Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Mais dois jogos definidos


           A Copa do Mundo no Brasil está crescendo em emoção a cada dia. E amanhã teremos os últimos quatro jogos da Primeira Fase. Hoje ficaram definidas mais duas partidas das Oitavas-de-Final.
 
                            Dia 30/6 - Segunda-feira - às 13 horas - Em Brasília - FRANÇA X NIGÉRIA
                            Dia 1/7 - Terça-feira - às 13 horas - em São Paulo - ARGENTINA X SUIÇA

Caiu a primeira seleção sul-americana

 
         O futebol sul-americano perdeu esta noite no Maracanã a grande chance de classificar todos os seus representantes para a segunda fase da Copa do Mundo, as oitavas-de-final.   Brasil, Uruguai, Argentina, Colômbia e Chile conseguiram passar, mas a Seleção do Equador não teve forças para derrotar a França e está fora da competição.
          Os franceses, que já tinham duas vitórias, entraram mais tranquilos e dominaram a partida, embora não saíssem do zero a zero. O artilheiro Benzema desta vez não fez gols, bem marcado que foi pelo zagueiro Erazo (na foto acima), que joga no Flamengo.
 
            O que complicou definitivamente os equatorianos foi a expulsão de Antônio Valença, um jogador importante. Com apenas dez homens, o Equador não teve maior chance de chegar à vitória e à classificação. Mas a França não repetiu a atuação dos dois primeiros jogos. Poderá passar apertado contra a Nigéria, nas semifinais. 
    Nas cadeiras do Maracanã, Ludivine, a linda esposa do lateral francês Sagna torceu pelo marido, com a ajuda do filho Bacary

Suiços garantiram sua vaga


       A vitória da Suiça sobre Honduras, lá na Arena Amazônia, em Manaus, já era esperada. O que ninguém esperava é que Shaqiri, um atacante de apenas 22 anos, que joga no Bayern de Munique, explodisse e marcasse três gols, estabelecendo um placar de 3 a 0. Foi fácil demais para os suíços conseguirem esta vaga para as oitavas de final.
        Os hondurenhos deram o que tinham pra dar.  Não tinham condições de chegar mais longe. Estão saindo do Mundial com dignidade. Vão embora com três derrotas em três jogos. E vamos ver o que a Suíça poderá fazer nas oitavas.

Argentinos arrancam "pra chegar"


    Fiquei com a sensação de que esta vitória de 3 a 2 da Argentina sobre  a Nigéria, num ótimo jogo, pode representar a arrancada dos platinos em busca do título mundial. É claro que a Holanda segue sendo a maior favorita, mas "los Hermanos" mostraram força, técnica e disposição nesta partida disputada palmo a palmo, em Porto Alegre. Esta é a Argentina que todos esperavam ver na Copa.
      Acho que foi um das melhores jogos da Copa até aqui, mexendo com os 43.285 torcedores que lotaram o Beira-Rio. A Nigéria cumpriu a melhor apresentação entre os africanos, e incomodou a Argentina durante  todo o tempo, mantendo o jogo aberto até o final. E Lionel Messi voltou a encantar a todos, marcando duas vezes e alcançando a artilharia da Copa, com 4 gols.
 
       A ordem dos gols mostra como a partida foi emocionante. Argentina abriu o placar logo aos 2 minutos, quando De Maria acertou a trave nigeriana e Messi pegou o rebote, disparando uma bomba. Mas a Nigéria tinha o inspirado Ahmed Musa, que empatou dois minutos após. E o segundo gol platino também foi do craque Messi, desta feita cobrando uma falta com notável maestria.
                                      
       No segundo tempo, novo início arrasador, pois o surpreendente Musa marcou seu segundo gol, já aos 2 minutos, e botou fogo no jogo. Porém, aos 4', foi a vez dos argentinos desempatarem, num lance aéreo. Rojo usou o joelho para empurrar a bola para as redes.
        E o jogo continuou muito bom, mesmo quando o técnico Alejandro Sabella resolveu poupar Messi, colocando Alvarez em seu lugar. A Argentina mostrou segurança para fechar o Grupo F como campeã, somando três vitórias em três jogos, com 100% de aproveitamento.
     

Despedida dupla em Salvador

 
    Bósnia e Irã ainda tinham chances de classificação, quando entraram no gramado da Fonte Nova, agora à tarde em Salvador, para fechar o Grupo  F da Copa do Mundo. Os europeus venceram por 3 a 1, mas não conseguiram garantir uma continuação no campeonato e acabaram dando adeus juntamente com os iranianos.
       Mas não foi um jogo ruim. Tivemos quatro gols e boa movimentação. No primeiro tempo, aos 23 minutos, Dzeko fez 1 a 0 para a Bósnia, que aumentou aos 13' do segundo, através de Pjanic.  A Seleção do Irã ameaçou reagir, quando aos 38', quando Reza marcou o único gol iraniano nesta Copa. Porém, um minuto depois, Vrsajevic anotou o terceiro gol da Bósnia, fechando o marcador. Envergonhado, jogador do Irã até cobriu a cabeça com a camisa.

Porto Alegre virou Argentina


       Estou acompanhando desde cedo as imagens de Porto Alegre, pela TVcom, via Internet. É mesmo impressionante o número de argentinos que circula pela cidade e se aproxima do Estádio Beira-Rio. Vemos também muitas camisas do Inter e do Grêmio. O jogo Argentina x Nigéria, daqui a meia hora,  é mesmo um grande acontecimento na capital gaúcha.

         Os argentinos montaram hotéis nos próprios carros, improvisaram o churrasco sobre carrinho de supermercado e até dividiram quarto de motel pra tomar um banho quente. A grande maioria deles não vai assistir ao jogo, porque não tem ingresso.  Mas eles querem estar bem pertinho da sua seleção.
         Ouvi uma entrevista de um casal. Ele tem 54 anos e ela 60. São aposentados. Compraram um furgão só para acompanhar a Seleção Argentina nesta Copa. Acoplaram até um banheiro químico no furgão.
        Dois grandes acampamentos se formaram na área central de Porto Alegre. Um bem no centro e o outro na chamada Cidade Baixa. E seja o que Deus quiser

 

A gordura que todas queriam ter



        Está circulando por aí, a notícia de que a modelo  Larissa Riquelme teria perdido o emprego de divulgadora do concurso Miss Bumbum 2014.  Larissa, 29 anos, é aquela paraguaia que ficou famosa na Copa de 2010, e continua sendo muito admirada pelos brasileiros até hoje. É mesmo uma mulher muito linda.
 
 
 
 
 
          O cara que dispensou Larissa por excesso de peso deve ser um baita recalcado. Ou então está com inveja do jogador paraguaio Jonathan Fabbro, que já jogou no Atlético Mineiro, em 2006, e que é o atual namorado de Larissa.