Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 10 de julho de 2016

EUROCOPA 2016
A vitória do improvável !






         Numa decisão marcada pelo medo de perder, Portugal de Quaresma (foto) ganhou da França em pleno Stade de France e, pela primeira vez,  conquistou o título da Eurocopa.  Foi mesmo a vitória do improvável. Os lusos começaram assustados, jogando recuados, e ainda perderam o seu craque Cristiano Ronaldo, que se machucou no joelho e, aparentemente preferiu não se arriscar. Saiu chorando.

           E aí aconteceu o que ninguém poderia imaginar. Sem Ronaldo, Portugal melhorou e passou a ser muito mais ofensivo em campo. Enquanto isso, foi a vez dos franceses se amendrontarem, acreditando que poderiam decidir o jogo na prorrogação.

           Entretanto, quando o jogo terminou sem gols, os lusos já se mostravam mais inteiros fisicamente. Já a França psicologicamente começava a desmoronar. Mas o  golpe mais forte veio no começo do segundo tempo da prorrogação, quando o reserva Eder, em jogada pessoal, avançou pelo meio e disparou uma bomba, acertando o canto direito do goleiro LLoris: Portugal 1 a 0. Portugal campeão.
FÓRMULA 1
Lewis Hamilton ganha em casa 
e encosta no parceiro Roosberg




                 Nem mesmo a chuva que caiu minutos antes da largada do GP da Inglaterra foi o suficiente para atrapalhar Lewis Hamilton no GP da Inglaterra. Depois de dominar todas as sessões de treinos livres e fazer a pole, o inglês venceu pela quarta vez em casa e diminuiu bastante a desvantagem em relação ao companheiro e líder do campeonato, Nico Rosberg. 
                   O alemão foi o segundo colocado, após uma ótima briga com Max Verstappen ao longo da corrida, mas viu sua vantagem na ponta cair de 11 para apenas quatro pontos com 11 etapas pela frente. Já o holandês conquistou seu terceiro pódio na carreira, com o terceiro posto.
                   O resultado, contudo, pode mudar: com problemas no câmbio e sem poder usar a sétima marcha, Rosberg passou a receber instruções via rádio, o que seria ilegal caso a Mercedes não consiga provar que o carro quebraria caso o alemão não fizesse as alterações sobre as quais estava sendo orientado. Por conta disso, a corrida terminou com o alemão sob investigação e podendo ser punido.
                  Entre os brasileiros, Felipe Massa teve que fazer uma parada a mais que os demais e foi apenas o 11º, depois de andar pela maior parte da prova entre os 10 primeiros. Já Felipe Nasr teve boas brigas, especialmente com Valtteri Bottas, e foi o 15º, à frente dos rivais da Sauber.
Era o "Dia do touro"!




             O corpo do toureiro Víctor Barrio está sendo velado neste domingo na cidade de Sepúlveda, na Espanha, local onde morava, segundo o jornal "El país". Ele morreu aos 29 anos neste sábado, após ser chifrado no peito por um touro, durante uma competição na cidade de Teruel, em Aragão.

          O torneio estava sendo transmitido ao vivo pela televisão e os telespectadores puderam ver quando o touro derrubou Barrio no chão e o chifrou no peito. Ele chegou a ser levado com vida à enfermaria do local, mas não resistiu aos ferimentos e morreu poucos minutos depois.
Segundo o boletim dos médicos que o atenderam, a chifrada perfurou o pulmão direito e a aorta torácica e ele teve uma parada cardíaca. Apesar de terem realizado uma traqueostomia, os médicos admitem que não havia como salvar a vida de Barrio.
O touro que atingiu Barrio se chama Lorenzo e pesa 529 quilos, de acordo com o jornal espanhol “El Mundo”. O jornal afirma ainda que o golpe foi muito parecido com o que matou o toureiro José Cubero em 30 de agosto de 1985. Cubero tinha 21 anos e teve morte instantânea ao ser atingido no coração em um evento em Madri, na última morte de um toureiro profissional ocorrida desde então.
Víctor Barrio atuava como toureiro desde 2008.
Murray é bi em Wimbledon !

        


                 Três demanas depois de decidirem o título do ATP 500 jogado na grama londrina de Queen's, Andy Murray e Milos Raonic se reencontraram no maior palco do tênis mundial, a Quadra Central de Wimbledon na final do Grand Slam britânico. Jogando um tênis de primeira linha na grama, Murray ofereceu poucas chances ao rival canadense e deu uma aula de como se portar nos pontos mais importantes para marcar 6/4, 7/6 (7-3) e 7/6 (7-2) em 2h47m.

