Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 18 de setembro de 2016

    BRASIL NÃO ATINGIU A META
 TÉCNICA ESPERADA

              A meta de subir para o quinto lugar no quadro de medalhas não foi alcançada. O Brasil, inclusive, caiu uma posição em relação dos Jogos de Londres, despedindo-se da Paralimpíada do Rio na oitava colocação geral. Se faltaram ouros, sobraram medalhas de prata e bronze. Foram 72 pódios, 29 a mais do que há quatro anos. Para o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), é o caso de ver o “copo meio cheio” com o aumento de esportes premiados e o surgimento de novos talentos.
                  Em Londres o Brasil havia conquistado 43 medalhas, sendo 21 de ouro. No Rio, o total chegou a 72, mas o número de ouros caiu para 14. Foram 29 pratas e 29 bronzes. Se em 2012 apenas sete esportes tiveram representação no pódio, desta vez foram 13 modalidades premiadas. 
                  " O CPB está satisfeito com a campanha. Claro que tínhamos uma meta de ficar em quinto lugar através do ouros, mas havia uma série de outras metas, e todas elas foram alcançadas. Houve um aumento de 65% de medalhas em relação a Londres. Sob essa ótica foi a melhor participação da história. Destaque para o aumento das modalidades a medalharem, quatro delas pela primeira vez na história" - disse o presidente, referindo-se a canoagem, ciclismo, vôlei sentado e halterofilismo.
Brasil continua fora da
 elite no Tenis Mundial





                 Em Oostende, na Bélgica, um resultado completamente inesperado selou a derrota brasileira diante da Bélgica na repescagem do Grupo Mundial e a consequente permanência do Brasil na segunda divisão da Copa Davis. Mesmo depois de sair na frente, os mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo foram superados pelos poucos gabaritados Joris De Loore e Ruben Bemelmans e caíram com as parciais de 3/6, 7/6 (7-5), 4/6, 6/4 e 6/4, após 3h22 de partida.

                  No piso sintético coberto escolhido pelos belgas, o Brasil sai sem qualquer vitória. Na sexta-feira, David Goffin confirmou favoritismo sobre Thiago Monteiro com vitória rápida em três sets. E, em seguida Steve Darcis superou a derrota no primeiro set para reagir e ganhar de Thomaz Bellucci, por 3 a 1.
  Renato está chegando 
para assumir o Grêmio !




        O Grêmio fechou, na manhã deste domingo, a contratação de Renato Portaluppi. Em sua terceira passagem pelo clube, o treinador de 54 anos terá contrato por três meses e trará o auxiliar Alexandre Mendes, que trabalhará junto a James Freitas. O novo técnico deve chegar a Porto Alegre na noite deste domingo e será apresentado amanhã.
             A negociação com Renato ocorre desde a noite de sexta, iniciada por um contato telefônico do presidente Romildo Bolzan. Desde então, as tratativas foram conduzidas pelo novo vice de futebol, Adalberto Preis, junto ao empresário de Renato, Gerson Oldenburg. Ambos se reuniram na noite de sábado em Porto Alegre. Junto a Preis, Valdir Espinosa, treinador campeão do mundo em 1983, assume como coordenador técnico.
            O anúncio da nova composição do futebol deve ser realizado após o jogo contra o Fluminense, que começa daqui a 50 minutos. O técnico Renato volta a trabalhar após dois anos, já que seu último clube foi justamente o Fluminense, em 2014. Sua estreia ocorrerá na quarta-feira, contra o Atlético-PR, pela Copa do Brasil.
               No contrato de Renato, estão estabelecidas premiações em caso de título na Copa do Brasil ou de conquista de vaga na Libertadores. Em suas duas primeiras passagens, em 2010-2011 e em 2013, o técnico colocou o Grêmio no G-4 do Brasileirão.



FÓRMULA 1 
Nico Rosberg é o novo lider !



                O piloto alemão da Mercedes, Nico Rosberg, que largou da pole, venceu neste domingo o Grande Prêmio de Cingapura de Fórmula 1, ao término de uma disputa acirrada, à frente do australiano Daniel Ricciardo (Red Bull).O pódio foi completado com o outro piloto da Mercedes, o britânico Lewis Hamilton, que perdeu a liderança do Mundial para Rosberg, agora com oito pontos de vantagem.

                 Era o 200º GP de Nico Rosberg na Fórmula 1. E o alemão da Mercedes tinha ainda mais motivos para considerar a corrida em Cingapura especial. Soberano no fim de semana, ele largava da pole e tinha a grande chance de ultrapassar o companheiro Lewis Hamilton na tabela de classificação para reassumir a liderança da temporada. Tudo caminhava para uma vitória tranquila no Circuito de Marina Bay, mas uma mudança de estratégia de Daniel Ricciardo, da RBR, deu contornos de tensão às últimas voltas. O australiano fez um pit stop a mais, colocou pneus novos e saiu à caça de de Rosberg. A diferença de 30s virou pó rapidamente. Na última volta, Ricciardo chegou de vez. Mas o alemão manteve a frieza e cruzou a linha de chegada com menos de meio segundo de vantagem, assegurando a vitória.



