Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Início do Pan ameaçado pelo mau tempo

           
A chuva e o frio aumentam no México, ameaçando até a realização da cerimônia de abertura do Jogos Pan-Americanos. A festa está ameaçada pela passagem da tempestade tropical Jova pelo litoral mexicano. O Jova até enfraqueceu, deixando de ser um furacão. Mas a chuva aumentou muito e os termômetros cairam. Especialmente os esportes náuticos estão ameaçados pelas condições do clima. E não será surpresa se a festa de amanhã às 22 horas (de Brasília) tiver que ser reduzida ou mesmo adiada.

Vasco deixa escapar a grande chance

                                                                        Fred fez tres gols e perdeu um penalti

      Ao empatar com o Atlético Paranaense, por 2 a 2, em Curitiba, o Vasco deixou escapar a grande chance de reassumir a liderança do Brasileirão. Na verdade, o time carioca quase perdeu o jogo, pois no primeiro tempo os paranaenses venciam por 2 a 0, com gols de Paulo Baier e Guerron. A entrada de Elton foi a salvação, pois ele marcou os dois gols que levaram os  vascaínos ao empate. Com a igualdade, o Vasco alcançou o Corinthians, mas continua em segundo lugar pelos critérios de desempate.
       Quem se deu bem na rodada foi o Fluminense, que ganhou do Coritiba por 3 a 1, com três gols de Fred, que ainda perdeu um penalti. Marcos Aurélio fez o gol dos coxas no Engenhão.
        E quem quebrou a cara nesta quinta-feira foi o Santos, que perdeu mais uma no Brasileirão: 2 a 1 para o Atlético Mineiro, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Rever e Magno Alves marcaram para o Galo, enquanto Borges chegou  ao seu 21º gol no campeonato, anotando para o Santos. E o que é pior para o Santos: Neymar e Crystian foram expulsos.
         A nova classificação: 1º Corinthians, 51; 2º Vasco, 51; 3º Botafogo, 49; 4º São Paulo 48; 5º Flamengo,48; 6º Flu, 47; 7º Inter, 44; 8º Figueirense, 41º; 9º Palmeiras, 41; 10º Coritiba, 40; 11º Grêmio, 39; 12º Atletico Goianense, 39º; 13º Santos,38; 14º Bahia, 35; 15º Ceará, 32; 16º Cruzeiro, 31; 17º Atletico Mineiro, 30; 18º Atlético Paranaense, 28; 19º Avaí, 26; 20º America Mineiro, 24 pontos

A presença de Londrina no Pan

          Muitos londrinenses estão em Guadalajara, integrando as equipes brasileiras dos mais variados esportes. No taekwondo, nossa presença é marcante, com a estrela Natália Falavigna e mais três atletas. Destaque especial também para o técnico londrinense, o meu amigo Fernando Madureira, que vemos na foto no orientando  Raphaella Galacho , a mais nova das atletas do Brasil, com apenas 21 anos, hoje em Guadalajara.

Brasil está na Vila Pan-Americana

       O chefe da delegação brasileira, o ex-jogador de volei Bernard Rajzman (o homem do saque "jornada nas estrelas"), comandou a cerimônia de hasteamento da bandeira nacional na Vila Pan-Americana (foto), hoje em Guadalajara. O presidente do COB Carlos Nuzman também esteve presente à solenidade, que reuniu cerca de 50 pessoas. Nenhum nome de destaque das equipes brasileiras estava no local, na ocasião

Chegada da tocha sempre emociona


         A tocha pan-americana chega amanhã cedo a Guadalajara, depois de percorrer todo o México, desde o dia 25 de agosto. Ela permanecerá na Praça da Liberação, no centro da cidade,  até às 21 horas, quando será então conduzida ao Estádio Omnilife, para a cerimônia oficial de abertura do Pan 2011.
         Hoje, a tocha passou por Lagos de Moreno, onde será disputado o beisebol, e seguiu depois para Amatitán, onde visistou as fazendas de tequila, passando pelos campos de agave e de cactus, de onde é extraída a tequila. Foi o ultimo ponto de parada antes de Guadalajara.
         Na foto do Terra, um para-atleta conduz orgulhosamente a tocha, durante a passagem pela cidade de Chapala, que fica a 50 quilometros de Guadalajara.

Está chegando a hora


          A cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara está marcada para amanhã à noite, com transmissão pela TV através da Record, a partir das 22 horas. E  o palco será o estádio que vemos na foto, o "Omnilife", onde também serão disputados os jogos dos torneios masculino e feminino de futebol do Pan. Com a presença de gente famosa de toda a América, a festa inaugural terá os tradicionais juramentos de atletas e juizes, a chegada da tocha pan-americana, declaração oficial de abertura, vários eventos artísticos e, como destaque, o desfile das delegações dos 42 países participantes.
           A maior preocupação é com a possibilidade de chuva e ventos fortes, o que poderá determinar uma mudança de última hora na programação. Seis mil atletas devem participar do Pan 2011, e as disputas se iniciam no sábado, com ciclismo, natação, handebol, badminton, taekwondo, tenis-de-mesa, tiro, remo, voleibol, Squash e pentatlo moderno.

