Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Coritiba também é semifinalista da Copinha

              Os juniores do Coritba despacharam o Vitória, da Bahia, por 2 a 0 e, a exemplo do Atlético Paranaense também estão nas semifinais da Copa São Paulo. No jogo disputado agora há pouco no campo de Nacional, em São Paulo, o Coxa voltou a mostrar superioridade, marcando um gol em cada tempo, através de Gustavo e Denner. Aproxima-se a chance da Copa SP vir a ser  decidida num Atletiba, com uma verdadeira festa do futebol paranaense.

Conheça a turma do apito

               Fábio Filipus, que já apitou jogos do Tubarão na Segundona do ano passado, será o árbitro de Atlético Paranaense x Londrina, o único que será realizado à noite, nesta primeira rodada de domingo, começando às 19h30m, em Ponta Grossa. As outras partidas estão marcadas para às 17 horas, e dois apitadores londrinenses estão escalados. Antonio Denival de Morais apita Toledo x Coritiba e Heber Roberto Lopes comanda a arbitragem no clássico "Arapuca" (Arapongas e Apucarana).
               Vá se acostumando com os nomes dos novos árbitros do Paraná: Ricardo de Lima Legnani dirige Cioanorte x Iray, Selmo Pedro dos Anjos Neto apita ABC x Operário e Corinthians Paranaense x Rio Branco terá a direção de Edivaldo Elias da Silva.
                 Como o Tubarão ficou de fora do Paranaense nos últimos dois anos, a gente nem se lembrava mais dos nomes dos nossos apitadores.

Como será a largada do Paulistão

              O Campeonato Paulista começa amanhã à tarde com três jogos, dois na Capital e um em Itu. Às 17 horas, no Pacaembu, o Corinthians abre o certame, enfrentando o Mirassol, enquanto Portuguesa e Paulista estarão se pegando no Canindé. No Estádio Novelli Junior, em Itu, o Ituano recebe o Guratinguetá.
               À noite, às 19h30m, mais três partidas, com destaque para a estréia do Santos, que joga no "Barão de Serra Negra", em Piracicaba, contra o XV de Novembro local. O Guarani recebe o Oeste, de Itápolis, no Brinco de Ouro, e em Ribeirão Preto teremos o jogo que marca a volta do Comercial ao Paulistão, recebendo o Linense, no Estádio Palma Travassos.


               No domingo, o destaque será São Paulo x Botafogo, no Morumbi, às 17 horas, mesmo horário da estréia do Palmeiras, contra o Bragantino, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Para domingo à noite, as 19h30m,  estão marcadas as duas partidas que completam a rodada: São Caetano x Ponte Preta, no "Anacleto Campanella", em São Caetano, e Catanduvense x Mogi Mirim, no "Silvio Salles, em Catanduva.
                O meu palpite é que teremos um Paulistão muito equilibrado. Com Santos e Corinthians envolvidos na Libertadores da América, as coisas ficam ainda mais parelhas. Estou curioso quanto ao que fará a Portuguesa, que há muito tempo não perde uma partida. E é imprevisível o que poderão apresentar  São Paulo e Palmeiras. Do Interior, o meu favorito é a Ponte, que saiu reforçada com a boa campanha na última Série B Nacional.

Pelo jeito, Adriano não volta tão cedo

             Já estava passando da hora de alguém tomar uma providência e, felizmente, o técnico Tite colocou o "Imperador" Adriano na "geladeira". E tudo leva a crer que tão cedo os torcedores corinthianos não terão que aguentar tanta incapacidade física . O treinador entregou o despreparado jogador ao fisicultor e ao fisioterapeuta do clube, e disse com convicção que "ele somente retornará quando estiver apto para jogar futebol."
              "Adriano é igual aos outros jogadores e precisa estar no mesmo estágio" - acrescentou Tite, que também parece estar irritado com as indisciplinas cometidas, por Adriano que, aos 29 anos, parece um veterano em fim de carreira.
              Podem esquecer. Tão cedo o gordo não volta. Não tem  mais lugar no futebol brasileiro para gente como Adriano.

O craque "barbeiro"

             Bruno Cesar, ex-jogador do Corinthians, atualmente atuando no  Benfica de Portugal, mostrou que no volante não tem a mesma habilidade. Ele estava testando um carro novo, em Lisboa, quando perdeu o controle, bateu num poste e só parou quando se chocou com outros veículos.
       Para preservar Bruno Cesar, chegou a ser noticiado que ele não estaria no volante, mas apenas acompanhando o teste, juntamente com outro jogador brasileiro do Benfica, o defensor Jardel. Entretanto,  a empresa proprietária do carro, que ficou bastante danificado, confirmou que a "barberagem" foi mesmo do ex-corinthiano.

