Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 27 de novembro de 2011

Federer fecha o ano campeão

             Roger Federer fecha esplendidamente a temporada. Esta tarde, ele derrotou o francês Jo-Wilfried Tsonga e ganhou o títuto do ATP Finals Londres, o torneio que fecha o ano dos profissionais do tenis. A decisão foi difícil 2 a 1 (6/3, 6/7(6-8) e 6/3, mas o suiço provou que recuperou sua melhor forma, merecendo o triunfo.
             Esta foi a sexta vez que Federer ganhou as Finais da ATP, e a festa ao final da partida foi muito grande, como mostra a foto da UOL

Emoção até a rodada final !

              Não tivemos campeão antecipado no Campeonato Brasileiro. Para falar a verdade, nem seria justo. O certame foi tão equilibrado que teria mesmo que ser decidido no suspiro final. O Corinthians fez a sua parte, ganhou do Figueirense e chegou a comemorar o título. Mas o Vasco estava vivo e foi buscar a vitória que lhe permite sonhar até o final. Eu não acreditava em vitória vascaína hoje, mas ela aconteceu, fruto da garra e da persistência do clube de São Januário.
               O Corinthians jogou como tem feito nas últimas rodadas. Com prudência, soube mais uma vez esperar o momento certo para dar o bote. E numa jogada de Alex, lá estava o artilheiro Liedson para definir a sorte da partida. Corinthians 1 a 0.
                O Vasco venceu para provar uma tese que eu defendo há muito tempo. Quanto mais um time joga, mais ele engrena para alcançar as vitórias importantes. Depois que abandonou aquela frescura de poupar jogadores nos jogos da Copa Sul-Americana, o time cruzmaltino só tem se dado bem. Jogou no meio da semana, contra a Universidad do Chile, e hoje, quando o jogo terminou, estava mais inteiro fisicamente do que o Fluminense, que passou a semana descansando.

                          
                  A partida foi emocionante. Vasco 1 a 0, gol de Alecsandro, aos 31 minutos do segundo tempo. Mais sete minutos e o Flu empata, com gol de Fred. Finalmente, aos 45 minutos, Bernardo (foto) faz o gol que tira o título das mãos do Corinthians, afasta o Flu da briga e devolve a esperança ao Vasco. Mais emoção que isso, impossível.

Flamengo e Coritiba perto das vagas

             O Flamengo ganhou do Inter e o Coritiba derrotou o Avaí. 1 a 0 nos dois jogos. Os dois vencedores de hoje aparentemente têm maiores possibilidades de alcançar vaga na Libertadores do ano que vem. Mas os dois terão que enfrentar os clássicos regionais, na rodada final. O Mengo pega o Vasco, que briga para ser campeão nacional, e o Coxa encara o Atlético Paranaense, que precisa tentar sobreviver na Série A. Será mesmo um grande sufoco.
            Hoje, o Flamengo ganhou sem merecer do Internacional, em Macaé, pela contagem mínima. O Colorado foi melhor nos dois tempos, mas o Rubro-negro soube aproveitar uma falha do zagueiro Rodrigo Moledo para chegar ao gol da vitória, através de Ronaldinho Gaúcho, que mais uma vez "azarou" a vida do Inter.
           Também o Coritiba teve dificuldades diante do Avaí. Somente depois que Fabiano foi expulso e deixou o time catarinense com um homem a menos é que o Coxa fez o gol salvador, marcado por Jéci.
      
                                                     VICTOR FALHA DE NOVO

É todo o jogo a mesma coisa: Victor falha e o Grêmio perde ou empata. Hoje, foi quase no fim do jogo
em que o Tricolor ganhava de virada do Atlético Goianense, no Estádio Olímpico. O goleiro espalmou a bola nos pés de Anderson, que fez o segundo gol goiano. Anselmo havia feito o primeiro da partida, para o Atlético. Wiliam Magrão e Marquinhos  viraram o placar para o Grêmio. Final: 2 a 2.

