Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

  
  BRASIL EMPATA. ARGENTINA LIDERA

    
              Começou ontem o Hexagonal Final do Campeonato Sul-Americano Sub 20, que está sendo disputado no Uruguai.  E a Argentina largou na frente, ao derrotar o Perú por 2 a 0, com gols de Giovanni Simeone e Angel Correa. Os outros dois jogos terminaram sem gols, entregando a liderança aos platinos. Nesta fase final, todos se enfrentarão em turno único, com os quatro melhores assegurando vaga para o Mundial da categoria.

          O resultado da Seleção Brasileira não foi tão ruim, pois ela havia sido derrotada pelos uruguaios na primeira fase do torneio, por 2 a 0. Mas no zero a zero de ontem (foto), no Estádio Centenário de Montevidéo, os brasileiros foram até superiores e poderiam ter ganho.  Só não gostei da mudança feita pelo técnico Alexandre Gallo nos últimos 5 minutos, tirando um atacante para reforçar o meio.
        A outra partida da rodada terminou com Paraguai 0 x Colômbia 0.
        Na quinta-feira, o Brasil pega o Paraguai. E no domingo enfrentará a Argentina


                        Cristiano Ronaldo pisou na bola
 Repercutiu negativamente em todo o mundo o comportamento de Cristiano Ronaldo, melhor jogador  do mundo, no jogo de sábado pelo Campeonato Espanhol, entre o poderoso Real Madri e o modesto Córdoba. O português agrediu o brasileiro Edimar (28 anos) com um chute e um soco. E depois ainda brigou com outro adversário, antes de ser expulso.  Enorme "mancada", para um jogador deste nível.
PODEREMOS TER SURPRESAS
 NO CAMPEONATO ESTADUAL

        Jogando suas duas primeiras partidas em casa, contra o Foz e o Nacional, o Tubarão tem tudo para arrancar na frente, neste Campeonato Paranaense que está chegando. Mas, pelo que se observo na preparação das equipes, poderemos ter outras equipes começando bem e também muitas surpresas ao longo do certame.
      O Londrina que não se iluda com a vitória sobre o Cruzeiro. O Cascavel empatou com o Grêmio de Felipão.  O J.Malucelli empatou com o forte Joinville, que acabou de subir para a Série A Nacional. O Operário também segurou o Coritiba no zero a zero. Estou vendo os times mostrando evolução e acima de tudo motivação para o campeonato.
      Acho que os demais clubes do Interior viram o Londrina  chegar ao título do ano passado, e chegaram a conclusão de que qualquer um pode chegar, já que a dupla Atletiba não leva o Campeonato Paranaense a sério.
      Vamos começar vendo esse Foz do Iguaçu da foto abaixo, para podermos sentir melhor o que nos poderá trazer de emoção o nosso Estadual. Mas tem cheiro de surpresa no ar.
        Muito bem. O Palmeiras tem finalmente  bons reforços, um grande estádio e talvez o maior patrocínio do Pais. Agora, só falta jogar bola, não é mesmo ?
 A morte do egípcio Demis Roussos,
um dos maiores cantores do mundo


            Só ele e Frank Sinatra conseguiram colocar 150 mil pessoas no Maracanã para um show. Só isso já atesta o prestígio que o cantor Demis Roussos, nascido em Alexandria, no Egito, tinha no mundo inteiro na década de 70, quando veio ao Brasil pela primeira vez.  Ele morreu sábado último, aos 69 anos, em sua casa, na Grécia.
             Com seus cabelos e sua barba compridos, Roussos era um homem bonito e talentoso. Começou bem novo, como um humilde trompetista de bar. Depois tocou em um conjunto e, finalmente, já como cantor, alcançou êxito absoluto. Na França, seu prestígio era uma loucura. Fez parte, inclusive do Aphrodite's Child, mas foi depois da dissolução da banda que se firmou como um dos maiores cantores do mundo.
                Voltou ao Brasil em 2005, para três apresentações. Sua morte foi causada por um cancro no estômago fulgurante, que fez com que ele ficasse um longo tempo num hospital de Atenas, onde faleceu.

         Confira aqui a interpretação de Demis Roussos para "Forever and Ever" um dos seus grandes sucessos internacionais

EVINHA JÁ NASCEU CANTANDO
 

         Numa autêntica casa musical, Evinha certamente já nasceu cantando.  Naquela época (anos 50/60) era comum a gente ver famílias inteiras dedicando-se à musica.  Já vimos algo assim ontem com a turma de Renato e Seus Blue Caps.  E assim era também a família de Eva Correia José Maria, a nossa Evinha. Ela era irmã de Ronaldo, Roberto e Renato, integrantes do grupo Golden Boys, e de Mário, Regina e Marizinha, que formavam o Trio Esperança.
         Evinha iniciou sua carreira artística em 1961, com apenas dez anos, cantando no Trio Esperança, ao lado dos manos Mário e Regina. Com eles gravou os LPs "Nós somos o sucesso" (1963), "Três vezes sucesso" (64),  "A Festa do Bolinha" (66), "A Festa do Trio Esperança" (67) e "O Fabuloso Trio Esperança (1968).  E ainda em 68, desligou-se do grupo e iniciou carreira solo.

        No ano seguinte (69), já brilhou nas fases nacional e internacional do "Festival Internacional da Canção",  cantando "Cantiga por Luciana", de Edmundo Souto e Paulinho Tapajós. E nunca mais parou de fazer sucesso.
        Com três discos na década de 70, destacou-se especialmente com as gravações de "Teletema" (Antônio Adolfo e Tibério Gaspar), "Que bandeira" (Marcos e Paulo Sergio Valle), "Como vai você" (Antônio Marcos) e "As canções que você fez pra mim" (Roberto e Erasmo).
         Em 1977, participou de um disco de Paul Mauriat, cantando músicas brasileiras. E seguiu em turnê pelo Japão e pela China, como crooner da orquestra do famoso maestro.  Foi então que se casou com Gerard Gambus, pianista da orquestra, fixando residência em Paris, na França.

          Chegou a passar 20 anos sem cantar no Brasil mas, na sequência de sua carreira, voltou a cantar com as irmãs no Trio Esperança, e com os irmãos, em shows dos Golden Boys.  Sempre com absoluto sucesso.
            Escolhi a música "Casaco Marrom" porque, por uma destas casualidades da vida, tive a felicidade de estar em Juiz de Fora, Minas Gerais,  na noite em que esta maravilhosa canção de Danilo Caymmi, Gutemberg Guarabyra e Renato Corrêa ganhou o famoso Festival de Juiz de Fora, um dos melhores que já assisti. Guardei "Casaco Marrom" pra minha vida inteira. E hoje divido com os amigos do Blog.
       
  A amiga cearense Rosani Maia volta a este espaço com a postagem feita no Facebook, nos mostrando o que mudou para os garotos nos últimos 25 anos