Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Será mesmo uma grande Copa do Mundo


       Havia um certo receio de que algumas grandes seleções acabassem ficando de fora da Copa 2014. E várias delas tiveram que buscar sua classificação nas perigosas repescagens, como França, Portugal, Uruguai e México, entre outras. Alguns torcedores até achavam que seria bom que algumas grandes forças não viessem, entendendo que as chances do Brasil aumentariam. Mas no fundo, quase todo mundo queria ver uma Copa realmente forte. E é o que vai acontecer.
         Pra começar, teremos a presença dos oito países que já foram campeões mundiais: Alemanha (45/74/90), Argentina (78/86), Espanha (2010), França (98), Inglaterra (66), Itália (34/38/82/2006), Uruguai (30/50) e Brasil (58/62/70/82/2002). 
         O sorteio dos oito grupos ocorrerá no dia 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, na Bahia. O comando será do secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke. Grandes personalidades do mundo inteiro estarão presentes. E teremos várias atrações músicais, como o rapper Emicida, o grupo Olodum e a cantora Margareth Menezes. A cerimônia terá a duração de 90 minutos e será transmitida para 193 países.
           Quase todos os maiores craques do mundo estarão jogando a Copa 2014, a começar pelos dois melhores, o argentino Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo. E os continentes estarão muito bem representados nos 12 estádios que sediarão a competição:
            A EUROPA terá Holanda, Itália, Bélgica, Suiça, Alçemanha, Espanha, Inglaterra, Rússia, Bósnia, Grécia, Croácia, Portugal e França.
             A ÁSIA nos mandará Japão, Austrália, Irã e Coréia do Sul.
             A AMÉRICA DO SUL estarfá representada por Brasil, Argentina,. Colômbia, Chile, Equador e Uruguai.
             Da CONCACAF virão Estados Unidos, Costa Rica, Honduras e México.
              E a AFRICA nos trará Nigéria, Costa do Marfim, Camarões, Gana e Argélia.
              Apenas uma equipe estará estreando neste Mundial, a Seleção da Bósnia. E sete equipes que não estiveram na última Copa, na África do Sul, estarão retornando agora: Bélgica, Colômbia, Costa Rica, Croácia, Equador, Irã e Rússia.
               Será um Mundial infinitamente superior ao primeiro que o Brasil sediou, em 1950. Naquela ocasião, várias seleções desistiram  e tivemos apenas 13 participantes: Uruguai, Brasil, Chile, Bolívia, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Iugoslávia, México, Suécia, Suiça e Paraguai.

Tcheco estréia em momento ruim

     Mas em que "fria" entrou o Tcheco, que vai estrear como treinador numa grande fogueira.  Logo no seu primeiro jogo na nova função, o ex-jogador terá que fazer o Coritiba arrancar um bom resultado sobre o Inter, lá no Rio Grande do Sul, numa partida em que os dois times precisam vencer, porque estão em situação perigosa no Brasileirão.

      Já na Zona de Rebaixamento, o Coxa está quatro pontos atrás do Colorado. Uma vitória, representará um grande alívio, embora o perigo permaneça. E uma derrota será praticamente uma tragédia certa. Mas o Inter também sabe que se perder esta partida, estará mergulhando de cabeça na ameaça. Quem diria, o poderoso Internacional ameaçado.
      O Coritiba tem mesmo grandes problemas. Ao contrário do que está acontecendo no Atlético  com o veterano Paulo Baier, o Coxa não está obtendo o retorno esperado do seu craque experiente. Alex vive machucado e não tem a mesma raça de Baier, que não foge nos momentos difíceis. Num jogo como esse de domingo, o Alex tinha que jogar. Mas já está dizendo que sente dores no pé. Não é hora pra isso.
        E o pessoal do Inter vai com tudo atrás dos três pontos. Forlan volta da Seleção Uruguaia e Leandro Damião retorna da contusão. Não vai ser fácil para o Coritiba escapar de nova derrota.
    

Pérolas que o Facebook nos traz

   
      Muito boa esta postagem da amiga Cristina Costa. Se tem uma coisa que não suporto é ver um carro com som lá em cima. É coisa de idiota mesmo