                     Murray agora acumula três títulos de Grand Slam, sendo duas em Wimbledon. A primeira conquista no Slam britânico foi há três anos e ele também venceu o US Open de 2012. Ele também tem nove títulos na grama ao somar com os cinco de Queen's e a medalha de ouro Olímpica nos Jogos de Londres. O britânico ainda ostenta 12 vitórias seguidas no piso, com perfeito retrospecto na temporada, e lidera o histórico com Raonic por 7 a 3 com seis vitórias seguidas.


Agora chega, não é Anderson ?




                  Não deu para Anderson Silva contra Daniel Cormier. Neste sábado em Las Vegas (EUA), no UFC 200, 'Spider' confirmou a condição de azarão contra o campeão dos meio-pesados e foi derrotado por decisão unânime dos juízes. 
                Lento, distante da melhor forma física, Anderson Silva foi dominado, mas terminou o duelo bastante aplaudido pelo público na T-Mobile Arena. O brasileiro teve apenas dois dias para se preparar para a luta, uma vez que Jon Jones, que disputaria a unificação do cinturão da categoria com Cormier neste sábado, caiu em exame antidoping anunciado na última quinta-feira (7). Anderson, então, topou subir de categoria e lutar sem treinar. 
                   "Para mim foi um grande desafio pessoal, porque eu consegui colocar em prática o que desenvolvi durante todos esses anos. Estou há muito tempo sem treinar, desde a cirurgia. Então valeu pelo desafio, espero que isso sirva de exemplo para os brasileiros e para todas as pessoas que estão aqui hoje" - afirmou Anderson no octógono.
              Com a derrota, Anderson segue longo período de seca no UFC. O ex-campeão dos médios não vence uma luta desde outubro de 2012, quando nocauteou Stephan Bonnar no Rio de Janeiro. Desde então, ' Spider' perdeu o cinturão para Chris Weidman, sofreu lesão gravíssima na revanche contra o americano, foi pego em exame antidoping e teve atuação inconstante na derrota para Michael Bisbing na Inglaterra. Ele ainda passou por uma cirurgia na vesícula, em maio deste ano, que o tirou no UFC 198. E viu no UFC 200 a grande chance de ressurgir aos 41 anos, mas não conseguiu o que seria uma vitória histórica.
             Apesar do público a favor em Las Vegas, Anderson Silva não esteve nem mesmo perto da vitória. Na verdade, confirmou que estava totalmente fora de ritmo e demonstrou lentidão nos movimentos.  Desde o primeiro round, Cormier apostou em sua luta de chão. O campeão dos meio-pesados logo encurralou o brasileiro na grade e encaixou bons socos e cotoveladas. No segundo assalto, já demonstrando cansaço, Anderson voltou arriscando seu rico repertório de chutes, mas Cormier pegou a perna do brasileiro, levando a luta ao chão mais uma vez.
                    No terceiro round, já esgotado, Anderson Silva ainda tentou um suspiro final com mais chutes e alguns tentativas de joelhada, mas o gás já havia acabado. Ele ainda segurou Cormier no chão mais uma vez, para perder somente na decisão dos juízes. E acabou ovacionado em Las Vegas. 
Brasil recupera título 
do voleibol feminino




                  A Seleção Brasileira superou os Estados Unidos por 3 sets a 2, parciais de , 18-25, 25-17, 25-23, 22-25 e 15-9, em Bangkok, e faturou o título do Grand Prix de vôlei feminino pela 11ª vez na história.


                 As norte-americanas tinham conquistado o título no passado, quando a decisão veio em um hexagonal final, no qual o Brasil ficou em terceiro lugar. Desta vez, a Seleção Brasileira conseguiu a superação após ter tropeçado contra Sérvia e China e, neste domingo, somou o sétimo triunfo consecutivo e chega embalada para a Rio 2016
                A decisão ainda marcou mais uma vez o domínio dos dois países no torneio, já que só os dois faturaram a taça nas últimas nove edições, sendo cinco vitórias para as sul-americanas. Com 11 títulos, as brasileiras ampliam a vantagem como maiores ganhadoras da história, com cinco troféus de vantagem justamente para os Estados Unidos.