Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 27 de março de 2012

De cada cem, só um conhece

         Com a viagem da presidente Dilma Rousseff para a Índia, o deputado federal Marco Maia (PT/RS) é o presidente da República em exercício e hoje mesmo já teve um dia agitado. Até aí tudo bem. O que chega a ser espantoso é que pouca gente no Brasil conhece Marco Maia, embora ele seja o presidente da Câmara dos Deputados. Pouco carismático, ele é o tipo de pessoa que, se passar por você na rua, provavelmente nem lhe chamará a atenção. Para quem lê jornal ou assiste programas políticos de televisão todo o dia, a fisionomia de Marco ainda é conhecida. Mas a massa da população não sabe que esse homem aí da foto está presidindo o País. De cada cem pessoas, só uma conhece o"presidente" Marco Maia.

Chocolate frequente e moderado não engorda

    Já que a Páscoa está chegando, vamos falar sobre a descoberta feita na Universidade da Califórnia, em San Diego(EUA): o consumo moderado, mas regular de chocolate pode contribuir para emagrecimento.
     O estudo foi feito em 1,081 pessoas de 20 a 85 anos (não portadores de doenças cardiovasculares ou diabetes) e observou suas dietas, ingestão de calorias e Índice de Massa Corporal (IMC), que mede a obesidade.
       Segundo o estudo, apesar do chocolate ser um alimento em geral bastante calórico, ele contem ingredientes que favorecem a perda de peso, em vez do acúmulo de gordura. Por isso, pode ajudar na redução do IMC.

        O chocolate mostrou ter associações metabólicas favoráveis com pressão sanguínea, sensibilidade a insulina  e nível de colesterol - garante a pesquisa. É rico em antioxidantes que podem contribuir para a sensibilidade à insulina e pressão sanguínea.
         Aparentemente, o mais importante é a frequência com que o chocolate é consumido, e não a sua quantidade. Sendo assim, aponta a pesquisa,  "a hipótese é de que os benefícios do consumo moderado e frequente podem ajudar na redução da reposição de gordura, potencialmente contrabalanceando as calorias adicionadas.
           Desta forma dá pra comer um ovinho de chocolate nesta Páscoa que vem aí.

Cuidado: Operário está no páreo

          Londrina e Coritiba estão preocupados um com o outro e talvez não tenham se dado conta de que há um terceiro time nesta briga pelo título do segundo turno do Campeonato Paranaense. É o Operário, de Ponta Grossa, que se ajeitou sob a direção  de Lio Evaristo e acaba de ganhar três jogos seguidos.
          Se conseguir ganhar amanhã em Cianorte, o Fantasma, que está com 12 pontos, pode até se igualar a Londrina e Coritiba, se houver vitória dos coxas no Couto Pereira.  A exemplo do que aconteceu com o Tubarão, o Operário também estava perdendo de todo o mundo no campeonato, mas de repente acordou. No Campeonato Paranaense existem estes mistérios.
           Independente dos resultados de amanhã, a rodada de domingo vai colocar em jogo a situação dos quatro reais pretendentes ao título do returno. Os três aqui já mencionados e mais o Arapongas, que pode ganhar do Corinthians amanhã e também chegar aos 12 pontos. Na rodada de domingo próximo teremos Londrina x Toledo, Operário x Arapongas e Rio Branco x Coritiba. A chaleira vai ferver.

Forças novas estão chegando

      O Campeonato Paulista do ano que vem poderá ter forças novas, a julgar pelo desempenho das equipes na Série A2, já quase no final da fase de classificação, que apontará os oito times que brigarão pelas as quatro vagas para o Paulistão 2013.
       Os dois primeiros classificados são praticamente desconhecidos do grande público. O lider é o Audax, que é da Capital e tem como objetivo se tornar o quinto time paulistano, atrás de Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Portuguesa.  Por enquanto, o Audax manda seus jogos no Estádio Nicolau Alayon, de propriedade do velho Nacional AC, e que fica na rua Comendador de Souza, na Barra Funda.

       O técnico do Audax é o ex-zagueiro Antonio Carlos (na foto à esquerda), que jogou em grandes equipes do País e encerrou carreira há pouco tempo. O time tem 33 pontos ganhos, com 10 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. Seu uniforme é azul e amarelo.
        O segundo colocado, com uma campanha idêntica, só perdendo no saldo de gols, é o Red Bull Brasil, sediado em Campinas, que manda seus jogos do Estádio Moisés Lucarelli, da Ponte Preta. O clube foi campeão da Série B em 2009 e da Série  A3 em 2010. O Red Bull Futebol e Entretenimento Ltda. nasceu em 2007 e só vem crescendo. O técnico do time é o ex-jogador Marcio Goiano.
       
****** Os demais clubes que estão na briga pelas oito vagas para a fase decisiva da A2 são conhecidos de todos. Pela ordem de classificação no certame estão na parada Atlético de Sorocaba, São Bernardo, Ferroviária de Araraquara, Penapolense, Noroeste de Bauru, União Barbarense, Grêmio Barueri, Velo Clube, Monte Azul e Rio Claro. São os que têm chance de classificação.

