Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Morre no Rio Roberto Farias, que
                dirigiu "Assalto ao Trem Pagador"



                 O cineasta, produtor e distribuidor Roberto Farias morreu hoje, aos 86 anos, no Rio de Janeiro. De acordo com a Central Globo de Comunicação, o realizador de clássicos como "O assalto ao trem pagador" (1962) e de várias chanchadas, estava internado no hospital Copa Star, em Copacabana, onde fazia tratamento contra um câncer.
  •               O corpo  está sendo velado no Memorial do Carmo, na Zona Portuária da capital fluminense, e o enterro acontecerá em Nova Friburgo, na Região Serrana do estado, onde ele nasceu.  De acordo com familiares, Roberto Farias deixa quatro filhos, dez netos e já era bisavô.
             Nascido em 1932, Roberto Figueira de Farias é irmão do ator Reginaldo Faria e tio do também ator Marcelo Faria – o "s" a mais no sobrenome foi devido a um erro durante registro no cartório.

          Chegou ao Rio para cursar Belas Artes e acabou indo trabalhar na Atlântida Cinematográfica. A produtora se tornou um marco no cinema nacional e lançou mais de 60 filmes no meio do século passado, com destaque para as chanchadas – produções baratas e de grande apelo popular.
               Farias tem no currículo mais de 25 filmes como produtor e diretor. De 1957 a 1960, fez seus primeiros quatro longas: “Rico ri à toa” (1957), “No mundo da lua” (1958), “Cidade ameaçada” (1959) e “Um candango na Belacap” (1960).
Sumiram os gols na Série B


                     Quinze gols em 10 jogos pela Série B, média de 1,5 gol por partida. Na Série A, na mesma rodada, em apenas 8 jogos tivemos 24 gols, média de 3 gols por jogo. Como explicar tamanha diferença ?
           
                      Na verdade, só Fortaleza, CRB e  Sampaio Corrêa fizeram mais de um gol na quinta rodada. Tivemos  dois 0 a 0, um 1 a 1, cinco 1 a 0, um 3 a 2  e um 3 a 0.  Ou o nivel da Série B é muito inferior ao da Série A ou os times da Segunda Divisão não passam de um bando de medrosos que só sabem jogar na defesa.

                       O bom Fortaleza recuperou a liderança, e a nova classificação da Série B passou ser esta, já considerados os critérios para desempate :

                        1º Fortaleza 13;  2º Vila Nova 13;  3º CSA 12;  4º Paysandu 11;  5º Coritiba, 10;  6º Figueirense 9;  7º São Bento 9;  8º Avaí 8;  9º LONDRINA 8;  10º Ponte Preta 7;  11º Atlético Goianense 7;  12º Guarani 6;  13º CRB 6;  14º Brasil de Pelotas 5;  15º  Juventude 5;  16º Oeste 5;  17º Sampaio Corrêa 4;  18º Goiás 1;  19º Criciúma 0  e 20º Boa Esporte 0 ponto.
           



           
Os 23 convocados
     para a Copa do Mundo



    Goleiros: Alisson (Roma), Cássio (Corinthians) e Ederson (Manchester City)


   Laterais: Danilo (Manchester City), Fagner (Corinthians), Filipe Luis 
(Atlético de Madrid) e  Marcelo (Real Madrid)

   Zagueiros: Miranda (Inter de Milão), Thiago Silva (PSG), Marquinhos (PSG) e 
Pedro Geromel (Grêmio)

   Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Fernandinho (Manchester City), Fred
 (Shakhtar) Paulinho (Barcelona), Renato Augusto (Beijing Guoan), 
Willian (Chelsea), Philippe Coutinho (Barcelona)

    Atacantes: Neymar (PSG), Gabriel Jesus (Manchester City), Roberto Firmino
 (Liverpool), Douglas Costa (Juventus), Taison (Shakhtar)

A eleição sem o Lula !


                Sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde 7 de abril na sede da Polícia Federal, em Curitiba, o candidato Jair Bolsonaro lidera nas simulações do primeiro turno (18,3%), com a segunda colocação sendo disputada por Marina Silva (11,2%) e Ciro Gomes (9%).  

