Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

O dia da Seleção Brasileira


       Choveu a tarde inteira em Teresópolis, com muito frio e vento intenso. Tempo gelado mesmo. Porém, a torcida brasileira apareceu assim mesmo, para ver de perto os jogadores se movimentarem na Granja Comary. Um treino visando o jogo de segunda-feira em Brasília, contra Camarões, está marcado para amanhã à tarde.

        Hulk, que pipocou no jogo de terça-feira e não enfrentou o México, agora diz que já está recuperado e fala em voltar ao time.  Deve ter ficado com vergonha, depois de ver o uruguaio Luis Suárez superar os problemas de uma pós-cirurgia de joelho e garantir a vitória do seu país contra a Inglaterra.

Argentina confirma calote !

        O governo argentino confirmou hoje que não poderá pagar a próxima parcela de sua dívida (já reestruturada), que vence no próximo dia 30 de junho. Na prática, isto significa um novo calote em seus credores, que são investidores que compraram papéis da dívida do País.

Show de incompetência fechou o dia

 
   Um autêntico festival de incompetência fechou a programação desta quinta-feira na Copa do Mundo. Japão e Grécia ficaram no zero a zero, lá na Arena das Dunas, em Natal. Pior para os japoneses, que jogaram cerca de uma hora com um jogador a mais, porém não conseguiram marcar um gol para consolidar a primeira vitória na competição. O grego Katsouranis foi expulso os 37 minutos do primeiro tempo.
       O estádio estava cheio. Haviam mais de 12 mil japoneses e uns 200 gregos nas arquibancadas. Certamente todos voltaram pra casa decepcionados. Quem mais saiu ganhando foi a Colômbia, que com esse empate garantiu matematicamente a sua classificação às oitavas-de-final.
 
       Vão jogar mal assim, lá na casa de vocês, gregos e japoneses !

O "Itaqueraço" uruguaio


        A raça da "Celeste Olímpica" está viva outra vez. O Uruguai, que parecia morto depois da derrota para a Costa Rica na estréia, reviveu os velhos e bons tempos charruas, época em que  provocou o famoso "Maracanaço de 50" derrotando o Brasil em histórica final.  Pois acho que hoje a Seleção Uruguaia instituiu o "Itaqueraço de 2014", derrotando a Inglaterra em outra partida inesquecível.

         Com o Itaquerão lotado, uruguaios e ingleses disputaram um jogo de vida ou morte. E que teve um grande herói: o centroavante Luisito Soarez, que saiu de uma cirurgia de joelho à menos de um mês, para marcar os dois gols que deixaram o Uruguai muito vivo e colocaram a Inglaterra em situação de desespero.

 
         Os sul-americanos fizeram 1 a 0 no primeiro tempo e seguraram esse placar até os 30' do segundo tempo, quando apareceu o inglês Wayne Rooney para marcar o seu primeiro gol em Copas do Mundo.
           Mas Deus havia guardado um momento especial para fechar esse jogo. Aos 40 minutos, o goleiro Fernando Muslera, que já tinha feito defesas inacreditáveis, fez um "lançamento" de sua área para o ataque. A bola aérea ainda tocou na zaga britânica e se ofereceu para o predestinado "Luisito". Ele avançou pela direita, entrou na área e, quando o goleiro Hart saiu de sua meta, disparou um chute sensacional, provocando a explosão no Itaquerão. Uruguai 2 a 1.
                                           O DRAMA DE SEREY DIE
      O choro convulsivo do jogador Serey Die roubou a cena, por ocasião da execução do Hino Nacional da Costa do Marfim. Depois, veio a explicação. É que o marfinense de 29 anos recebeu, duas horas antes da partida, a notícia de que seu pai havia falecido lá na África.  Jogou assim mesmo e até falhou no lance do segundo gol colombiano, mas deu uma lição de bravura e patriotismo.

Foi difícil, mas a Colombia ganhou outra


      A Seleção Colombiana não repetiu a boa atuação cumprida no primeiro jogo, contra a Grécia, mas obteve agora há pouco, no "Mané Garrincha" em Brasília, sua segunda vitória nesta Copa do Mundo, derrotando a Costa do Marfim por 2 a 1, numa partida que teve um ótimo segundo tempo. E a Colômbia pode até se classificar ainda hoje, se não houver um vitorioso no pega Japão x Grécia, marcado  para às 19 horas, em Natal. 
 
        Vale a pena ver os colombianos marcarem um gol, só pra vê-los dançar o "bunde", um ritmo tipico da chamada Região Pacífica da Colômbia. É uma derivação mais lenta da "cumbia", mais popular ritmo do País. E hoje tivemos "bunde" em dose dupla. Primeiro no gol de James Rodriguez, aos 18 minutos do segundo tempo, num corner cobrado por Cuadrado. E seis minutos depois, quando Quintero aproveitou uma falha do africano Serey Die e arrancou sozinho para marcar o segundo.

          A Costa do Marfim, que hoje jogou melhor do que na estréia, ainda botou fogo no jogo, com  um golaço de Gervinho, que driblou três colombianos antes de chutar. Mas a Colômbia, liderada pelo veterano 'capitão' Yepes (38 anos), soube garanjtior o importante resultado, para  alegria de sua torcida, maioria absoluta no estádio.
          Drogbá entrou de novo no segundo tempo, mas desta vez não conseguiu ajudar a Costa do Marfim a fugir da derrota. O outro craque do time, Yaya Touré, é bom tecnicamente, mas cheio de reclamações e manhas, intercalando grande jogadas com bisonhos erros. 
      

    Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia, está no Estádio Nacional de Brasília, torcendo por sua Seleção no jogo com a Costa do Marfim, que está no intervalo e ainda sem gols. Mas o presidente está animado, gritando bastante.

Portugueses expulsam Andressa Urach

 
      A apresentadora da Redetv, Andressa Urach foi expulsa do treino de ontem da Seleção Portuguesa, em Campinas, e está "faturando" em cima da notícia.  Está nos principais jornais. A ex-Miss Bumbum teve a sua credencial arrancada por um segurança, quando se preparava para entrevistar os jogadores lusos. 
       O que se comenta é que a conhecida "periguete" gaúcha já teve um caso com Cristiano Ronaldo, e que ele teria mandado expulsá-la do treino. Há quem comente que Cristiano jogou mal contra a Alemanha, porque havia saído com Andressa e estava cansado.  Mas ela nega:" Pra mim, Cristiano está morto e enterrado. Não tenho nada com isso. Estão dizendo até que eu fiz macumba para ele jogar mal. Mas ele deve é ter feito alguma coisa errada por aí, para estar cansado. E não foi comigo" - garante a apresentadora.  

EM BRASÍLIA, ESTÁ ASSIM

 Se depender da animação de sua torcida, a Colômbia vai conseguir nova vitória, daqui a pouco lá em Brasília. Depois dos 3 a 0 sobre a Grécia, acho que os colombianos têm amplas possibilidades de passar pela Costa do Marfim.  É verdade que os africanos também estrearam vencendo (2 a 1 sobre o Japão), mas não gostei do futebol que eles apresentaram. Dá-lhe Colômbia, representante da nossa América do Sul.