Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

 
 O palco da Abertura do Mundial de Vôlei
O Brasil só estreia na segunda-feira, contra a Alemanha, mas o Mundial de Voleibol Masculino já será aberto neste sábado, na Polônia, e de forma bem diferente do que normalmente ocorre. Pela primeira vez num Campeonato Mundial, o jogo de abertura terá como palco um grande estádio de futebol, com 62 mil pessoas nas arquibancadas e com transmissão de TV para 169 países.
No Estádio Nacional de Varsóvia, a festa começa às 13h30m (de Brasília), uma hora e quarenta e cinco minutos antes do início da primeira partida do campeonato, entre as seleções da Polônia e da Sérvia. Existe muita expectativa quanto ao comportamento das equipes jogando em recinto aberto. A foto foi feita nesta sexta-feira, por ocasião do ensaio final para a grande Festa de Abertura.

Muitas acusações e poucas propostas

         Pouco se pode aproveitar do que foi dito ontem na Band, no primeiro debate entre os candidatos a governador do Paraná. O nível foi muito baixo. Nem mesmo os três principais candidatos (Beto Richa-PSDB, Roberto Requião-PMDB e Gleisi Hoffmann-PT), que tinham condições de apresentar propostas razoáveis , mostraram um bom desempenho, preferindo trocar acusações. Algumas até bem pesadas.

          Realizar debates neste nível é perda de tempo. Requião disse que "Richa não trabalha, gosta de acordar tarde e se preocupa mais com o bronzeado e cabelo".  O governador respondeu dizendo que "o senador é um turista, o que mais viaja ao exterior com o dinheiro público."  Pra que é que serve um debate destes ?
            Gleisi Hoffmann  também bateu boca, inclusive com candidatos menos cotados, como Túlio Bandeira (PTC), acusado por ela de ter "30 inquéritos policiais nas costas". E os outros quatro candidatos mostraram que não têm condições de pleitear o cargo de governador: Bernardo Pilotto (PSol), Ogier Bucchi(PRP), Rodrigo Tomazini (PSTU) e Geonísio Marinho (PRTB).

            FOI UM DOS PIORES DEBATES QUE EU JÁ ASSISTI, EM TODA A MINHA VIDA

Copa começa com Brasil x França

                      O Brasil estréia amanhã, às 13 horas, na Copa do Mundo de Basquete Masculino. Enfrenta a França (atual campeã do Eurobasket),  que não terá seu melhor jogador, Tony Parker, armador do San Antônio Spurs (EUA). Não gostei da preparação brasileira. Acho o time muito irregular. Mas uma boa estréia poderá embalar a equipe dirigida pelo argentino Rubén Maragno. Vale a pena conferir pela televisão.
Anderson Varejão é uma das esperanças do Brasil

Gaúcha Mayra salvou a Pátria. É ouro


         Finalmente uma medalha de ouro no Mundial de Judô para o Brasil. Depois de ganhar a prata em Tóquio e o bronze em Paris e no Rio, finalmente a gauchinha Mayra Aguiar, 23 anos, conseguiu o ouro, hoje em Chelyabinsk, na Rússia. Com um wazari, ela derrotou a francesa Audrey Tcheuméo, campeã mundial em 2011. 
            Na semifinal, Mayra venceu a campeã olímpica de Londres-2012, a norte-americana Kayla Harrison. E também derrotou nas lutas anteriores a italiana Assunta Galeone e a espanhola Laia Talarn.
             Mayra Aguiar da Silva nasceu em Porto Alegre (3/8/91), tem 1m78 de altura e pesa 70 quilos. Ela competiu na categoria até 78kg.

                                      Duas Derrotas

              Por outro lado, o brasileiro Tiago Camilo (categoria até 90 kg), depositário de grandes esperanças de todos, fracassou logo na estréia,  sendo derrotado pelo sérvio Dmitri Gerasimenko.

            E nossa patrícia Bárbara Timo, que estreou em Mundiais, ganhou da coreana Hye Jin Jeong por ippon, mas na sua segunda luta foi eliminada pela colombiana Yuri Alvear, bicampeã mundial.

Será que Ronaldinho está "quebrado" ?


                Ronaldinho Gaúcho não está conseguindo encontrar um novo clube que pague seus altos salários. E continua desempregado, esta é que é a verdade. Mas sempre acreditei que ele estivesse "com a vida ganha", com muito dinheiro guardado. Entretanto, esta notícia de que está vendendo a mansão que possui na Barra da Tijuca, no Rio, pode indicar que o R10 esteja enfrentando dificuldades financeiras.
                Não tem nada demais que alguém queira vender uma propriedade por R$ 15 milhões. É mesmo muito dinheiro pra ficar parado. Porém, o que se diz é que Ronaldinho parou R$ 20 milhões pelo imóvel, que não poderia ter se desvalorizado tanto.  

Futebol gaúcho em baixa ?

        Na quarta-feira, no Beira-Rio, Inter 0 x Bahia 2, pela Copa Sul-Americana. Na quinta-feira, na Arena, Grêmio 0 x Santos 2, pela Copa do Brasil.  Mas o que é que está acontecendo lá no Sul ?  Não é comum a dupla Grenal ser derrotada em seus domínios, especialmente em jogos de mata-mata. