Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Felipão ainda não sabe o que quer

        Estou mesmo convencido de que o técnico Luis Felipe Scolari não sabe mesmo o que quer para a Seleção Brasileira. Do jeito que vai, nunca teremos um equipe engrenada, com uma maneira de jogar definida. Para cada jogo ele convoca um grupo diferente, pelo menos com três novidades, como ocorrerá nos amistosos com Austrália e Portugal, que acontecerão nos dias 7 e 10 de setembro.
 
         Ramires (Chelsea), que foi descartado da Copa das Confederações, está de volta ao grupo. Vai entender porque. É uma das novidades. A segunda me agrada: a volta do lateral-direito Maicon (foto), titular da Copa 2010< que agora joga na Roma. Já escrevi aqui que, pra mim, ele é o melhor lateral-direito que temos. Forte, decidido, sem as frescuras de Daniel Alves, que até descartou o coringa no último amistoso.  Mas a terceira novidade é "pra acabar". O homem chamou o zagueiro Henrique. É ridículo. não tem bola pra jogar no Londrina.
        Olha a lista aí: Julio Cesar, Jafferson, Daniel Alves, Maicon, Maxwell, Marcelo, Thiago Silva, David Luiz, Dante, Henrique, Fernando, Hernanes, Luiz Gustavo, Paulinho, Ramires, Oscar, Lucas, Bernard,  Jô, Hulk, Fred e Neymar.

Está ficando muito perigoso

       Ontem fiquei vendo pela televisão a discussão e a posterior votação sobre o veto a projetos da área de saúde. Um espetáculo da pior espécie. Confesso que me assustei, com medo de que logo apareça alguém querendo fechar nosso Congresso.
       Em certos momentos, eu me sentia com num campo e futebol. Enquanto os políticos discutiam e defendiam seus interesses, as torcidas ficavam lá em cima, nas arquibancadas, xingando, aplaudindo e gritando. Uma esculhambação.

 
        Se isto é democracia, então estamos todos perdidos. Votamos nas eleições e escolhemos nosso representante. Mas na hora dele decidir o que é melhor pra nós, temos que ir ao Congresso para xingá-lo ? É isso mesmo ?
         E o pior é que o destempero não está instalado só no Congresso. No Supremo Tribunal Federal, esse bate-boca do presidente Joaquim Barbosa com o ministro Lewandowski nos mostra que o equilíbrio sumiu faz tempo.
         É mesmo de ficar com medo, até porque já vimos esse filme antes. Se tudo estiver descontrolado no País, estarão abertas as portas para ações que poderão acabar de vez com nossa pobre democracia.

Barrar refri é fácil. Quero ver barrar as drogas

            Um projeto do senador Paulo Paim (PT-RS) foi aprovado hoje por unanimidade pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado, para proibir a venda em escolas públicas de refrigerantes e salgados. Tudo bem, é preciso lutar contra a obesidade infantil, mas temos uma guerra muito mais importante, que seria a de barrar as drogas, que também a disposição dos jovens em muitas escolas. Elas estão escondidas, mas estão lá.
             Impedir que os bares de uma escola pública vendam refrigerantes é muito fácil. Mas quem é que vai ficar na porta das instituições escolares para barrar os traficantes ?  Diante da gravidade dos problemas existentes no Brasil, certos projetos parecem ser brincadeiras.

De Londrina para o mundo

       Embora Londrina não tenha há muitos anos um bom time profissional de futebol, continuam saindo daqui jovens que fazem seu nome lá fora. Sempre foi assim e continua sendo. Inúmeras escolinhas estão instaladas na cidade, muitas pertencentes a clubes conhecidos. É o caso do Boca Juniors, da Argentina, que tem escolas espalhadas por várias cidades brasileiras.
 
                                     
  
       Em Londrina, a franquia do Boca tem como treinadores os profissionais Billy de Paula  (física) e Jair Borges (técnica), que estão conseguindo excelentes resultados. Como são os casos dos garotos Alexsander e Vinicius (foto), que estão em Curitiba, passando por avaliação no Atlético Paranaense. O Furacão sempre se deu bem levando meninos revelados em escolinhas de Londrina.
      Felipe Freitas, um outro garoto do Boca Juniors Londrina, também embarcou esta semana para a França, onde vai participar de um torneio internacional. Podem apostar que Jair e Billy vão lançar muitos garotos bons de bola no futebol nacional.

Minha segunda mãe faz 101 anos

       Meu pensamento hoje está voltado para Porto Alegre, onde minha querida "Dinda" está festejando os seus 101 anos de vida. É isso mesmo, CENTO E UM. Que coisa linda, não ?
 
                         
       A foto foi feita na véspera do seu centenário, no ano passado. Mas ela continua assim, com esta alegria toda e com uma cabeça melhor do que a de muitos de nós. Na verdade, tia Marina Duarte Almeida sempre foi uma mulher fantástica. Ela é madrinha da minha irmã Maria Luiza, mas lá em casa todos sempre chamaram ela de "Dinda".  E todos os seus outros sobrinhos também a chamam carinhosamente  assim. Ela é tratada como se fosse madrinha de todos.
       Quando sai de casa, deixando meus pais e irmãs em Pelotas, nos idos se 1960, foi na casa dela que eu fiz minha primeira parada. Seu marido - o saudoso "Dindo" Manoel Almeida - era irmão da minha mãe. Me tratando como um filho, eles me ajudaram a arranjar meu primeiro emprego e aí sim sair pela vida. Foram meus segundos pais.
        Vou rezar o dia inteiro, para que a Dinda esteja muito feliz neste data,  e que logo eu possa dar uma chegada até Porto Alegre, para beijá-la com muito carinho. Segue em paz, querida Dinda ! 

Internet me largou na mão

       Depois de um dia de folga forçada, estou finalmente retornando. Passei a terça-feira inteira sem internet e sem telefone. Sou assinante Net Combo, briguei com eles o dia inteiro, mas não adiantou. Talvez a culpa até nem seja deles. Fazer o que ?
        Menos mal que a televisão funcionou normalmente. Pelo menos continuei atualizado com a vida. Mas perdi a chance de manifestar a minha satisfação pela permanência de Germano no Tubarão. E de lamentar que,  depois de 16 anos, o handebol masculino esteja deixando Londrina. O professor  Giancarlos Ramirez cansou. Judiaram demais do homem.
         Vamos rezar para que a Internet não nos judie também.