               Apático desde os treinos, Hamilton largou em terceiro, chegou a ser ultrapassado por Kimi Raikkonen, da Ferrari, durante a prova, mas recuperou a posição nos boxes e completou o pódio. Restando seis etapas para o fim do campeonato, Rosberg chegou a 273 pontos contra 265 do britânico, revertendo uma desvantagem de dois pontos para uma margem de oito de frente e é o novo líder. 



  
                                   E os brasileiros ? 


  1. Felipe Massa fez uma prova discreta e terminou em 12º. O veterano da Williams largou em 11º, chegou a figurar na zona de pontuação, mas teve ve dificuldade em administrar o desgaste dos pneus e acabou zerado. Seu companheiro Valtteri Bottas também não se destacou, só chamou a atenção quando precisou ajeitar o cinto de segurança nos boxes e abandonou. Felipe Nasr, da Sauber, largou em 17º, ganhou algumas posições, mas também não marcou pontos, fechando em 13º.





  2.   

O último dia da Paralimpíada 2016


É dia dos cariocas e turistas se despedirem da Paralimpíada Rio 2016. Passados 11 dias, neste domingo (18) ocorrerão as últimas competições e, mais tarde, no Estádio Jornalista Mario Filho, o Maracanã, a cerimônia de encerramento dos Jogos.  No Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, as competições têm previsão de acabar às 23h30m.




 A Festa final com 
  Maracanã lotado





                Último ato dos Jogos do Rio, a cerimônia de encerramento da Paralimpíada, neste domingo no Maracanã, será um show-celebração, com artistas de diferentes partes do País. No lugar das encenações que marcaram a abertura e a conclusão da Olimpíada e a festa que iniciou a Paralimpíada, entrarão números musicais de artistas como a baiana Ivete Sangalo, Gaby Amarantos, "representante" do Pará, a mato-grossense Vanessa da Mata, a paulista Céu e o grupo pernambucano Nação Zumbi.




              A exaltação da paz e da convivência harmoniosa com a diversidade serão duas das tônicas do espetáculo. "O encerramento é muito mais relaxado, sem tanta pressão. É uma grande festa, em que vamos celebrar a aceitação da diferença. Os Jogos trouxeram essa bandeira. É um momento especial, de paz entre os países"- disse o produtor executivo Flávio Machado.


             No repertório de Ivete Sangalo estará "A paz", canção de Gilberto Gil e João Donato, e ela cantará ainda seus hits "Sorte Grande" (Lourenço) e "Tempo de Alegria" (Gigi/Magno Sant’anna/Filipe Escandurras) e mais duas músicas.  Diferentemente do que aconteceu nas outras cerimônias, os artistas terão apresentações mais longas. O baiano Saulo Fernandes interpretará "One love", de Bob Marley e Peter Tosh, cuja letra contém outra mensagem de união e paz.

            "O Rio é a cidade da festa, e vamos trazer isso para a cerimônia. Por um lado, o encerramento tem tom triste, por ser o fim de todo o ciclo olímpico e paralímpico, mas faremos isso de forma alegre. É uma homenagem aos atletas, voluntários, funcionários, público" - contou o designer Fábio Arruda, diretor artístico da cerimônia.
                 A previsão é de que a festa, que será transmitida pela TV Brasil e pelo canal a cabo SporTV, seja mais curta do que as anteriores. Começará às 20 horas e deverá ser finalizada por volta das 22h30. Isso porque os atletas já estarão instalados no centro do gramado do Maracanã, que será coberto, diante do palco montado para os shows. Esta é uma tradição dos encerramentos paralímpicos que será mantida.

             Outra tradição é a participação de um grupo de artistas da próxima sede, o Japão, que terá entre oito e dez minutos para se apresentar, convidando o público para os próximos Jogos, em 2020, a entrega da bandeira paralímpica ao país e o agradecimento aos voluntários.

           Integram o elenco o grupo de dança carioca Dream Team do Passinho e o funkeiro Nego do Borel. Vão participar também artistas e esportistas que não se deixam limitar pela deficiência. Como o grupo percussivo Batuqueiros do Silêncio, formado por jovens com surdez total ou parcial, do Recife e sua região metropolitana, e o multi-instrumentista Johnathan Bastos, que não tem os braços e vai participar de um "duelo" com os guitarristas Andreas Kisser (Sepultura) e Armandinho Macedo. Bastos toca com os dedos dos pés, mostrando uma destreza rara. O Hino Nacional será cantado pelo tenor Saulo Laucas, cego e autista.

           Depois da animada abertura dos Jogos, cheia de surpresas e momentos tocantes, o interesse pelo encerramento - assim como aconteceu com as competições paralímpicas - vem se provando grande: dos 45 mil ingressos postos à venda, 43 mil já haviam sido vendidos até a última sexta-feira. As entradas custam entre R$ 100 e R$ 1.000.
"As três cerimônias foram muito diferentes uma das outras e essa também será. São incomparáveis, e todas deram autoestima aos brasileiros"- avaliou o produtor italiano associado Andrea Varnier. "Acho que com elas enterramos nosso complexo de vira-latas. Antes da Olimpíada, havia um sentimento de autoflagelo, que foi revertido e impactou os Jogos Olímpicos e Paralímpicos"- afirmou Flávio Machado.