Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Timão é forte e "cara de pau"

        O Corinthians é forte mesmo. Ao que tudo indica, o árbitro paraguaio Carlos Amarilla será punido, pelos erros cometidos cometidos no jogo com o Boca Juniors. A pressão está sendo grande, mas mesmo assim só um clube de grande prestígio (como o Corinthians) pode conseguir punir um apitador por erros cometidos dentro do campo.
        Já escrevi aqui que o Timão foi sim prejudicado em pelo menos dois lances da partida de quarta-feira. Mas o que espanta os torcedores que não são corinthianos é a "cara de pau" dos dirigentes alvinegros para reclamar de arbitragens.  Afinal, o restante dos brasileiros entende que o Corinthians tem sido, ao longo dos anos, o clube brasileiro mais protegido pelos árbitrtos.
        Alguns clubes chegaram a se unir para entrar na Justiça, reclamando desta suposta "proteção". A bronca vem desde aquela famosa decisão do Brasileirão de 2005,  na qual o Inter foi roubado pelo apitador mineiro Marcio Rezende de Freitas, que não deu o mais claro dos penaltis contra o Corinthians e ainda expulsou Tinga, que havia sofrido a falta. Marcio deu de presente aquele título ao Timão.  Vasco, Atlético Paranaense e até o pequeno Itumbiara foram alguns clubes que também chiaram contra prejuízos sofridos em partidas com o Timão. E até hoje, é difícil a rodada em que não surge alguém reclamando que o Alvinegro foi "ajudado" pelo juiz.
        Será que os corinthianos achavam que nunca chegaria o dia em que seu time finalmente seria prejudicado ?
         O Corinthians passou quase um ano falando que ganhou a Libertadores. Será que agora vai passar mais um ano reclamando do Amarilla ? Aí é duro de aguentar, hein ?
       

Imortal covarde não existe !

         Um chavão utilizado no Hino do Grêmio começou a ser usado, de uns dez anos pra cá, como um sêlo oficial do clube. E os gremistas começaram a se julgar imortais, embora estejam morrendo em quase todas as competições que disputam. Também sou gremista, como todos sabem, mas sei separar o tom poético utilizado por Lupicínio Rodrigues na elaboração do hino, da realidade vulgar que funciona no futebol. O Imortal Tricolor não é esse aí que seguidamente nos envergonha. É um clube de tradição, que sempre será respeitado em qualquer lugar.
         Um imortal de verdade não pode ser tão covarde como foi o Grêmio de Vanderlei Luxemburgo, ontem em Bogotá. O time ficou nove dias na Colômbia, certamente treinando só para se defender. Porque o Grêmio não fez outra coisa na partida de ontem.
          Pergunto aos torcedores: quem não sentiu, por volta dos 15 minutos do segundo tempo, que o Grêmio perderia a partida ?  Mas eu acho que Luxemburgo não teve esta sensação, porque não tomou nenhuma providência para modificar a sensação. Ou então ele queria mesmo perder o jogo.
          Acho que os dirigentes do clube já sabiam que a vitória não viria, porque nenhum vice-presidente eleito foi a Bogotá. Que imortais são estes, que fogem da briga, na hora mais difícil ?


          Não deu outra. O Grêmio deu ao Santa Fé 90 minutos de chance (o jogo inteiro) para marcar um gol. E a equipe colombiana aproveitou, marcando aos 34 minutos do segundo tempo, através do centroavante Medina (foto), um jogador marcado por ter sido cinco vezes flagrado pelo exame antidoping. Um homem que até joga bem, mas que sempre esteve envolvido em problemas com drogas de todo o tipo.     
           O clima em Porto Alegre está pesado. 67% da torcida já está pedindo a cabeça de Luxemburgo. Até um argentino usou o seu twitter para dar um pau no técnico gremista, "porque na hora em que o Grêmio mais precisava de gols, ele tirou o centroavante". Só que o "tuiteiro" é irmão de Barcos. Já se fala em Renato Gaúcho Portaluppi e Mano Meneses.
           O time está viajando de volta a Porto Alegre, onde só chegará por volta da meia-noite. E aí começará o doloroso processo de tentar reerguer o time, a uma semana do Campeonato Brasileiro.  Por sorte, o Grêmio vai estrear em casa, contra o Náutico, que não é tão forte assim. Entretanto, como não está ganhando de ninguém, o Tricolor corre o risco de ver sua "imortalidade" outra vez abalada.
          Engraçado é que num time integrado por campeões mundiais, jogadores de seleções Brasileira, Argentina e Chilena e outros nomes badalados, o único que escapou no jogo de ontem foi o discreto Pará, considerado um jogador apenas esforçado. Foi o único que escapou da covardia.

Pérolas que o Facebook nos traz


         Muito boa esta postagem da prima Matinha (Maria Teresa Neves). E ela conhece o assunto, pois toca violão, canta muito bem e tem uma filha, a Laurinha, que é uma cantora maravilhosa.