Briga do Rebaixamento pega fogo

           Cruzeiro, Ceará e Atletico Paranaense vão brigar até a última rodada para escapar das duas vagas que ainda estão abertas para o rebaixamento. Os cruzeirenses quase escaparam hoje, pois estavam vencendo o Ceará por 2 a 1 até os 36 minutos do segundo tempo. Mas os cearenses empataram e continuam vivos.
Já o Atlético Paranaense não progrediu em sua reação para deixar a Zona Perigosa. Perdeu para o América, por 2 a 1, e vai precisar ganhar o Atletiba do próximo domingo e ainda "secar" Cruzeiro e Ceará.
             Em Fortaleza, Osvaldo e Daniel Marques fizeram os gols  do Ceará, enquanto Anselmo Ramon e Ortigoza marcaram para o Cruzeiro. O placar de 2 a 2 só serviu para deixar os dois no sufoco até a rodada final.
            No Parque do Sabiá, em Uberlândia, o America Mineiro entrou em campo para se vingar de seu ex-treinador Antonio Lopes e derrotou o Atletico Paranaense por 2 a 1. Kempes abriu o placar, Paulo Baier (o único que joga bola no Furacão) empatou e Gilson decidiu o jogo para os americanos.
               Na rodada final, o Cruzeiro (40 pontos) joga o clássico mineiro com o Galo, o Ceará (39) vai a Salvador enfrentar o Bahia e o Atletico Paranaense (38) joga na Arena contra o Coritiba, que quer vaga para a Libertadores.

Palmeiras vence o clássico paulista

           Com um gol de Marcos Assunção (sempre ele) aos 11 minutos do segundo tempo, o Palmeiras derrotou o São Paulo, no Pacaembu, por 1 a 0, num jogo bastante disputado, apesar da má situação dos dois times no Campeonato Brasileiro. Por incrível que pareça, o Verdão ainda vai acabar arranjando uma vaga na Copa Sul-Americana, depois de fazer uma campanha ridícula no Brasileirão.
                                            A festa dos palmeirenses para Marcos Assunção
             Como nota negativa do jogo, Rivaldo foi expulso por agressão contra o palmeirense Gerley, sem bola. Que final de carreira, hein ?

                                                       GALO NÃO CAI MAIS
             Grande resultado conseguiu hoje o Atlético Mineiro, que goleou o Botafogo por 3 a 0, na Arena do Jacaré, e livrou-se definitivamente da ameaça do rebaixamento. André (2) e Daniel Carvalho (de penalti) foram os goleadores da partida. O Botafogo foi um vexame só. Está fora da briga por vaga na Libertadores. A maionese desandou.

                                                        SANTOS 1 X BAHIA 1
             Quem também se deu bem na rodada foi o Bahia, que em plena Vila Belmiro arrancou um empate (1 a 1) muito bom para os seus planos de fugir do rebaixamento. E por pouco não ganhou do Peixe, que entrou em campo com todos os seus craques, mas parece estar sem o embalo necessário para a disputa do Mundial de Clubes. Souza abriu o marcador para o Tricolor Baiano. Neymar empatou a partida.

Button é o vice-campeão mundial

           O aspecto mais importante do GP do Brasil, disputado hoje em Interlagos, foi a definição do vice-campeonato mundial, que acabou ficando com Jenson Button, da McLaren. Bem que a Red Bull tentou formar uma "dobradinha" na classificação geral, supostamente arranjando um problema de câmbio para que o campeão Sebastian Vettel tirasse o pé e permitisse que Mark Webber ganhasse a prova. Mas Button chegou em terceiro e garantiu o seu objetivo, que era a conquista do título de vice-campeão mundial. Justo, diga-se de passagem, porque o inglês Button é um piloto extremamente competente.
            A classificação final apontou: CAMPEÃO - Sebastian Vettel, 392 pontos. VICE - Jenson Button, 270. 3º COLOCADO - Mark Webber, 258 pontos. O melhor brasileiro foi Felipe Massa, com 118 pontos. Barrichello fez apenas 4 e Bruno Senna 2 pontos.
                                                 A despedida melancólia dos brasileiros
  A "promessa" Bruno Senna o máximo que conseguiu foi dar um toque no carro de Michael Schumacher, que teve um pneu furado. O brasileiro foi punido com uma passagem pelos boxes, o que fez com que ele chegasse mais  lá no fim do pelotão.

