Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Vasco ganha no Peru e fica bem

             O Vasco ficou muito perto da classificação no Grupo 5 da Copa Libertadores da América, com a vitória conseguida agora à noite, sobre o Alianza Lima, por 2 a 1. O jogo foi disputado no Estádio Alejandro Villanueva, em Lima, com arbitragem do argentino Saul Laverni.
               O destaque do jogo foi Felipe Bastos, que marcou os dois gols vascaínos. O jogo estava tranquilo, com os brasileiros vencendo por 2 a 0, mas os zagueiros Renato Silva e Dedé (que os cariocas querem colocar na marra na Seleção) falharam e o Alianza descontou com Curiel. Os peruanos cresceram e deram sufoco no final.
               Nos acréscimos, houve briga entre os jogadores e o vascaino Nilton foi expulso. Mas o time brasileiro garantiu a importante vitória.

Média de público é ruim no Paraná

            O portal Futebolparanaense.net mostrou um levantamento feito com base nos borderôs da Federação, dando conta de que o returno do Campeonato Estadual tem média de apenas 2.201 pagantes por partida. É muito baixa.
             O melhor público pagante aconteceu no jogo Coritiba x Londrina, no Couto Pereira, pela sexta rodada: 11.382 torcedores pagaram ingresso. Mas no mesmo dia, em Iraty, tivemos apenas 58 pagantes para o jogo Iraty x Paranavaí.
             Na rodada do último final-de-semana, o melhor público foi o do Estádio do Café, quando 5.451 torcedores pagaram para ver o empate do Tubarão com o Toledo. Foi um público melhor inclusive que o da vitória do Atlético sobre o Iraty, sábado à noite: 3.522 torcedores. O menor público da rodada foi o de Cianorte 0 x Paranavaí 0. Só 384 pagantes.
              Em relação a outros estados, a gente vê que o Paraná vai mal, com média de 2.201. Em São Paulo, 5072; no Rio, 3.017; em Pernambuco, 8.615; na Bahia, 2.497; e em Minas, 2.588.

Junior Team e Coritiba acertam parceria

            O Junior Team deu o primeiro passo para montar um bom time para a disputa da Segundona Paranaense. O clube acertou uma parceria com o Coritiba, que cederá jogadores por empréstimo ao clube londrinense. Os treinamentos foram iniciados, já com a presença de quatro jogadores cedidos pelo Coxa.
            Como o Campeonato Paranaense da Segunda Divisão começa no dia 1º de Maio, o Junior Team terá apenas um mês para armar a equipe e definir, inclusive, onde vai mandar seus jogos pela competição.
             Acho que os representantes de Londrina na Segundona ( Junior Team e Cincão) já estão bastante atrasados na preparação para a Segundona. Este é o tipo de campeonato em que as equipes que se armarem primeiro levarão grande vantagem.            

Lanus arrasou o Olímpia: 6 a 0

             O time argentino do Lanús conseguiu agora há pouco a maior goleada da Libertadores 2012 até aqui. Meteu 6 a 0 no Olímpia do Paraguai, que recentemente havia vencido o confronto duplo com o Flamengo, empatando no Rio (3 a 3) e vencendo em Assunção, por 3 a 2. Mas hoje o time guarani não teve a menor chance. Com  o resultado, o Lanús ficou praticamente classificado, com 10 pontos. O Olímpia continua em segundo, com7 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Flamengo, que está com 5 pontos e amanhã joga em casa (Engenhão) com o Emelec, do Equador.
                      Pavoni, destaque do jogo, comemora a marcação de seu primeiro gol
              Pavoni (2), Reguero, Camoranesi, Valeri e Romero marcaram os gols do Lanús, que no jogo de ida tinha sido derrotado pelo Olímpia por 2 a 1, no Estádio Defensores Del Chaco, na capital paraguaia.