******Vem depois São Carlos, Palmeiras B, São José, Santo André, Santa Cruzense, Rio Preto, América-SP e União São João. Os quatro últimos caem para a Série A3. América e União São João já não têm chance de escapar do rebaixamento.

Um clássico tradicional

            O jogo Coritiba x Londrina, marcado para amanhã, às 19h30m no Estádio Major Antonio Couto Pereira, marcará o 112º confronto entre os dois times. É um dos classícos mais tradidionais do nosso futebol. A Federação Paranaense caprichou, escalando um bom árbitro: Evandro Rogério Roman, que será auxiliado por Bruno Boschilia e Rafael Trombeta.
             Os coxas ganharam até hoje 52 vezes do Tubarão, que só venceu 30 dos jogos disputados entre os dois. Os outros 29 terminaram empatados. Aliás, o meu palpite para amanhã é de um empate, que será muito melhor para o Londrina do que para o Coritiba.
              Trabalhei em muitos jogos bons entre coxas e londrinenses. Geralmente equilibrados, com placar apertado. Ruim mesmo só aqueles 6 a 0 que o Tubarão levou lá no Alto da Glória, em 2.000. Eu e os companheiros da imprensa de Londrina não sabíamos onde enviar a cabeça, de tanta vergonha.
              Acho que a mais importante vitória do Londrina sobre o Coritiba aconteceu na decisão do título de 1962 : 4 a 2 em pleno estádio do Coritiba, que naquele tempo se chamava Estádio Belfort Duarte. Chinezinho, Gauchinho, Paulo Vecchio e Juvenal marcaram os gols que deram ao Londrina o seu primeiro título estadual.   Vamo ver como será amanhã.

A Foto do Dia

      
    O encontro dos dois últimos ex-presidentes, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva merece o destaque. Os dois se encontraram hoje cedo, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde Lula passava por uma sessão de fonoaudiologia. Fernando Henrique foi visitá-lo e os dois conversaram durante cerca de 50 minutos. Logo em seguida, Lula retornou para a sua residência, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
              Sobre o que conversaram Lula e Fernando Henrique ninguém ficou sabendo.

O mau filho também retorna pra casa

        Carlos Alberto, aquele mesmo que apronta em todo o time que joga, está de volta ao Vasco. Cada vez me convenço mais de que a maioria dos dirigentes de futebol são sem-vergonhas mesmo. No ano passado, depois de uma derrota do Vasco para o Boavista, no Engenhão, Carlos Alberto teve uma violenta e desrespeitosa discussão com  o presidente Roberto Dinamite, que sentenciou: "Ele não joga mais no Vasco."
        Pois agora, depois de ser mandado embora por Grêmio e Bahia, desprezado por todos os clubes (o último que ele procurou foi o Palmeiras), o mau atleta Carlos Alberto está de volta ao Vasco. E quem acertou foi Dinamite, que se reuniu com o jogador e acertou seu retorno. Mas é só aguardar alguns dias que ele volta às manchetes. Podem esperar.

Zebra em Miami: Federer eliminado

       No resultado mais improvável do Master 1000 de Miami até aqui, o norte-americano Andy Roddick ( foto) eliminou o suiço Roger Federer, que vinha começando a temporada com uma sucessão de dezessete vitórias seguidas e os títulos de Roterdã, Dubai e Indian Wells. Foi ontem à noite o jogo, assisti pela televisão. Até então, Federer já tinha derrotado Roddick em 21 oportunidades e perdido apenas duas partidas para o americano. Mas a noite foi de "zebra"
     No primeiro set, muito equilibrado, Andy Roddick venceu no tiebreak, por 7/6. Veio o segundo e Federer atropelou, marcando 6/1. Mas aí, para surpresa geral,  o norte-americano aproveitou que estava jogando em casa e recuperou o controle da partida, vencendo por 6/4. Vejam que, apesar de derrotado, Federer ganhou no total mais games que Roddick.  Hoje, o argentino Juan Monaco será o adversário de Andy Roddick.

Morre mais um torcedor. Isso tem que acabar !

    Se os poderes públicos não acabarem agora com as torcidas organizadas violentas, nunca mais. Morreu mais um torcedor do Palmeiras, como consequência da briga ocorrida domingo, entre palmeirenses e corinthianos. Guilherme Vinicius Jovanelli Moreira, 19 anos foi a nova vítima. Ele morreu de tanto levar pancadas na cabeça, com barras de ferro.

     Hoje cedo a Polícia Civil de SP foi as sedes das duas torcidas - Gaviões da Fiel e Mancha Alviverde - onde apreendeu computadores. Se é verdade que eles combinam as brigas pela Internet, deve haver alguma prova nestes computadores apreendidos. Só os corinthianos tinham cinco computadores em sua sede.
      No reduto palmeirense, também foram presos dois militantes. Acreditem: um deles (Tiago Alves Lezo) é irmão de André Alves Lezo, que foi morto domingo com um tiro na cabeça. Pobre família esta, que está com um filho preso e outro morto, por causa brigas entre torcidas.
       E não é só em São Paulo que ocorrem estas violências. Acho que as autoridades deveriam investigar todas as torcidas organizadas do Brasil. Certamente vão prender muitos bandidos e descobrir muita coisa errada. E tem que ser agora !