Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 28 de março de 2015

JOGO BRASIL X CHILE COMEÇA ÀS 11 DA MANHÃ

            É só um alerta. O amigo que gosta de dormir até ao meio-dia, nos domingos, precisa ficar esperto amanhã, porque o jogo Brasil x Chile começa ás 11 horas da manhã (horário de Brasília). A partida será disputada em Londres, no estádio do Arsenal
GP DA MALÁSIA  
   Brasileiros não estão
 bem colocados no Grid

       Felipe Massa larga em sétimo e Felipe Nasr em décimo-sexto. Os brasileiros não terão vida fácil no GP da Malásia, segunda prova de Fórmula 1 da temporada, que será disputado a partir das 4 horas da madrugada, no circuito de Sepang, em Kuala Lumpur.  A pole é mais uma vez do inglês Lewis Hamilton, com Sebastian Vettel, que vai indo muito bem na Ferrari, aparecendo em segundo. Desta vez, o companheiro de Hamilton na Mercedes, o alemão Nico Rosberg, não conseguiu formar a dobradinha, tendo que se contentar com o terceiro lugar no grid de largada.

 
                Um erro estratégico da Williams jogou Massa para a sétima posição. E Felipe Nasr desta vez apanhou do carro nos treinos e já foi eliminado do grupo dos dez primeiros logo na primeira etapa da classificação. Mas seu companheiro da Sauber, o sueco Marcus Ericsson, conseguiu ir em frente e vai largar sete posições a frente de Nasr, em 9º lugar.
                 Choveu muito na fase final do treino, ajudando Hamilton a conquistar a pole. Calor e chuva (geralmente com muitos raios) poderão ser decisivos na prova de amanhã.  A volta de Fernando Alonso, depois do acidente que sofreu, é a maior novidade. Mas ele não foi bem no treino e vai largar em 18º.

AGORA, É CONTRA A HOMOFOBIA



             O povo brasileiro gosta mesmo de protestar. Menos mal que estes protestos na maior parte das vezes vêm em forma de passeatas, uma espécie de "mini-carnaval".  E a moda está mesmo de volta, como se observou ontem, na Zona Sul do Rio. Desta vez, o protesto foi contra a homofobia.
             Ocorre que, no dia 1º de março, dois homens foram agredidos no bar "Casa Brasil", localizado em Laranjeiras, porque estavam se beijando. Deu polícia na jogada e os autores da agressão foram identificados.
             E ontem à noite, cerca de 200 pessoas, com participação de lésbicas, gays, travestis e drag queens,  promoveram um "beijaço coletivo" na Praça São Salvador de Laranjeiras para protestar contra a homofobia, seguidamente praticada naquela região.
             Não se sabe se o protesto vai trazer algum resultado, mas foi uma noite muito divertida, com toda a "pinta" de carnaval de rua, bem do jeito que os cariocas gostam. E tinha até um grito de protesto:  "EU BEIJO HOMEM / BEIJO MULHER / TENHO O DIREITO DE BEIJAR / QUEM EU QUISER".  
              Houve até uma colorida guerra de purpurina. O movimento contou com a presença do deputado estadual Carlos Minc (PT), que vai promover uma audiência para discutir casos de agressão a homossexuais.  E a Polícia Militar já adiantou que policiais a paisana vão atuar, daqui para a frente, na tradicional Praça São Salvador.
QUEM MAIS LUCROU COM O PROTESTO


            Quem saiu bonitinha, de roupa verde e amarela, gritando "Fora Dilma", no último dia 15, acha que fez a sua parte, tudo bem. Mas quem se deu bem mesmo, foi aquela loira que em meio a manifestação fez um lindo topless em plena Avenida Paulista.
             Sua performance foi tão boa, que Juliana Isen, empresária de 36 anos, será a próxima capa da revista "Sexy".  Mostrou tudo de graça na manifestação e não conseguiu mudar o País. Mas mudou um pouco a sua vida, porque agora vai embolsar uma boa graninha.
              "Decidi aceitar o convite porque achei a proposta boa" - garante a linda loira
  AS "FRESCURAS" QUE ATRAPALHAM