Definido o "Superclássico das Américas 2012"

       Brasil e Argentina já acertaram os detalhes para a versão 2012 do "Superclássico das Américas", que ambos começaram a disputar no ano passado. Desta vez, o segundo e decisivo jogo será no vizinho país. A primeira partida está marcada para 19 de setembro no Estádio Serra Dourada, em Goiania. E o jogo da volta será na pouco conhecida cidade argentina de Resistência, que fica a mil quilômetros de Buenos Aires e é próxima do Brasil e do Paraguai. Será no dia 3 de outubro.
       Como se recorda, em 2011 Argentina e Brasil empataram em Córdoba, por 2 a 2, e os brasileiros venceram a disputa ao ganhar o segundo jogo, em Belém do Pará, por 2 a 0. O esquema será mantido, e só poderão participar jogadores que atuem em clubes dos dois países. E a vantagem será da Argentina, que tem muitos jogadores bons atuando em times brasileiros.
         D qualquer forma, Brasil x Argentina sempre é um grande espatáculo !

Será que foi o Afonso que escalou o holandês ?

       Só falta agora aparecer alguém dizendo que quem escalou o holandês Bjorn Kuipers para apitar Barcelona 3 x Milan 1 foi o Afonso Victor de Oliveira. Que lambança o cara arrumou, hein ? Já pensou se o jogo fosse Coritiba x Londrina, na Capital, e o juiz tivesse inventado dois penaltis, como o holandês fez hoje no Nou Camp ?  Ele errou nos dois penaltis. No segundo então, foi demais. Todo mundo se segurou e ele apitou a favor do Barcelona. E é juiz da Fifa, como o nosso Evandro Rogério Roman.  Olhem o escudo no peito dele. É igual ao do Roman.
        Mas tem sido assim. O Barça tem sido ajudado de todas as formas. É um belo time, mas continua longe daquele Santos de Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. E nunca vai chegar perto. O problema é que, com tanto time ruim jogando por aí, quando aparece um mais ou menos o mundo se apaixona por ele.
           O mundo inteiro está torcendo pelo Barcelona. Não viram hoje ? Três emissoras brasileiras interromperam a sua programação para mostrar o jogo de um time da Espanha contra um time da Itália. O que é que nós temos a ver com eles ? Mas daqui a pouco, o time brasileiro do Vasco estará decidindo uma vaga na Libertadores e nenhuma televisão do País estará mostrando. Como se explica isso ?
          Lionel Messi é um grande jogador, mas com todo mundo ajudando e torcendo por ele fica fácil. Duro é jogar no Brasil, ser criticado todo o dia e ainda conseguir ser o melhor do mundo, como foram Romário, Ronaldo Nazário, Rivaldo, Kaká e Ronaldinho Gaúcho. Fora a Marta, que ganhou quatro vezes.
          Aliás tem um outro aspecto que ninguém destaca: dos cinco brasileiros que chegaram a condição de "melhor do mundo",  quatro foram campeões mundiais. Já o Messi todo o dia bate recorde, mas levar a Argentina ao título mundial ele nunca levou.

Ganso gosta de ser antipático

           Paulo Henrique Ganso é um bom jogador de futebol, mas é um "bobão" mesmo. Na véspera de jogar no Beira-Rio, contra o Inter, ele fica falando aos quatro cantos que "um dos objetivos do Santos é eliminar o time gaúcho da Libertadores."
           Todo mundo sabe que o Internacional é um candidato forte ao título do torneio, não é preciso que Ganso venha se indispor com jogadores e torcedores do time que terá que enfrentar amanhã. Em Porto Alegre, todo mundo se "ouriçou" com suas declarações, Arranjou antipatia de graça. Vai "sofrer" no Beira-Rio.
           São coisas assim que colocam Ganso cada vez mais longe de Neymar. Além de jogar muito mais, Neymar é bem mais esperto. Onde ele vai, todo mundo gosta dele. Já o Ganso chama confusão, em tudo que fala. É bom jogador, mas é um babaca.

