Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Começa daqui a pouco a decisão

              Para nós, a decisão do Mundial de Clubes será jogada amanhã. Para os japoneses é hoje, daqui a 11 horas. E o que se observa é um otimismo geral. O Barcelona, que se acha o melhor do mundo (e muitos brasileiros acreditam nisso), acha que a vitória virá naturalmente. Já o Santos tem seus trunfos e, na base da modéstia, vai se fazendo de morto para surpreender o coveiro. Mas a torcida santista está confiante, como mostram os resultados obtidos pelos vendedores de faixas comemorativas ao título (foto).

                  Estou pagando para ver os espanhois vencerem com facilidade, como a maioria das pessoas acredita. Só se o Santos pipocar, se esconder do jogo. Se jogar o que sabe, dificilmente perde a partida. Messi é o melhor do mundo, mas Neymar vive um momento melhor, com dribles que realmente desestabilizam os adversários. Acho que, se alguém tiver que amarelar, o mais provável é que seja o Barça. Não sou santista não. Sou brasileiro, que conhece e aposta no futebol do seu país. Amanhã a gente conversa, depois do jogo. É lógico que qualquer um pode ganhar. Mas eu prefiro e acredito que ganhe o Peixe.

A estranha queda de Enio Vecchi

               A politicagem continua funcionando na Confederação Brasileira de Basquete que, sem uma explicação convincente, resolveu dispensar o técnico Enio Vecchi, responsavel pela classificação da Seleção Feminina para os Jogos Olímpicos. Vejam que coisa mais vazia esta explicação : "A decisão foi tomada a partir de um realinhamento do projeto, pensando na continuidade do trabalho de base realizado até agora e para 2016" - explicou a Confederação. A frase não diz nada, não explica nada. É pura baboseira
                O Brasil não perdeu os Jogos Pan-Americanos por culpa de Enio Vecchi. O que ocorre é que a CBB insiste em manter duas ou três atletas "pipoqueiras" na Seleção. Todo o técnico que assumir, vai cair logo ali adiante. Enio foi mais uma vítima.  O mais me espanta é que Hortência , diretora da CBB, concorde com estes desmandos e até participe deles.

E já se foram 51 anos

               Hoje faz 51 anos que eu deixei meus pais, minhas irmãs e a minha cidade de Pelotas. Recém saído do quartel, eu me achava apto para encarar o mundo. Foi no dia 17 de dezembro de 1960, às 14 horas, que o ônibus saiu da antiga e acanhada rodoviária pelotense, hoje substituída por um belo terminal. Ainda me lembro bem das sensações vividas naquele dia. Me doía por dentro, mas a vontade de descobrir a vida era maior. E lá fui eu para Porto Alegre que, na época, me parecia tão distante.

                                               A Pelotas que eu deixei pra trás           
   Eu achava que estava pronto. Mal sabia que ainda ia quebrar a cara muitas vezes, e que choraria de saudade em inúmeras oportunidades. Nunca vou me esquecer daquele dia. A imagem triste do meu pai, na despedida, ainda está viva em mim. Acho que também fiquei daquele jeito, quando três dos meus quatro filhos também foram embora de casa, atrás do seu futuro. O tempo passou, tudo valeu a pena. Constituí a minha família, fiz muitos amigos, aprendi a minha profissão e posso dizer que consegui ser feliz. Mas ainda me doi por dentro, quando me lembro daquele dia em que saí de casa.

Inter festeja hoje. E amanhã, o Santos festeja?

