Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 24 de outubro de 2017

          Copa 2030 
                   Poderemos ter jogos no Brasil






                 Países sul-americanos estão dispostos a unir forças para receber a Copa do Mundo de 2030 — edição que marca o centenário do Mundial. Há uma projeção de candidatura conjunta com Argentina, Uruguai e Paraguai e, segundo o Estadão, o sul do Brasil também pode receber algumas partidas.
             De acordo com a reportagem, o grande empecilho inicial é político, já que os presidentes da candidatura original não gostariam de envolver o Brasil, que já recebeu a Copa de 2014.

              Inicialmente, a ideia era que o Mundial seria apenas na Argentina e no Uruguai. Contudo, o aumento do número de seleções participantes para 48 a partir de 2026 forçou a organização a buscar alternativas para expandir o número de sedes. O Paraguai foi incluído na proposta e, por questões geográficas, o sul brasileiro também poderia auxiliar no processo — como sub-sedes de treinos ou até mesmo para algumas partidas.
A Região Sul do Brasil tem três estádios em condições de receber jogos da Copa: em Porto Alegre, há o Beira-Rio (que recebeu cinco jogos da Copa de 2014) e a Arena do Grêmio; e, em Curitiba, a Arena da Baixada (que recebeu quatro jogos em 2014).
Passear na Rocinha, com tanta coisa
linda pra ver no Rio, é um absurdo !





         É evidente que nada justifica a morte da turista espanhola  Maria Esperanza Jimenez, 67 anos, na Rocinha, Zona Sul do Rio.  A idosa foi morta, nesta segunda-feira, enquanto fazia um passeio na Rocinha. Ela estava acompanhada do irmão, da cunhada, de uma guia e do motorista da companhia turística. 
         De acordo com a corporação, policiais atiraram contra o carro Fiat Freemont, no Largo do Boiadeiro, após o veículo "romper um bloqueio policial". A PM informou que os militares verificaram que era um carro para transporte de turistas apenas depois da abordagem. 
       O que aconteceu é um absurdo, mas não consigo entender como é que agentes de turismo levam estrangeiros para passear num local que está há semanas nas manchetes dos jornais, como palco de uma verdadeira guerra. Passear na Rocinha num momento como este é procurar problemas. Que Deus acolha a alma da infeliz Maria Esperanza !
  A violenta reação 
        de Marília Mendonça !    



                    Marília Mendonça interrompeu um show que fazia, anteontem, em Minas Gerais, após alguém da plateia atirar um celular contra ela. "Além de você não estar cantando junto comigo as minhas músicas, você ainda jogou o celular na minha cara. Eu não sou nenhuma cadela. Eu estou aqui trabalhando. Trabalhei a semana inteira. Me respeite como estou te respeitando" - disse.

Vem aí um livro polêmico !
      

         
Chega às livrarias em novembro uma biografia sobre Clodovil escrita por Carlos Minuano. "Tons de Clô" vai falar da carreira do estilista e apresentador, mas também abordará sua rivalidade com figuras como Dener e Marta Suplicy. Promete polêmica.
        Os reservatórios de usinas de geração de energia do Brasil estão com os menores níveis desde o ano 2000, e é muito provável que isso  acabe pesando no seu bolso. 


     Ainda não acredito em
 "virada" no campeonato



             Fazendo jus ao seu nome, o Botafogo realmente "botou fogo" na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Com uma vitória por 2 a 1, ontem à noite no Estádio Nilton Santos, o time carioca fez a alegria de Palmeiras e Santos, que viram cair para seis pontos a vantagem do Corinthians, que segue na liderança com 59 pontos.

           De quebra, o Botafogo ainda somou três pontos, chegou aos 47, e subiu para a sexta posição, mantendo-se dentro do grupo que garante uma vaga para a fase preliminar da Libertadores. 
            O Corinthians mais uma vez não soube parar a boa arma do seu adversário e acumulou outro resultado adverso fora de casa no Brasileirão. Depois de um primeiro tempo morno, o Alvinegro paulista viu o Botafogo abrir o placar em escanteio, com Brenner (foto). Jô ainda empatou, mas Igor Rabello, aos 31, fez o 2 a 1. No último lance da partida, Jô ainda reclamou de pênalti, mas o juiz ignorou.
               É claro que seis pontos não é uma vantagem tão confortável, mas acho que o Corinthians continua sendo o grande favorito para conquistar o "caneco". Só que precisará derrotar a Ponte Preta na próxima rodada, porque em seguida terá o confronto direto com o vice-lider Palmeiras.

Pegou mal, hein ?



           Pegou mal esta decisão da CBF, de antecipar o jogo Atlético Goianense x São Paulo, do dia 6 para o dia 4 de novembro, só para que o Cueva possa atuar. O jogador está convocado pela Seleção Peruana e terá  que se apresentar em Lima justamente no dia 6. O Peru vai disputar a repescagem para a Copa do Mundo, contra a Nova Zelândia. 

           É claro que a CBF está ajudando o Tricolor, que luta para não cair no Brasileirão. Este tipo de comportamento da entidade só faz com que os torcedores confiem cada vez menos no comando do  futebol brasileiro. 
Cada vez gosto mais do Tite !

   " Se um atleta meu observar uma marcação errada do árbitro a seu favor, pode falar. Fale mesmo " - diz Tite, técnico da Seleção Brasileira, aos seus jogadores. Bonito isto, não é mesmo ?


             
Novo comando. Vida nova !



Me agrada ver o basquete masculino do Brasil mudando novamente a sua cara. Nossa Seleção brasileira masculina  tem um novo técnico. E novamente um estrangeiro. Aleksandar Petrovic, 58 anos, ex-treinador da seleção da Croácia, está sendo  apresentado como comandante do Brasil para a disputa das Eliminatórias para o Mundial de 2019, na China, e para o restante do ciclo olímpico até Tóquio 2020. Petrovic deixou o cargo de treinador da seleção do seu país após a última EuroBasket, em setembro, quando o time foi eliminado nas oitavas de final pela Rússia.

Dizem que Petrovic é um técnico linha-dura. Os jogadores brasileiros não gostam muito disto, mas precisam de um comando duro para render dentro da quadra. 

O que sei sobre Petrovic é que ele é irmão de Drazen Petrovic, maior jogador da história na Croácia, que faleceu num acidente automobilístico.  E vou torcer muito pelo  sucesso do novo comandante.