundo estavam vencendo por 1 a 0 quando van Persie arrancou em velocidade, à espera do lançamento de Blind, que veio pelo alto.  Casillas (com sua experiência de quatro Copas) saiu do seu arco, mas o artilheiro das Eliminatórias Européias tocou de cabeça, encobrindo o arqueiro espanhol e empatando a partida.
        O gol da Espanha, marcado aos 27 minutos, teve como autor Xabi Alonso, cobrando pênalti sofrido pelo brasileiro Diego Costa. O primeiro tempo terminou com 1 a 1 .

México mereceu, mas não brilhou

 
 
      Por sorte do árbitro colombiano Wilmar Roldan, o México achou um gol no segundo tempo e derrotou Camarões por 1 a 0, em jogo válido pelo Grupo A (chave do Brasil). Se os mexicanos não tivessem vencido, o "chio" seria geral contra a arbitragem, que anulou dois gols  do astecas, no primeiro tempo.
        A partida foi disputada na Arena das Dunas, em Natal-RN, que apresentou um gramado sensacional, mesmo com chuva das mais intensas durante todo o tempo. Mas surgiram problemas de goteiras no setor de imprensa, e de falta de atestado de inspeção pelos Bombeiros.  O fato determinou a interdição 100 assentos. Os compradores tiveram que ser recolocados em outros setores.
         O jogo foi bom, mas sem o brilho das grandes partidas.  Foi justo resultado, mas os mexicanos levaram sufoco nos minutos finais. Não ficou uma grande impressão. Giovani dos Santos foi o melhor, coordenando as melhores ações do time.
          Já Camarões mostrou menos ainda. Já gostei do futebol africano, mas hoje não gosto mais. Eles batem muito forte.  A força física parece ter superado o talento. E o craque Samuel Eto'o está envelhecido, jogando muito parado. E o que é pior, sozinho no ataque.
 
 
          O gol que decidiu o jogo foi marcado aos 16 minutos do segundo tempo, quando o goleiro Itandje defendeu parcialmente o chute de Giovani. Foi então que apareceu o centroavante Peralta (foto), para tocar para as redes.
           Com a vitória, o México chegou aos 3 pontos, igualando-se ao Brasil.  Mas a liderança do Grupo A é dos brasileiros, que tem melhor saldo de gols: 2 a 1. Camarões e Croácia ainda não somaram nenhum ponto.
 

Arbitragem começa a preocupar


    Ontem foi o japonês Nishimura que "inventou" um pênalti, favorecendo o Brasil. E agora, no primeiro tempo de México x Camarões (0 a 0), o colombiano Wilmar Roldan anulou dois gols mexicanos que escandalizaram a todos. As mudanças nas regras  confundem todo mundo. Mas impedimento em cobrança de escanteio é sempre muito complicado.  Vejam como Giovani dos Santos, autor dos dois gols, ficou "louco da vida". E com razão.  Eduardo Diaz, o bandeirinha, foi pra mim o maior culpado. Estamos no intervalo, vamos ver o que rola no segundo tempo.
 

       O melhor que encontrei hoje no Facebook foi esta foto do amigo-irmão Isnard Cordeiro com sua família. Ele comemorou ontem 48 anos de convivência com sua querida esposa Neila (à direita) e 53 anos de jornalismo. Não é mesmo uma maravilha ?

Mídia internacional "chia" contra o penalti

      Já era de se esperar mesmo. Em muitos países do mundo houve um "chio" geral contra a marcação daquele penalti que ajudou o Brasil contra a Croácia O jornal argentino Olé foi mais longe: "Se vão ajudar o Brasil a ganhar, é bom avisarem já " - diz a matéria que tem como título: "arrancou roubando".
   
      Os espanhóis também protestaram. O jornal "Marca" disse que o árbitro japonês "fez um favor aos brasileiros".  E o "As" escreveu que "foi um empurrão que o juiz deu para a Seleção do Brasil.
      
        Mas o presidente da Comissão de Arbitragem da Fifa já disse que "a postura do árbitro foi correta, porque houve pênalti." Ele garantiu que Yuichi Nishimura não será punido, como vem sendo especulado.

Já tem bronca em Natal

       Já "pintou" uma bronca, lá no Rio Grande do Norte. Hoje cedo, o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo impediu o Corpo de Bombeiros de concluir a sua inspeção técnica nas arquibancadas móveis da Arena de Dunas, em Natal.  Sem garantias de segurança, o atestado de vistoria não foi emitido. Ontem, ficou constatado que faltavam alguns pequenos detalhes, tipo assentos, guarda-copos e algumas barras de ferro. Se houver qualquer problema, a Fifa será responsabilizada.
        Mas vai sem atestado mesmo. Daqui a duas horas, Natal vai sediar pela primeira vez uma partida de Copa do Mundo: México x Camarões. Vou torcer pelos mexicanos, americanos como eu. E vejam aí os  torcedores mexicanos chegando ao estádio.

Salve Glorioso Santo Antonio !

      Hoje é o Dia de Santo Antônio. Ele morreu aos 36 anos, no dia 13 de junho de 1231, em Pádua, na Itália. Tenho um ótimo relacionamento com ele. Já me concedeu inúmeras graças. Minhas homenagens hoje vão para este santo realmente milagroso. Que nos proteja a todos.

Vamos ter jogo com chuva


        Está chovendo em Natal-RGN, onde México e Camarões jogarão daqui a pouco, às 13 horas. Para completar, os ônibus de lá estão em greve.  Mas mexicanos e camaroneses já estão chegando à Arena das Dunas, que é maravilhosa.  Estaremos de olho em tudo, durante todo o dia.