Esse cenário foi retratado pela 136ª Pesquisa CNT/MDA sobre a intenção de voto para a eleição presidencial em 2018, divulgada nesta segunda-feira, 14. O resultado também sinaliza a manutenção da liderança do ex-presidente Lula no cenário de primeiro turno e em todas as simulações de segundo turno, caso ele estivesse na competição.

A pesquisa não menciona o nome do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa (PSB). Ele anunciou que não pretende se candidatar à Presidência da República.

Ressalta-se elevado percentual de votos brancos, nulos e indecisos, em especial nos cenários sem o ex-presidente, indicando que o eleitor ainda está em busca de algum nome que mereça o seu voto. As características mais importantes para a escolha do candidato são honestidade, apresentação de propostas novas para o Brasil e sua trajetória política.


Em relação à Justiça, observa-se avaliação predominantemente negativa, com baixo grau de confiança e percepção forte de que não atua de forma igual para todas as pessoas. A maioria da população utiliza de forma frequente a internet para leitura de notícias. Para esse grupo, a maior parcela desconfia de parte das informações que recebe e costuma checar a veracidade.


Os resultados da 136ª Pesquisa CNT/MDA mostram manutenção da percepção negativa sobre o governo Michel Temer, tanto para a avaliação de seu governo quanto em relação à sua aprovação pessoal, indicando uma situação eleitoral irreversível.

O pessimismo da população em relação a geração de empregos, renda mensal, saúde, educação e segurança para os próximos seis meses apresenta aumento em relação à última pesquisa.

A 136ª Pesquisa CNT/MDA, realizada de 9 a 12 de maio de 2018 e divulgada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) no dia 14 de maio, aborda as eleições de 2018, trazendo as preferências eleitorais dos entrevistados em cenários de primeiro e segundo turnos de votação. O levantamento também apresenta as características ideais dos candidatos na opinião dos entrevistados, além do seu potencial de voto.
Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 Unidades Federativas, das cinco regiões. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com o número BR-09430/2018.


A 'febre' das figuinhas !



                              De forma quase cíclica, a febre dos álbuns da Copa do Mundo ressurge a cada quatro anos. Em 2018, às vésperas do Mundial da Rússia, que ocorrerá entre 14 de junho e 15 de julho, pais e filhos unem-se com um mesmo objetivo — conquistar todos os cromos. A brincadeira é inocente, mas costura uma série de efeitos: impõe um agradável desafio com meta definida, estimula a cognição e a interação social, oportuniza a demonstração de afeto entre pais e filhos e constrói uma ponte que liga adultos a seu passado.
           " Colecionar objetos estimula muitas habilidades cognitivas e emocionais. Primeiro, a atenção, porque a criança foca na figurinhas que precisa ter. Também a interação, porque você faz parte de um grupo com um interesse em comum e interage com ele, trabalhando o diálogo. E, sobretudo, trabalha-se o processo: o começo, o meio e o fim, que têm obstáculos que geram frustrações que precisam ser ultrapassadas — destaca a psicopedagoga gaúcha Luciana Brites.
Nem o meteorologista conseguiu
explicar porque não choveu aqui
  
          (Do site bonde.com) - A chuva para o último final de semana não veio como era aguardada pelos londrinenses, que já sofrem com uma estiagem de 40 dias na cidade. O tempo seco diminui a umidade relativa do ar e pode até provocar problemas respiratórios. 


         Segundo o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, a frente fria perdeu força no Norte do Estado, o que frustrou os londrinenses que esperam pela chuva. "O bloqueio atmosférico impediu que a umidade chegasse na região e não ocasionasse chuva"- explica.




           Esta segunda-feira começou com queda na temperatura e a tendência é que os termômetros continuem caindo durante toda a semana em Londrina. A mínima é de 14º C e a máxima não ultrapassa os 27ºC. 

           E nesta terça-feira (15), o céu deve continuar aberto na cidade.