Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Ainda bem que as Olimpíadas estão chegando

      Não está fácil aguentar a fase atual do futebol brasileiro. Eu nunca vi tanto time ruim ao mesmo tempo. Pelo menos vamos ver como estão as outras modalidades.  Podem acreditar que veremos coisas boas. Nos outros esportes, a podridão não é tão grande como no futebol. Qualquer meia-boca hoje vira profissional de futebol. É só correr e dar porrada nos outros.
       Pra jogar basquete, vôlei, nadar ou praticar ginástica (pra falar apenas de alguns esportes) tem que ter mais qualidade, mais talento. Só dar um bico numa bola não basta. Quando cheguei a Atlanta para cobrir a minha primeira Olimpíada é que me dei conta de como o futebol é pequeno. Uma Copa do Mundo de Futebol não tem um décimo da grandeza de um Jogos Olímpicos.
        Alguns amigos as vezes não concordam quando critico, por exemplo, os times do Corinthians e do Palmeiras. Mas basta chamar a atenção para um fato: esses dois times são tão fracos que nem a tão criticada Seleção brasileira convoca jogadores deles. Como se explica que o campeão da Libertadores e o campeão da Copa do Brasil não tenham nenhum jogador na Seleção ?

Hoje tem Brasil x Argentina outra vez

       Na semana passada o basquete masculino do Brasil perdeu para a Argentina, na final de um torneio disputado no vizinho país. Hoje à noite, a partir das 21 horas, as duas seleções voltam a se enfrentar, desta vez para decidir o torneio amistoso Super Four, que está sendo disputado em Foz do Iguaçu, como preparação para os Jogos Olímpicos.  Ontem, com o ginásio de esportes Costa Cavalcanti lotado, a Argentina derrotou o Chile por 96 a 62 e o Brasil venceu a Espanha, que não trouxe os jogadores que atuam nos EUA, por 101 a 68. A foto é do jogo.

        Nenê foi testado e jogou quase todo o tempo, mas continua sentindo dores no pé. E a baixa da partida de ontem foi Leandrinho, que sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo. Ele não deve participar do jogo com os argentinos. A SporTV mostra a partida. Vale a pena conferir.

Corinthians está cada vez pior

         Levar 27 mil torcedores ao Pacaembu e fazer um papelão desses, é demais para um campeão sul-americano. O Corinthians levou três gols e um banho de bola do Botafogo, ontem no Pacaembú, num resultado que mancha sim a conquista da Libertadores. O vexame foi tão grande que o londrinense Heber Roberto Lopes ficou com pena e fez uma caridade, inventando um penalti para o Tião marcar seu golzinho.
         Não é de hoje que estou afirmando que o Timão não vem jogando nada, apesar das vitórias conquistadas. Só que agora, como ouvi o técnico Tite dizer hoje, "o nível de concentração caiu e aí não dá mais para aceitar." O treinador também lembrou que o time nunca tomou três gols e que "um campeão não pode baixar a guarda nunca."
          Não acho que o Tite seja um grande treinador. Mas ele é um cara sério, que trabalha muito e valoriza seus jogadores. o elenco do Corinthians não pode fazer isso com ele. Jogar futebol de grande qualidade eu não vou exigir, porque eles não sabem mesmo fazer isso. Mas é preciso continuar lutando como a equipe vinha fazendo. Só ouço dizer que cada jogador está pensando em transações e dinheiro alto. Mas ninguém está jogando bola.
           Uma das coisas que mais me espantou foi a ridícula atuação do tal do Romarinho. Entrar numa decisão em La Bombonera é uma coisa, mas correr atrás do prejuízo é outra bem diferente.
          

Parabéns, palmeirenses !

      Como todos os vencedores, os palmeirenses também merecem ser parabenizados pela conquista da Copa do Brasil. Devemos dar a eles parabéns em dose dupla, porque conseguir ser campeão com um time de qualidade tão baixa é mesmo uma grande proeza.
      Os torcedores palmeirenses aqui de Londrina me surpreenderam com o barulho que fizeram após a conquista. Pelo menos aqui na região onde moro - zona sul e proximidades do Igapó - êles superaram os corinthianos na vitória da Libertadores. Ontem, soltaram mais foguetes e também havia um número maior de veículos buzinando pelas ruas.
       Festa a parte, é preciso manifestar minha insatisfação por ver as nulidades triunfando. Com um futebol sofrível, Corinthians e Palmeiras conseguiram ganhar títulos importantes. Acho que é o reflexo do mau futebol que está sendo praticado aqui no Sul do Mundo.


                                    A festa dos palmeirenses em Curitiba, logo após o jogo                    
   
    É incrível como é que um treinador com o Felipão não consegue fazer o seu time jogar.  O Verdão não tem uma jogada. É só na bola parada, e só através de Marcos Assunção. Foi assim em Barueri e em Curitiba. E os jogadores são inexpressivos e absolutamente comuns. Se eu passar por qualquer um deles na rua não vou saber quem é. O time não tem um craque. Como é que consegue ganhar um título nacional ? O Felipão é mágico mesmo.
        E o Coritiba, além de ter sido prejudicado pelas arbitragens, "colaborou" com o Palmeiras. Marcelo Oliveira escalou mal o time. Como é que deixa o lateral Airton ( ex-Londrina) no banco para escalar aquele tal de Jonas, um "perna-de-páu". O Coxa tem mais time que o Palmeiras, mas tem uma incrível dificuldade para marcar um gol. Não tem um homem de área. O Everton Costa, que eu conheço bem lá do Rio Grande do Sul, é muito habilidoso, mas não sabe fazer gols. E os curitibanos estão iludidos com aquele Everton Ribeiro. Se tivesse escalado Lincoln e Tcheco, Marcelo poderia ter ganho o jogo.
                                         A festa de hoje, na chegada a São Paulo
            
            A vaga na Libertadores do ano que vem está garantida, mas acho bom a direção do Palmeiras começar a trabalhar ainda hoje, para montar um time inteirinho. Com esse que está aí, é fiasco na certa. Milagres não acontecem todo o dia.