Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 4 de novembro de 2012

Só Neymar escapou !

       Um horror os jogos de ontem,  pela Série A do Campeonato Brasileiro. Só o Neymar se salvou naquele mar de ruindade, marcando três dos quatro gols que o Santos fez no Cruzeiro, que tem um dos piores times do campeonato. Felipe Anderson fez o outro. Se ainda não caiu, o técnico Celso Roth  deve cair a qualquer momento. Está totalmente perdido.


        Neymar tem sido mesmo uma exceção neste Brasileirão de baixa qualidade. Ontem, ele chegou a ser intensamente aplaudido pela torcida adversária. Os cruzeirenses tiraram a bunda da arquibancada e bateram palmas para o menino. Eu era contra a saída dele agora, mas já começo a achar que, se continuar no Brasil vai acabar desaprendendo. Se manda para a Europa, garoto !
        Se no jogo disputado em Minas Gerais ainda tinha Neymar, nas outras duas partidas não havia nada de bom.  O Grêmio jogou sua pior partida sob o comando de Luxemburgo. Ganhou no grito da Ponte Preta, na base da pressão. E verdade que o Tricolor ficou com apenas 10 homens, porque Julio Cesar foi expulso. Mas não é desculpa pra jogar tão mal.
        A rodada do sábado terminou com o "peladão" praticado por Flamengo e Figueirense,  em Volta Redonda. Um gol de Hernane salvou o Rubro-negro, que a cada partida joga menos. E o Figueirense não escapa mais da Segundona. Nem com reza braba. O time é muito ruim.
        

Brasil também goleia no Mundial de Futsal

       Ontem foi a Rússia, que marcou 16 a 0 sobre Ilhas Salomão. Hoje foi a vez do Brasil golear no Mundial de Futsal que está sendo disputado na Tailândia: 13 a 0 sobre a Líbia. Jogou muito bem a Seleção Brasileira, que fez seus gols através de Fernandinho (4), Jé (3), Rodrigo (2), Rafael Rato, Gabriel (foto), Neto e Vinicius.


      Como Portugal tropeçou, só empatando com o Japão, por 5 a 5, a classificação brasileira já ficou garantida. Brasil x Portugal se enfrentam na quarta-feira, fechando o Grupo C.
        Por outro lado, a Fifa acabou ganhando a queda de braço com o Brasil, naquela história das estrelas na camisa. Hoje, o Brasil já entrou quadra com apenas 4 estrelas, abolindo as outras 2 contestadas pela entidade.


****** Pelo Grupo A, os tailandeses, donos da casa, tiveram sua invencibilidade quebrada pela Ucrânia, por 5 a 3. No outro jogo, o Paraguai levou uma surpreendente goleada da Costa Rica, por 6 a 3.


Raikkonen venceu, mas o show foi de Vettel

          O finlandês Kimi Raikkonen (Lotus), que há muito tempo não vencia, foi o vencedor do GP dos Emirados Árabes, disputado em Abu Dhabi, mas quem deu um show na prova foi o lider do Mundial, Sebastian Vettel, que largou em último e chegou em terceiro lugar. Acho que, depois desta proeza, dificilmente o piloto da Red Bull deixará escapar o título da temporada. O vice-lider Fernando Alonso chegou hoje em segundo lugar, descontando apenas três pontos da desvantagem para Vettel, que assim fica 10 pontos a frente.
            O pole position Lewis Hamilton teve problemas no seu McLaren e abandonou a prova, que foi  muito truncada e teve um acidente espetacular, envolvendo Nico Rosberg e o indiano Narain Karthikeyan. Também Sergio Perez, Romain Grosjean e Mark Webber protagonizaram um triplo acidente.  Os brasileiros Felipe Massa e Bruno Senna igualmente estiveram envolvidos em problemas de toques contra adversários.


       No final, Raikkonen (foto) em primeiro, Alonso em segundo e Vettel em terceiro.  Massa foi o sétimo e Senna o oitavo colocado. Nada menos do que sete participantes não completaram o percurso do circuito de rua de Yas Marina:  Webber, Pic, Grosjean, Hamilton, Karthikeyan, Rosberg e Hulkenberg.

Em tempo de transição

        A grande maioria das prefeituras brasileiras vive o tempo de transição. Em alguns municípios não há muita cordialidade entre os que estão saindo e os que estão entrando. Mas em Pelotas (RS), minha terra natal, apesar do envolvimento de partidos diferentes, tudo por enquanto vai correndo num clima de paz.
           O menino Eduardo Leite, que chega a prefeito com apenas 27 anos, pelo PSDB, aparece na foto recebendo documentos do veterano Fetter Junior (PP), de 58 anos, que deixa a chefia do Executivo, onde estava desde 2006. Eduardo que já foi chefe de gabinete de Fetter, hoje está tomando o lugar dele. E Paula Schild Mascarenhas (PPS) que será a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-prefeita de Pelotas, também participa ativamente da transição, como nos mostra o flagrante.
          Com a sensacional vitória nas eleições, Eduardo Leite tornou-se o homem mais popular da cidade. Com  seu jeito jovem, mais parecendo um artista bem sucedido, ele é cercado pela população pelotense, cada vez que aparece nas ruas centrais.

"Pérolas" que o Facebook nos traz

  
         A torcida do Grêmio aproveitou o final-de-semana do Enem para pegar no pé dos rivais colorados. O Inter está fora do G4 do Brasileirão e o Estádio Beira-Rio está prejudicado pelas obras voltadas para a Copa 2014. A postagem de muito bom humor é da minha sobrinha Stela Campos Vasconcellos, gremista de Bagé (RS).