Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Morreu um dos dez melhores

    O ex-craque Nilton Santos, que disputou 718 jogos com a camisa do Botafogo e brilhou na Seleção Brasileira, morreu agora à tarde numa clínica do Rio, vítima de insuficiência respiratória e cardíaca. Ele tinha 88 anos e estava internado desde domingo.
     Ao lado de Garrincha, Nilton figurava como integrante da melhor dupla de jogadores que o Botafogo teve em sua história. Ele disputou quatro Copas e foi bicampeão mundial, na Suécia em 58 e no Chile em 62. Jogava muito. Pra mim,Nilton Santos foi um dos 10 maiores craques do futebol do Brasil em todos os tempos.

Estádios paulistas continuam matando



  1.       Em abril, foi na Arena Palestra do Palmeiras, onde um desabamento matou um operário e deixou muita gente preocupada com o futuro da obra. Hoje, no Itaquerão do Corinthians, foi ainda pior. Uma peça da cobertura caiu, há cerca de duas horas atrás, destruiu parte da arquibancada e matou operários. A princípio seriam dois mortos, mas os bombeiros falam em três. "E esse número poderia ter sido muito maior se não estivéssemos em hora de almoço" - disse um operário que trabalha há quatro anos na obra.
  2.        
  3.        Como é que acontece um negócio destes num estádio que está sendo construido para ser o palco da festa de abertura da Copa do Mundo ?  É o que deve estar perguntando o pessoal da Fifa, que certamente vai exigir que mais segurança caracterize as contruções dos estádios que serão utilizados no Mundial 2014.
  4.         A Odebrecht é a construtora responsável pela obra. A princípio, uma parte da cobertura estava presa a um guindaste, que tombou e atinguiu parte das estruturas das arquibancadas.
  5.         O nervosismo tomou conta das pessoas. O ex-presidente corinthiano Andres Sanchez, responsável pelas obras do Itaquerão, estava no local num evento comemorativo à assinatura do contrato com a Caixa e o BNDES. Irritado, Andres, seus seguranças e um engenheiro da Odebrecht agrediram o reporter da Folha de São Paulo, Daniel Vasques, após o acidente. Eles pegaram o celular do reporter, deram socos para quebrá-lo e depois obrigaram Daniel a apagar todas as fotos tiradas do ocorrido. Em seguida, o reporter foi expulso do canteiro de obras.
  6.          Quanta ignorância do ex-presidente alvinegro. Esse nunca me enganou. É do mesmo nível daqueles torcedores que brigam e quebram tudo nos estádios em dia de jogos.

Só quero ver o saldo que vai ficar

      A imprensa noticia hoje que o goleiro Danilo (foto), emprestado pelo Londrina à Chapecoense, provavelmente será mais um que não estará na cidade para ajudar o Tubarão no próximo Campeonato Paranaense. Foi só jogar uma partida, sábado passado contra o Icasa, para Danilo  mostrar sua condição aos dirigentes do clube catarinense. Está cotado para disputar a Série A no ano que vem.
                                                 
       Se a saída de Danilo se confirmar, será apenas outro a deixar o Alviceleste, enfraquecendo ainda mais o time para 2014. Wendel não volta do Grêmio; Bruno Henrique não retorna da Portuguesa; Weverton dever permanecer no America-MG; Germano está acertando para ficar no Coritiba; e o zagueiro Dirceu, que está no Paysandu, ainda não definiu sua volta a Londrina. Poderão ser, portanto, seis jogadores que desfalcarão o LEC, em comparação com o último Paranaense.  Mais de meio time.
       Como reforço, devem voltar Neilson (que não conseguiu jogar na Portuguesa de Desportos), Arthur (que rodou pelos times de Curitiba e não se firmou) e Lucas. Os comprovadamente eficientes não deverão retornar. Voltam os jogadores de potencial duvidoso. E a torcida ainda terá que aturar o "mala" do Celsinho.
         Eu sei que futebol hoje é negócio, mas tem que ser um negócio lucrativo para todas as partes. E não estou vendo  um bom saldo para o Londrina, que vai ficar na estaca zero, outra vez sem um bom time, e ainda continuará com as dívidas que a parceria, ao que tudo indica, não está ajudando muito a quitar. Então pergunto: qual será o saldo ?
 

Mais um troféu pra família


       Certamente cooperei para que que meus primos e sobrinhos que moram lá em Pelotas tivessem sua atenção despertada pelo futebol de mesa, ou jogo de botão, como era conhecido no meu tempo de guri. Organizei algumas disputas na minha casa, lá na praia do Laranjal, e a meninada pegou gosto pela modalidade. E agora recebo um e-mail enviado pelo sobrinho Rui Eder Alves, me dando conta de sua vitória no torneio de inauguração da nova sede de futebol de mesa do Circulo Operário Pelotense, um clube muito ativo, especialmente nestas modalidades de salão.

        O torneio foi disputado no último sábado, com 19 botonistas distribuidos em chaves. Com seis vitórias em seis jogos, o gremista Rui Eder (na foto de camisa azul, recebendo seu troféu) conquistou o título, que fez questão de me oferecer, pelo incentivo que sempre lhe dei. Ele marcou sete gols e não sofreu nenhum. O 'cara' joga muito.
         E no próximo sábado, o Círculo promove o Torneio Encerramento, fechando a temporada 2013. O nosso Rui Eder estará lá, correndo atrás de mais um troféu para a sua coleção. Parabéns pra ele !
      

Pérolas que o Facebook nos traz


      Correr atrás dos sonhos é praticamente uma obrigação para todas as pessoas. Gostei muito da mensagem postada pela amiga Gigi Duarte, que sempre nos traz coisas boas.