         Sei que o amigo "Avanti" não vai gostar, mas não aguento ver esse tipo de coisa e não comentar.  Acho que o Palmeiras deixou de ser um time ganhador, justamente por causa destas frescuras de seus dirigentes de hoje em dia. Que povo bobo pra se empolgar com qualquer coisinha e fazer um barulho danado.
           A foto está nos mostrando mais um lance destas "palmeirices". O time não ganhava um clássico paulista há sei lá quantos jogos, mas foi só ganhar do São Paulo para já inventar novas frescuras. Aproveitando também que o ex-jogador Alex está se despedindo do futebol, o presidente  Paulo Nobre tratou de "distribuir" placas. Uma para o Alex, que está parando (muito justa) e outra para o atual meia titular, o Robinho, por aquele gol marcado no meio da semana contra o São Paulo, naquela terrível mancada do Rogério Ceni, que saiu jogando errado e ainda deixou o gol aberto.
            Foi um gol bonito sim, mas Robinho levou muita sorte. Não é pra esse barulho todo. Parece que o presidente Paulo Nobre não aprende a ser humilde.  Não é hora de festa, vamos primeiro esperar pra ver se o Robinho joga tudo isso mesmo. O Verdão primeiro precisa voltar a ser um time ganhador, pra depois fazer festa por qualquer coisa.
                          Tô com muita saudade desse Baixinho
                                         N E L S O N     N E D
                                  
                                     "O Pequeno Gigante da Canção"

 
 
Um homem muito pequeno, de apenas 1m12c, mas com uma voz muito grande. Tão grande que ele foi o primeiro latino-americano a vender 1 milhão de discos nos Estados Unidos e chegou a se apresentar ao lado de grandes nomes da canção romântica, como Julio Iglésias e Tony Bennett.
 
N E L S O N       N E D
 
Com todos os seus problemas e limitações,  um homem confiante e sempre apaixonado, que cantava versos como estes da canção "CAPRICHOSO", que ouvimos no vídeo acima:
"Veja bem, não me rendo eu sou caprichoso / Veja bem, eu não nego sou muito orgulhoso / E eu não tenho pressa, você vai gostar de mim / Amanhã ou depois / Até lá, tenha calma meu bem / Eu te amo por nós dois "
 
Nelson Ned d'Ávila Pinto, o único cantor anão brasileiro, nasceu em Ubá, Minas Gerais, e era aparentemente uma criança igual as outras. Mas aos poucos, seus pais perceberam que ele não se desenvolvia e correram ao médico.  E o diagnóstico foi duro: "displasia espôndilo-epifisária". Ele seria sempre um homem pequeno.
Mas, como seus pais gostavam de música, Nelson logo começou a cantar e, com apenas 4 anos, já ganhou um prêmio na rádio de Ubá. E nunca mais parou de cantarolar pela vida.  Porém, teve que lutar muito para ser um cantor de verdade.  Aos 12 anos, já morando com a família em Belo Horizonte, foi trabalhar como secretário do gerente da fábrica da Lacta.  Mas logo em seguida, começou a ganhar espaço em programas da TV Itacolomi e das rádios Guarani e Inconfidência de Belô.
 
E já nos anos 60, até pela curiosidade que o seu tamanho despertava, começou a gravar e se apresentar, inclusive fora do Brasil. Tornou-se extremamente popular na América Latina, na Europa e na Ásia. E sua voz sua voz forte e afinada passou por cima do tamanho. Seus shows românticos atraiam multidões em qualquer lugar em que ele se apresentasse.
Enquanto isso, no Brasil outros cantores, como Moacyr Franco, Antônio Marcos e Agnaldo Timóteo, gravavam canções compostas por Nelson. O destaque foi "Tudo Passará" que obteve 40 gravações feitas por outros artistas brasileiros e estrangeiros.

 
 
 
No auge, ganhou discos de ouro aqui e lá fora. Vendeu mais de 45 milhões de discos e cantou quatro vezes no famoso Carnegie Hall, em Nova York, sempre com lotação total. Mas aí, em 1990, foi chamado por Deus e começou a cantar praticamente só canções evangélicas, após ter se convertido ao cristianismo. E já no primeiro lançamento, faturou um Disco de Ouro Gospel.
 
 Porém,  vieram  também a depressão, as bebidas e as drogas, que levaram Nelson a sofrer um acidente vascular cerebral, em 2003, o que o levou a perder a visão do olho direito.  Sofrendo de diabetes e hipertensão,  passou a desenvolver também "mal de Alzheimer".  Foi acabar numa clínica de repouso, em Cotia, próximo a São Paulo. E foi em Cotia que ele morreu, aos 66 anos, no dia 5 de janeiro do ano passado (2014), com infecção respiratória aguda, pneumonia  e problemas na bexiga.
Foi muito triste a sua morte, mas eu fiquei com a sua imagem cantando :" E eu quando amo não brinco, eu amo / Se você não gosta de mim, não reclamo / Eu sou caprichoso, não mudo nem por um segundo  / E eu vou te dar o amor maior deste mundo ...."
Fecho a postagem com Nelson Ned no Exterior, já na reta final da carreira, cantando ao vivo "TUDO PASSARÁ"
 
 
 
       A amiga Marcia Souza, aqui de Londrina, fez esta postagem na sua página do Facebook. E eu achei muito legal