Gol vai reduzir a frequência de vôos

        A Gol anuncia o desligamento de 205 funcionários, dos quais 131 foram mandados embora  e 28 pediram demissão. A empresa informa ainda que outros 46 servidores seus aderiram ao programa de licença não remunerada, lançado no último mês. Motivo: o balanço de 2011 diz que a empresa teve um prejuizo de 700 milhões.
        Por enquanto, as atividades da Gol continuam normais, mas seus diretores já antecipam que está sendo estudada uma "redução de frequências", o que é ruim para os usuários mais constantes. As companhias aéreas ensinaram os brasileiros a gostar das viagens aéreas. Será que vão começar a cortar o "brinquedinho" agora?

A Foto do Dia

           A nossa Foto do Dia é esta que a Nasa está distribuindo ao mundo, mostrando uma aurora boreal vista do espaço. A foto foi realizada por astronautas da Estação de Espaço Internacional da Nasa, na quarta-feira passada (dia 28) e distribuida agora.
A foto mostra três tipos de iluminação: a artificial noturna em tom alaranjado, de cidades da Irlanda e da Inglaterra; a esbranquiçada do Sol ao amanhecer; e a verde e roxa da aurora boreal vista do horizonte. Nem o Cirque du Soleil consegue realizar um espetáculo tão bonito !

Grande vitória do Londrinense/Sercomtel

          Agora sim, dá pra festejar. O Colégio Londrinense/Sercomtel/SP obteve uma grande vitória, ontem à noite em Santa Catarina. Jogando em Tubarão, no ginásio Salgadão, o representante de Londrina fez talvez a sua melhor apresentação na Liga de Futsal 2012 até aqui. Derrotou o ADU/Tubarão por 3 a 2, de virada, e pulou para a sétima colocação no certame.
          Diego, Oitomeia e Kumano fizeram os gols londrinenses, com Zequinha e Bruno descontando para a equipe local. O time dirigido por Sergio Benatti só volta a jogar no dia 28. Será um jogão contra a equipe do Falcão, o Intelli/Orlândia, no Moringão.

 ****** Quem também conseguiu um bom resultado ontem foi o Oppnus/Maringá, que empatou com o forte Floripa, na capital catarinense, por 2 a 2. Mas os maringaenses continuam em último lugar.
               O Umuarama também empatou, mesmo jogando em casa: 1 a 1 com o Joinville, um resultado ruim. Umuarama caiu para a 10ª colocação.
               Já o Copagril, que está em quinto no campeonato, pode subir ainda mais, se ganhar o jogo que disputa hoje, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, contra a equipe local, que está em nono na Liga.

Juiz de Fora com o nosso Blog

          Com satisfação, registro o ingresso de um novo seguidor no Blog do Flávio Campos. "Manchester Mineira" é como se intitula um grupo de apaixonados pela tradicional cidade de Juiz de Fora, lá de Minas Gerais. Gosto muito de Juiz de Fora (foto) e não esqueço um festival de música popular que lá assisti, há mais de 30 anos. Que coisa linda. Ganhou a música "Casaco Marron", de Gutemberg Guarabira, um verdadeiro clássico da nossa canção.
          Pois o pessoal que agora nos segue, também é louco por blogs. Acompanha tudo. Fico contente por estar com eles todo o dia, a partir de agora. Um grande abraço.

Parabéns pra você !

          Dois companheiros da crônica esportiva fazem aniversário hoje. Vanderlei Rodrigues, da Rádio Brasil Sul, e João Marcos Silveira da Silva, da Rádio Manchete de Londrina. Festa dupla, portanto, para o pessoal do microfone.
          Vanderlei Rodrigues é um dos bons narradores que trabalham em Londrina. Vibrante, voz forte e muita paixão pelo esporte. Profissional de futuro. O pessoal costuma chamá-lo de "Canhão", pela potência da sua voz. Nem precisa microfone. Um grande abraço, Vanderlei.

           João Marcos é comentarista e já teve passagem por várias emissoras da cidade. É um cara equilibrado, que não joga conversa fora. Fala o que precisa ser falado. Recebe também o nosso abraço, João Marcos.