Dia da minha Nossa Senhora das Graças

           Estou concluindo hoje a novena de Nossa Senhora das Graças, que anualmente faço com muita devoção. Me consagrei a ela desde pequeno. Minha mãe era muito devota e me levou durante toda a minha infância a uma pequena capela que fica anexa à Igreja da Santa Casa de Pelotas. Eu e minhas irmãs, Maria Luiza e Norma, partipávamos também desta festa que vivemos hoje, a coroação de Maria. No dia em que saí de casa, há mais de 50 anos, minha mãe me deu um porta-retrato com a imagem de N.Sra.das Graças, que me acompanhou durante todos estes anos. Até nas muitas viagens que fiz ao Exterior, levei a "minha Santinha". Agora,  há poucos anos, é que entreguei a preciosa imagem ao meu filho Luciano. E sei que ele continua cuidando bem dela.
            Vejam vocês que, depois de cerca de 27 anos que deixei Pelotas, em 1987, comprei a casa em que moro até hoje, localizada no Jardim Petrópolis, Paróquia de  Nossa Senhora das Graças. Aqui  encaminhei meus quatro filhos. Os dois mais velhos foram batizados na igreja da paróquia, e os outros dois fizeram aqui sua primeira comunhão e foram crismados. Coincidência ? Prefiro acreditar que é a Nossa Senhora das Graças que me quer sempre perto dela. Porisso assisto a Santa Missa diária aqui na nossa igreja. E sempre agradeço pelo que recebi na vida
             Foi no dia 27 de novembro de 1830, um sábado, que Nossa Senhora das Graças fez sua primeira aparição para Catarina de Lebouré, uma noviça da Congreção das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo, em Paris. A partir de então, são incontáveis as bençãos que ela tem distribuido pelo mundo inteiro. É o que estou agradecendo hoje.

Corinthians ofusca a Fórmula 1

              A esperança de ver pela televisão o Corinthians ganhar do Figueirense, e quem sabe até ser campeão brasileiro afastou muita gente de Interlagos neste GP do Brasil. Nas entrevistas, agora há pouco pelo rádio e pela TV, ouço a maioria das pessoas dizendo que vai deixar o autódromo antes do final da corrida, porque não quer perder o futebol.
            Mas é lógico que, se o Brasil tivesse bons pilotos, o público pensaria diferente. De qualquer forma, temos que que pleitear mudanças no calendário da F1 para futuros anos. Esta história de sediar a última prova do ano é uma "furada". Agora mesmo, que graça tem ver o GP se o Campeonato já está definido ? 

Brasil ganha em casa, longe de casa

                                                   Tinha até faixa da Gaviões da Fiel
                                                    Giba cumprimenta a torcida brasileira     
             Com o ginásio cheio de torcedores brasileiros, a Seleção do Brasil ganhou da Argentina, nesta madrugada, por 3 a 0, com 25/22, 25/20 e 25/21. Parecia até que o time de Bernardinho estava jogando em casa. Hamamatsu tem uma enorme colônia brasileira, e todo mundo foi torcer. Ficou até fácil derrotar os argentinos, nesta sequência da Copa do Mundo de Vôlei Masculino.
             Apesar da facilidade, houve momentos de tensão durante o jogo. Como durante o segundo set, quando Bernardinho e o líbero Escadinha discutiram asperamente durante uma paralização. Na próxima madrugada, sempre às quatro horas, o Brasil enfrenta Cuba. Na terça-feira, o adversário será a Sérvia, fechando a 3ª fase da competição. Depois a Seleção vai para Tóquio, onde disputará a fase final, enfrentando Irã, Polônia e Japão.