Como sempre, Pelé fala demais

                Pelé disse ao jornal francês Le Monde que Lionel Messi ainda precisa ganhar três Copas e marcar 1283 gols para ser comparado a ele. Eu acho até que o "nosso Rei" tem razão, mas também acho que ele não devia ter dito isso.
                 O ex-jogador brasileiro, de 71 anos,  voltou a brincar dizendo que "nunca haverá outro jogador como Pelé, porque minha mãe e meu pai fecharam a fábrica." Mas ele admitiu que, técnicamente Messi está ao seu nível: "Ambos recebemos um dom de Deus."

A Foto do Dia

            No dia de São Sebastião, aniversário do Rio de Janeiro, os cariocas estão realmente e curtindo o momento. Aqui, nas areias de Ipanema, a disputa por um lugar é árdua. O tempo colabou. O sol quente e o mar azul esverdeado fazem a festa do povo. Parabéns, Cidade Maravilhosa !

Acredite: Cabañas volta ao futebol

                   Dois anos depois de ter levado um tiro na cabeça e sobrevivido, o atacante paraguaio Salvador Cabañas está voltando ao futebol. Aos 31 anos, ele jogará a 3ª Divisão Paraguaia pelo 12 de Octubre, time de sua cidade natal, Itauguá.
                    Ex-astro do América do México e da Seleção Paraguaia, Cabañas passou por um longo período de tratamento e parece estar completamente recuperado. Vamos ver agora, na prática.
                    O tiro que vitimou Cabañas foi disparado por um suposto narcotraficante, no banheiro de um bar, no  México. Poucos esperavam que ele sobrevivesse e ninguém acreditava que um dia ele voltaria a jogar futebol.

Morre Etta James

            Depois de lutar contra um câncer desde 2010, a cantora Etta James morreu hoje, aos 73 anos, num hospital da Califórnia. Foi uma das maiores interpretes dos últimos anos nos Estados Unidos. Ela morreu de complicações de uma leucemia. Na hora de sua morte, estava acompanhada do marido e dos filhos. Etta sofria também de demência e hepatite C.
             Etta James obteve sucesso com muitas canções, especialmente At Last, The Wallflower e Something's Got a Hold on Me.

A traumática despedida de D'Alessandro

              A torcida do Inter vive um drama. D'Alessandro também. A ida do meia argentino para o Shanghai Shenhua, da China, está sendo sofrida demais para todos, depois de quatro anos de permanência do D'Ale no Beira Rio. Mas quem resiste a uma proposta de 10 milhões de euros por um contrato de dois anos?
           Hoje pela manhã, D'Alessandro treinou normalmente, já recuperado da contusão que o tirou do jogo com o Novo Hamburgo.  A diferença é que ele treinou no time de baixo, coisa muito rara nestes quatro anos. E a tristeza está presente em tudo. Até na conversa com o técnico Dorival Junior (foto). A transferência pode ser confirmada a qualquer momento.              

Olha o Carnaval aí. Pelo menos é um recomeço

              Ontem escrevi sobre a ausência de carnaval em Londrina, e hoje leio no Jornal de Londrina uma matéria sobre um carnaval diferente que o Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura) tenta promover em cantos isolados da Cidade. É sem dúvida um tímido recomeço, que fica longe da verdadeira filosofia carnavalesca, mas que merece aplausos pela iniciativa cultural. Pelo menos, nossas crianças ficarão conhecendo um pouco mais sobre esta que é a maior e mais alegre manifestação do povo brasileiro.

              Vejo que estão buscando patrocinadores para ampliar o movimento, mas acho que não é por aí. Aliás, aqui em Londrina não se faz nada sem primeiro pedir patrocínio. O carnaval não precisa necessáriamente de dinheiro que venha de fora. Ele nasce dentro das pessoas. O dinheiro só é necessário para os desfiles e a montagem das escolas de samba. Mas para o carnaval de rua a que me refiro com maior ênfase, este só é preciso alegria, disposição, espírito festivo. Homens e mulheres se vestem com trajes do sexo oposto, ou de palhaços, de reis ou de princesas, tudo com as roupas velhas que todos têm em casa. Uma máscara engraçada pode dar um toque especial.
                 E depois é só sair por aí cantando; "Esse ano não vai ser/ Igual aquele que passou/ Eu não brinquei? Você também não brincou... " 

Tem mais um gaúcho no nosso Blog

             Com  muita alegria, registro o ingresso do primo José Apodi Dourado (marido da minha prima Lalá) como seguidor do Blog do Flávio Campos. Gaúcho de Lavras do Sul, o pai da Pietra é Policial Federal e torcedor apaixonado do Inter, como bem mostra a foto do casal. Venha, Apodi, seja muito bem vindo !