Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Renan perde a "boquinha" 
  de presidente do Senado



                  O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello concedeu liminar (decisão provisória) nesta segunda-feira, para afastar Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado. Ele, porém, mantém o mandato de senador.
                   O ministro atendeu a pedido do partido Rede Sustentabilidade e entendeu que, como Renan Calheiros virou réu no Supremo, não pode continuar no cargo em razão de estar na linha sucessória da Presidência da República.
                   "Defiro a liminar pleiteada. Faço-o para afastar não do exercício do mandato de Senador, outorgado pelo povo alagoano, mas do cargo de Presidente do Senado o senador Renan Calheiros. Com a urgência que o caso requer, deem cumprimento, por mandado, sob as penas da Lei, a esta decisão"- afirma o ministro no despacho.
                 Renan Calheiros ainda pode recorrer ao plenário do Supremo. Além disso, a ação ainda terá que ser analisada pelo plenário da Corte mesmo sem o recurso do peemedebista, mas isso ainda não tem data para ocorrer.
                    Com o afastamento do peemedebista da presidência, o senador oposicionista Jorge Vianna (PT-AC), primeiro-vice-presidente do Senado, assumirá o comando da Casa.
Um barulho nunca explicado !

                    O que seria ?



                Imagine estar sozinho em uma pequena nave. É sua primeira vez contemplando o espaço quando, de repente, você começa a escutar barulhos estranhos.  Foi o que aconteceu com Yang Liwei, o primeiro chinês a ir ao espaço, em 2003.
             Em uma entrevista recente a uma rede de televisão chinesa, divulgada pela agência de notícias estatal Xinhua, Yang contou que escutou um ruído semelhante a "um martelo de madeira batendo contra um cubo de ferro".
              Ele ficou um pouco nervoso e decidiu olhar pela escotilha da nave, mas não encontrou uma explicação para a batida misteriosa.  Por mais que tentasse, nunca conseguiu decifrar o que era.
                Ao retornar à Terra tentou, sem sucesso, recriar o som para que especialistas pudessem ajudar a identificar do que se tratava.  Como era de se esperar, a história sobre o barulho misterioso no espaço chamou a atenção dos meios de comunicação chineses.
           Quem ou o que batia na nave de Yang quando ele estava sozinho, a milhares de quilômetros da Terra?

Sábia Faixa !



O treino do Inter no último sábado teve como destaque um protesto silencioso de torcedores colorados, que ergueram uma faixa que dizia: "Clube grande, direção pequena".  A revolta no Inter é grande !



Se ganhar a  Copa do Brasil, Grêmio
 será o melhor do ranking nacional



          Se conquistar o título da Copa do Brasil, quarta-feira em Porto Alegre, o Grêmio, além de quebrar a seca de conquistas importantes e garantir um lugar na fase de grupos da Libertadores 2017, alcançará o primeiro lugar do Ranking Nacional de Clubes da CBF.
       De acordo com o levantamento feito pela ESPN, o Grêmio vai a 15.078 pontos em caso de título — e ainda chegará de 15.102 a 15.118 pontos dependendo da posição final no Brasileirão.
             O Palmeiras, que já garantiu o título brasileiro, ficará com 14.720 pontos na próxima atualização. O Corinthians, atual líder com 14.664 pontos, cairá pela defasagem das conquistas e, na melhor das hipóteses, terminará o ano com 14.408 pontos.
               O ranking da CBF leva em consideração o posicionamento no Brasileirão e na Copa do Brasil nos últimos cinco anos — quanto mais recente o resultado, mais valioso é pelos critérios adotados. O método ainda dá bônus aos times que jogaram a Libertadores e Copa Sul-Americana e não puderam jogar a Copa do Brasil no mesmo ano.
Roger Machado pode ajudar 
 o Galo a derrotar o Grêmio
     ( Que papel estranho, não é mesmo ? )     

                     O Atlético  Mineiro  já tem confirmado o seu treinador para 2017. Roger Machado assumirá o comando da equipe na próxima temporada. Mas antes mesmo de iniciar os trabalhos no Galo, ele pode ajudar o Alvinegro na briga pela taça da Copa do Brasil deste ano. Na próxima quarta-feira, o time mineiro enfrentará o Grêmio, em Porto Alegre, precisando vencer por pelos menos dois gols para levar a disputa do título para os pênaltis.   E Roger Machado foi o treinador do Grêmio entre maio de 2015 e setembro de 2016. Neste tempo, o Atlético enfrentou o time gaúcho em quatro oportunidades, com três derrotas e um empate. O Tricolor ainda venceu o Galo na final da Copa do Brasil. Apesar de ser comandado por Renato Gaúcho, a base do time e o estilo de jogo é todo de Roger Machado.

