Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Caxias botou água no chope

          O Lajeadense estava todo assanhado, porque na primeira rodada havia derrotado o Grêmio, em pleno Olímpico e ontem estava inaugurando oficialmente o seu Estádio Alviazul. Mas o Caxias colocou água no chope do time de Lajeado e ganhou por 2 a 0, assumindo a liderança isolada do Gaúchão, com 6 pontos após dois jogos. Gabriel (contra) e Fabinho fizeram os gols da equipe grená. O detalhe é que o Lajeadense tem uniforme idêntico ao do Londrina. Até o patrocinador é o mesmo.

A Musa da Fiel entra no embalo

             Como o Corinthians está ganhando tudo no momento, a modelo Ana Paula Minerato está aproveitando o embalo. Ela é a Musa da Fiel, eleita em 2008, e tem aparecido no clube nos momentos importantes, como na apresentação de Ronaldo Fenômeno, que ocorreu naquela época.
           Agora, Ana Paula tem posado para fotos especiais. Ela será a estrela da edição especial da revista sobre a conquista  do título brasileiro pelo Timão. A loira é também musa da bateria da Escola de Samba Gaviões da Fiel, e vai desfilar no Carnaval 2012 ao lado da irmã Tatiana Minerato, que é a rainha da bateria.

D'Alessandro "é o cara". Segura ele

             Provavelmente, o Internacional não teria derrotado o Once Caldas da Colômbia, ontem à noite no Beira-Rio, se o argentino D'Alessandro já tivesse ido embora para o futebol chinês, como está sendo anunciado. Como a  segunda proposta oficial do Shanghai Shenhua não chegou, o Inter resolveu utilizar o jogador na partida e ele "matou a pau". O torcedor é sábio, e já foi para o estádio portando faixas e cartazes exigindo a permanência de D'Ale no Colorado.
               Hoje, a direção do clube resolveu pressionar o jogador para ficar. E está lhe oferecendo 100% de aumento nos salários. Acho que vale a pena pagar tanto por um jogador assim. Mas a primeira proposta dos chineses girava em torno de 10 milhões de euros. E pode chegar outra, a qualquer momento. Não vai ser fácil segurar.

Por que tanta tragédia ?

                Um luxuoso navio naufraga em águas italianas. Três prédios desabam no centro do Rio. Coisas que não precisavam acontecer, mas aconteceram. É muita coisa para o primeiro mês do ano. Sem falar em muitas outras tragédias que estão diariamente nas manchetes. No fim de cada história, a culpa sempre cai nas costas de alguém. E mais um punhado de gente vai para o cemitério.
                 Até concordo que na maioria dos casos se trata de falha humana. Alguém que não fez a manutenção adequada ou se distraiu num momento que exigia atenção total. Mas também acho que tudo isso poderá estar chegando até nós como uma forma de nos avisar que muitas coisas aqui no nosso mundo estão erradas e precisam ser concertadas. Pode ser que ELE esteja nos alertando.

Jogo foi bom, mas o preço...

             Os londrinenses estão felizes com a goleada que o Tubarão aplicou no Paranavaí, ontem no Estadio do Café. Especialmente com os gols do ala Wendel (foto), que garantiram o placar amplo. Uma vitória para dar embalo ao time, que parece ter perdido o medo de jogar pra ganhar. Fala-se na vinda de mais reforços. É uma boa, pois não podemos nos iludir com esta vitória. Domingo já teremos um outro tipo de jogo. Vi o Corinthians Paranaense perder para o Coritiba, mas jogando muito bem. Vai ser parada dura.
              Jogo a parte, parece que o povo acordou. Estão cobrando um preço absurdo para uma partida de futebol comum, disputada por jogadores que não ganham tanto assim. Que se pague R$ 30 para ver Ronaldinho Gaúcho, Leandro Damião, Messi ou Cristiano Ronaldo eu aceito. Mas não é o caso. E não adianta contra-argumentar. O único argumento válido está no salário do trabalhador brasileiro, que é o maior frequentador dos estádios. Logo, ou baixa o preço ou o dinheiro do torcedor vai acabar e o estádio vai ficar vazio.

