Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Espanha e Itália se classificam

          Não foi nada fácil a definição do Grupo C da Eurocopa mas, como quase sempre acontece no futebol, os grandes engoliram os pequenos. A Espanha levou um sufoco danado da Croácia, no segundo tempo, mas acabou dando sorte e chegando à vitória por 1 a 0, com um gol de Navas, no finalzinho da partida. Com isso, garantiu o primeiro lugar da chave.
                                            Iniesta não brilhou contra os croatas

   Na outra partida, a eliminada Irlanda bem que tentou, mas não conseguiu impedir a classificação da Itália, que venceu por 2 a 0 e conseguiu o segundo lugar do Grupo C. Cassano e Balotelli fizeram os gols.  Com seu futebol em crise, por causa do escândalo de manipulação de resultados no Campeonato Italiano, a equipe chegou a Eurocopa desacreditada, mas já começa a surpreender. A Itália é assim mesmo, costuma surpreender.
                                           Italianos comemoram a classificação
                                      

Tribunal da CBF tem que punir Luis Fabiano


          Depois deste relato, feito na súmula pelo árbitro goiano Elmo Resende Cunha, se Luis Fabiano não for suspenso pelo menos por seis meses, o TJD estará definitivamente desmoralizado. Os palavrões e as ameaças feitas pelo centroavante do São Paulo mostram bem o seu descontrole. Reafirmo o que escrevi ontem: Luis Fabiano é o maior ignorante em atividade no futebol brasileiro.
     O certo seria suspendê-lo e exigir um tratamento (psicológico ou psquiátrico) antes do seu retorno aos gramados. Antes que ele agrida alguém e provoque um grande tumulto. Mas as leis esportivas são muito brandas. É porisso que um cara assim continua jogando bola.
     Quando jogava no Sevilha, na Espanha, Luis Fabiano foi protagonista de uma briga com o uruguaio Diogo. Durante a briga, levou um  soco que o deixou tonto por alguns instantes. Depois pediu perdão. Até sua filha - então com três anos - achou muito feio ver o pai brigando em campo. Ele disse que se arrependeu. Foi suspenso, mas não se emendou e continuou violento.
       A foto abaixo (da Folha SP) nostra bem a maneira descontrolada como Luis Fabiano abordou o árbitro no jogo de ontem. Vale mencionar que, nos três primeiros jogos pelo Brasileirão,  Luis Fabiano recebeu cartão amarelo. Cumpriu suspensão e voltou ontem, para aprontar esta confusão.

    

A nova "Gabriela" chega hoje

       O remake da novela "Gabriela" estreia hoje na Globo, aparecendo como o grande destaque do dia na programação da televisão.  O Brasil inteiro conhece a história inspirada na obra do escritor baiano Jorge Amado (1912-2001), mas todos querem ver a nova versão, com Juliana Paes substituindo Sônia Braga. A presença de grandes astros, como José Wilker, Antonio Fagundes, Humberto Martins, Claudia Raia, Marcelo Serrado, Mateus Solano, Marco Pigossi, Fabiana Karla e até Ivete Sangalo garante o sucesso artístico.
       A história se passa nos anos 20, em Ilhéus, na Bahia. O capítulo especial de estréia será apresentado esta noite, após a novela  "Avenida Brasil", mas a sequência ocorrerá de terças a sextas-feiras sempre às 23 horas.

Paul McCartney faz 70 anos

       Hoje é dia do aniversário de Paulo McCartney, certamente o mais famoso dos beatles. Ele está completando 70 anos nesta segunda-feira. James Paul McCartney nasceu no Hospital Geral de Liverpool, Inglaterra, no dia 18 de junho de 1942. Sua mãe era católica e o pai protestante. Lamentavelmente, Paul se tornou agnóstico.
      Sua família tem ascendência irlandesa. Paul só começou  a frequentar a escola Liverpool Institute aos 11 anos. Foi no ônibus a caminho a escola que conheceu George Harrison. Aos 14 anos, Paul perdeu a mãe. Foi nesta idade que ganhou seu primeiro instrumento musical, um trompete. Decepcionado, pediu para trocá-lo por um violão. E começou a praticar. Como era canhoto, teve que mudar a ordem das cordas.
       Com 15 anos,  Paul apresentado a John Lennon, que o convidou para entrar no Quarrymen Skiffle Group que, depois de muitas transformações, viraria The Beatles. E o resto da história todo o mundo conhece. Paul e Lennon fizeram juntos 180 canções. Dos 18 aos 27 anos, Paul McCartney integrou a maior banda de rock de todos os tempos. Até que, no dia 10 de abril de 1970, depois de muitas desavenças pessoais e profissionais, Paul anunciou o fim da banda.

Outro papelão do Corinthians

        Não sei como é que o técnico Tite e os jogadores do Corinthians não se sentem envergonhados por estarem na lanterna do Campeonato Brasileiro. O Timão ficou a 12 pontos do lider Vasco, depois da derrota de ontem para a Ponte Preta, em Campinas, por  1 a 0, gol de André Luis.
        Quem desrespeita seus torcedores e faz uma campanha como esta que Corinthians e Santos estão fazendo no Brasileiro, não merece ser campeão da Libertadores. Como é que um time que não consegue jogar dois jogos por semana pode ser o melhor da América do Sul?  Esta frescura de poupar jogadores só ocorre de uns anos para cá. Antigamente não era assim. Mas hoje os nossos grandes times são formados por "maricas", que não podem fazer muita força.
         Os três times paulistas que estão decidindo Libertadortes e Copa do Brasil estão no grupo de rebaixamento do Brasileirão. O Boca Juniors também anda fazendo esta palhaçada de jogar com reservas para não cansar as "mocinhas". Quem merece ser campeão da Libertadores e a Universidad de Chile, que está liderando o Campeonato Chileno, cinco pontos a frente do segundo colocado.
        Corinthianos e santistas estão me fazendo torcer por La U.

Junior Team também perdeu para o Paraná

         Em três dias, o Paraná Clube (foto) ganhou dos dois clubes londrinenses que disputam a Segundona, em pleno Estádio do Café. Na sexta faturou o Cincão e ontem engoliu o Junior Team, que esteve muito perto de segurar um empate. O Tricolor continua "nadando de braçada". Já ganhou o turno e deve faturar também o returno.

         A diferença de estrutura é muito grande. O clube da Capital está neste campeonato por acidente. Já os demais participantes estão tentando crescer um pouco. Na partida de ontem, o Junior Team acabou sofrendo dois gols no fim do jogo, que acabou com a vitória paranista por 3 a 1. Rodrigo Santos fez o gol londrinense, enquanto Wellington Silva (2) e Hugo garantiram a vitória tricolor.


****** Em Maringá, tivemos a vitória do Grêmio Maringá sobre o Grecal, por 2 a 0, com gols de Anderson e Bruno. O time de Campo Largo continua na lanterna do campeonato. Deve cair para a Terceira Divisão.  E os dois Grêmios que representam a Cidade Canção (o Maringá e o Metropolitano) também já não têm chance de pensar em subir para a Primeira Divisão Paranaense. O futebol maringaense não vai mesmo, o que é uma pena.

******No outro jogoda rodada, o Foz do Iguaçu, que vem liderando o returno, sofreu um tropeço inesperado, só empatando em casa, com o Cascavel, por 2 a 2. Cleiton Mineiro e Carlinhos para o Foz e Sidclei (2) para o Cascavel foram os marcadores. Agora, com cinco jogos já disputados, o Foz só está 1 ponto na frente do Paraná Clube, que só jogou duas vezes.