                      Por ter dificuldades em entender o sistema de jogo do Grêmio - vários gols nos confrontos surgiram em troca de passes sem que a marcação alvinegra conseguisse interferir -, a chegada de Roger pode ser um alento ao time Alvinegro.

                     Criador do sistema que fez o futebol tricolor empolgar o País mesmo com um elenco de poucas estrelas, Roger Machado pode ajudar o interino Diogo Giacomini a criar uma estratégia que leve o Atlético à vitória. O treinador é o criador do método de jogo do time gaúcho e sabe a forma em que os adversários podem travar a equipe.  O time alvinegro precisa, principalmente, conseguir marcar a troca de passes na intermediária de ataque do Grêmio. É ali, com a bola dominada e vários jogadores próximos, que o time tricolor cria suas jogadas e leva perigo aos adversários. 

                 Grêmio e Atlético se enfrentarão em Porto Alegre, na próxima quarta-feira, às 21h45m. Por ter vencido o primeiro jogo, no Mineirão, por 3 a 1, o Tricolor pode até mesmo perder por um gol de diferença que levantará a taça. Vitória alvinegra por dois gols de diferença, não importando o gol marcado fora de casa, leva a disputa do título para os pênaltis.
 Vejam o que restou da Chapecoense



O presidente em exercício da Chapecoense, Ivan Tozzo, já recebeu a confirmação de que a Conmebol vai declarar a Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana. O clube vai receber a premiação de 2 milhões de dólares pelo campeonato. Já está tudo confirmado", informou Tozzo, que isse não saber se haverá cerimônia para receber a taça de campeão.



Como campeão da Sul-Americana, o clube catarinense disputará a Copa Libertadores de 2017 e também a final da Recopa Sul-Americana, na qual se enfrentam o campeão da Libertadores e campeão da Sul-Americana.
Segundo Tozzo, a fase de reestruturação da Chapecoense terá início esta semana. Ele agradeceu o apoio recebido da CBF, da Conmebol, da Fifa e dos torcedores em Chapecó.
Declarada campeã da Copa Sul-Americana,  a Chape vai receber uma premiação de R$ 6,9 milhões que será extremamente útil neste momento. Classificado para a Libertadores, o time conta com apenas 10 jogadores no elenco: os goleiros Marcelo Boeck e Nivaldo (que está se aposentando), os zagueiros Rafael Lima e Demerson, o lateral Cláudio Winck, o volante Moisés, os meias Nenén, Hyoran e Martinuccio, e o atacante Lourency, sendo que Hyoran já está acertado com o Palmeiras para 2017. 
        Nos próximos dias, a Chapecoense deverá anunciar José Carlos Maringá como diretor de futebol, cargo que o ex-jogador exerceu entre 2010 e 2013. A partir daí, o Furacão vai começar a conversar com outros clubes que manifestaram interesse em emprestar jogadores de graça. Mas tudo será de forma seletiva. Apesar do impacto devastador no elenco, existe uma certeza de que o clube não sairá recebendo todo e qualquer jogador, mas sim estudará caso a caso.
        A Caixa renovou o principal patrocínio do clube, que não teve o valor divulgado, mas será bem maior do que os R$ 4 milhões anuais do último contrato. Além de buscar novos patrocinadores, a Chape terá ajuda financeira de alguns clubes da Série A. O primeiro a oficializar o apoio foi o Sport, que vai doar a renda da partida contra o Figueirense, neste domingo, em Recife. Outras equipes mandantes da última rodada do Brasileirão ainda podem fazer o mesmo.