Libertadores: um começo perigoso

            Não gostei dos resultados obtidos por Inter e Flamengo nos jogos de ida da Pré-Libertadores, disputados ontem à noite. O Flamengo deu uma ilusão forte aos seus torcedores, abrindo o marcador no Estádio Agustin Ugarte, lá na altitude de Potosi, com um gol do garoto Luiz Antonio. Mas três minutos depois os bolivianos já empataram, com Centurión, e viraram o placar na etapa final, com gol de Brittes. O pior é que Ronaldinho Gaúcho voltou a produzir pouco.
             Agora, o Flamengo só precisa derrotar o Real Potosi por 1 a 0 - dia 1º de fevereiro, no Rio -para conseguir a classificação. Mas o problema é que o time boliviano mostrou um bom futebol. Seu atacante Pol deixou a defesa rubro-negra maluca. E se eles marcarem um gol, vai ficar muito difícil.
              Já o Internacional conseguiu a vitória no Beira-Rio, sobre o Once Caldas da Colômbia. Mas só por 1 a 0. É pouco para jogar com segurança lá em Manizales. Quando Leandro Damião marcou o gol, logo aos 12 minutos, acreditei que o Colorado fosse abrir boa margem. Mas o time do Once Caldas mostrou muito equilíbrio.
               No segundo jogo, lá no Estádio Palogrande, o Inter jogará por um empate. E pode até perder por diferença de um gol, desde que marque um. Ainda assim, acho que os torcedores gaúchos têm razão de sobra para estarem preocupados. Vai ser um sofrimento.

Tenis voltou do mesmo jeito em 2012

             A primeira grande competição de tenis no ano - o Aberto da Austrália - antes mesmo do seu final já nos mostrou que 2012 poderá ser um repeteco de 2011, com os mesmos tenistas ocupando as primeiras colocações. Hoje, estamos conhecendo os finalistas, que no domingo, às 6h30m (duro é acordar cedo para acompanhar tenis), estarão decidindo o importante torneio. O espanhol Rafael Nadal ganhou (mais uma vez) do suiço Roger Federer, e já garantiu seu lugar na final. Seu adversário sai daqui a pouco, entre o sérvio Novak Djokovic e o inglês Andy Murray. Provavelmente, Djokovic, que é a "bola da vez" do tenis atual.
             Hoje, Nadal ganhou de virada. Federer começou com tudo e fechou o primeiro set com 7/6 (7-5). Depois, só deu o espanhol, que marcou 6/2, 7/6 (7-5) e 6/4, numa partida que teve três horas e quarenta e dois minutos de duração. No confronto entre os dois, Nadal ganhou 27 jogos e Roger 18.
              Esta será a 15º final de Grand Slam de Nadal, que buscará o seu 11º título. Ao todo, Rafael já ganhou 46 títulos em sua vitoriosa carreira.

Dez derrotas e apenas uma vitória

            Terminou ontem o primeiro turno da Superliga de Voleibol Masculino. E Londrina, é claro, perdeu de novo, desta vez fora de casa, para o Montes Claros, por 3 a 0, com 25/20, 25/23 e 25/18. Bem dentro do padrão apresentado em toda a competição, até aqui.
             O Vôlei Futuro ( foto) fechou o turno na frente, com 25 pontos. Cimed, Sesi, Minas e Cruzeiro vêm a seguir. Londrina fez 4 pontos e ficou disparado em último, com uma campanha vergonhosa: 10 derrotas e só uma vitória. E vem aí o returno.

Resta agora apostar no futsal

               Se o vôlei vai tão mal, resta agora aos londrinenses acreditar que o Colégio Londrinense/São Paulo/ Sercomtel possa nos representar bem na Liga de Futsal que vem aí. O experiente técnico Sergio Benatti ( foto) está entusiasmado com o grupo, achando que é possível fazer uma ótima campanha. Veio treinador novo, vieram jogadores novos, veio parceria nova, tudo novo. Chegaram até jogadores que estavam atuando na Europa, como o pivô Luis Negão, último contratado. Não há porque não acreditar em sucesso.
               Uma pena que não seja uma coisa nossa. O nome de Londrina nem vai aparecer nesta Liga de Futsal.  Só vai se falar em São Paulo. O próprio técnico Benatti, em entrevista publicada hoje pelo Jornal de Londrina, refere-se várias vezes ao time como "São Paulo". Ressalta, inclusive, "a camisa do São Paulo".  Estou louco pra ver corinthianos, santistas  e palmeirenses no Moringão gritando : "São Paulo, São Paulo, São Paulo..."    Essa eu pago pra ver.