                O Internacional de Porto Alegre está comemorando agora à tarde em seu estádio, os 5 anos da conquista do título mundial interclubes, naquela vitória histórica sobre o Barcelona. Foi no dia 17 de dezembro de 2006. O Barça ainda não tinha Messi, mas tinha Ronaldinho Gaúcho, Iniesta, Deco, Xavi, Zambrotta e outros craques da época. Aos 36 minutos do segundo tempo, Indio deu um chutão lá da defesa. E Luis Adriano, Iarley e Gabiru se encarregaram de marcar o gol do título. Iarley deu uma "janelinha" e entortou Puyol (esse mesmo que amanhã vai marcar Neymar) e tocou para Gabiru, que botou a bola na rede. Os espanhois choram até hoje.
                Acho que o Santos pode perfeitamente fazer a mesma coisa, amanhã em Yokohama, se repetir a seriedade, o respeito e sobretudo a coragem que o Inter teve aquele dia, também no Japão. Afirmo com absoluta convicção que o Barcelona não é o melhor time do Mundo, mas apenas o melhor time da Europa. O futebol europeu é diferente do nosso. No confronto com os sul-americanos, desaparece boa parte daquele toque de bola que o Barça mostra por lá.
               Vejam, por exemplo, que o próprio Messi não joga contra as seleções sul-americanas o que joga no Espanhol ou na Copa dos Campeões da Europa. Por aqui, qualquer boliviano, chileno, equatoriano ou uruguaio marca bem o ótimo craque argentino. Agora mesmo, estamos vendo isto, nas eliminatórias sul-americanas para a Copa. Ou não é verdade ?
                Só tem um aspecto que precisa ser observado pelo Santos. É que além de marcar, o Peixe tem que jogar o mesmo futebol com que entorta corinthianos, são-paulinos, flamenguistas ou vascaínos. Jogar com coragem, com vontade vencer. É possivel repetir o que o Inter fez em 2006.

Dia triste para a arte brasileira

                Um dia de notícias tristes para as artes brasileiras. O carnavalesco Joãozinho Trinta e o ator Sérgio Britto nos deixaram mais pobres na nossa criatividade. Os dois morreram hoje, provocando muitas manifestações de pesar em todo o País.
                   A Arte Popular perdeu Joãozinho Trinta, que nasceu João Clemente Jorge Trinta, no dia 23 de novembro de 1933, em São Luis do Maranhão, onde também morreu hoje cedo, de choque séptico, pneumonia e infecção urinária. Ele superou dois AVCs, em 1997 e 2004, mas agora nos deixou aos 78 anos.
                    O Brasil inteiro conhece o trabalho de Joãozinho Trinta no carnaval carioca. "Povo gosta de luxo, quem gosta de miséria é intelectual" - disse ele uma vez, justificando o que fez nas escolas de samba do Rio de Janeiro. Artista plástico e carnavalesco,  obteve trânsito livre em todos os setores da sociedade brasileira.
                      Mostrando sua versatilidade, ele projetou em 2001 o primeiro grande desfile de Natal do famoso "Natal Luz" de Gramado, no Rio Grande do Sul. A foto é do seu trabalho na Serra Gaúcha. Joãozinho Trinta será sepultado segunda-feira às 10 horas, na sua São Luis do Maranhão.

                O ator, diretor, roteirista de cinema, televisão e teatro, Sérgio Pedro Corrêa de Brito (foto) já tinha 88 anos anos, mas ainda era uma figura de extrema importância nas artes cênicas do Brasil. Tanto assim que ainda em 2009, ganhou o Prêmio Shell de melhor ator. 
                Foram 65 anos de carreira deste carioca, que nasceu no dia 29 de setembro de 1923 e morreu às 6h45m de hoje, de insuficiência respiratória. Sérgio Britto está sendo velado na sede da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, e será sepultado amanhã às 11 horas.             

A FOTO DO DIA


           A Foto do Dia vem da Argentina, onde meu filho Zé Ivan curte férias com a namorada Taisa. E ele já começou me provocando, com esta "Parrilla". Não tem como não sentir vontade de comer tudo. Eu sempre digo que as pessoas que nunca provaram a carne que vem pra mesa lá na Argentina, na verdade nunca comeram carne de verdade. Bom proveito, Zé e Taisa.