O goleiro que mais gols levou

         O gremista Silmar me telefonou reclamando, porque escrevi aqui que "o goleiro Victor adora levar um gol." Perguntei logo a idade dele, e Silmar respondeu: 29 anos e há 11 torço pelo Grêmio."   Entendi logo o motivo de sua indignação. Ele não conheceu os grandes goleiros que defenderam o Grêmio Foot-ball Portoalegrense.
         Acompanho o Grêmio desde o começo dos anos 50. Um pouco antes até. Em 49 morei em Porto Alegre, na Azenha, bem pertinho do local onde cinco anos depois o Tricolor inaugurou o Estádio Olímpico. E me acostumei a ver sempre grandes goleiros defendendo o Grêmio.
         Pra começar, o "Atleta Símbolo" do Grêmio era goleiro: Eurico Lara. Eu não tinha nascido, mas o que ouvi sobre Lara nunca me saiu da cabeça. E há uma estátua dele, no Olímpico. Mas, já no meu tempo, vi outros goleiros fantásticos, como Sergio Moacir Torres, o argentino Germinaro, Suli, Henrique, Alberto, Irno, Arlindo, Emerson Leão, Mazzaropi e vários outros.
        Porém, o que me parece mais importante e que você pode checar lendo a história do Grêmio, é que Victor, apesar da boa fase vivida em 2008 e da chegada à Seleção Brasileira, é o goleiro gremista que tem a média mais alta de gols sofridos nos últimos 20 anos, pelo menos. Parece que ele "atrai" a bola para o seu gol. É o chamado "chama gol".  De dois anos para cá, sua performance é muito ruim. Já passou da hora de entregar a camisa 1 do Grêmio para  outro goleiro, meu caro Silmar.

Ronaldo Fenômeno era diferente

         São Paulo e Corinthians estão quebrando a cara com as contratações de Luis Fabiano e Adriano. Não são mais aqueles jogadores que conseguiram um bom destaque, inclusive no Exterior. Acho que sãopaulinos e cortinthianos acreditavam que com os dois aconteceria o que ocorreu com Ronaldo Fenômeno. Mas é claro que estavam enganados.
         Não é qualquer jogador que, depois de aparentemente acabado, consegue o que Ronaldo conseguiu no Corinthians. É porisso que ele é chamado de "Fenômeno". Chegou gordo, fez regime duro, treinou duro, fez um esforço duro e deu a volta por cima. Entrou no time e já saiu fazendo gols por aí a fora.  Fez 35 gols com a camisa alvinegra. Gols de cabeça, gols por cobertura, gols de direita, gols de esquerda, gols de penalti, gol de tudo que é jeito.
           É claro que ainda é possível que Adriano e Luis Fabiano se recuperem. Mas acho pouco provável. É uma questão de fibra e de inteligência, predicados que sobram em Ronaldo.

Mais um londrinense

        A boa notícia que me trouxe o Portal Londrix foi a de que mais um londrinense deverá ocupar um cargo de relevância nacional. João Rezende, ex-secretário da Fazenda de Londrina e ex-presidente do Sercomtel, deverá ser o novo presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), por indicação do ministro Paulo Bernardo outra "cria" de Londrina.
        Rezende é advogado formado pela UEL e já vinha atuando como Conselheiro da Anatel. Não o conheço pessoalmente, mas sempre ficou muito contente quando vejo pessoas daqui conseguindo destaque nacional. Boa sorte pra ele na nova função.

Chuva benvinda

        Pelo terceiro dia seguido, temos tempo chuvoso em Londrina. Não cai água o dia inteiro, mas de vez em quando ela vem.  Acho que todos estamos satisfeitos, porque já havia uma certa preocupação com possível falta d'agua. Não é o melhor tempo para curtir um fim-de-semana, por exemplo,porém é necessário. A gente se sente melhor.
         Mas sei que vamos ter reclamações a partir da sexta-feira, porque as previsões são de mais chuva amanhã, sábado e talvez domingo. Segundo o "Jornal do Tempo", só pára de chover na segunda-feira. Mas o "Clima Tempo" garante que no domingo já não chove em Londrina.

Camata também é seguidor

        Começo o dia saudando o amigo Ederson Camata, novo seguidor do Blog do Flávio Campos. Camata é o presidente do Grêmio Literário e Recreativo Londrinense e uma das pessoas mais educadas e organizadas que eu conheço. Basta dizer que há mais de 20 anos (ou quem sabe até 30), que ele me liga no dia do meu aniversário. E olha que naquele tempo não existia facebook. O fato é que, se eu me esquecer que estou aniversariando, o Camata me lembra. Ficou muito orgulhoso com a sua presença entre os seguidores do nosso blog.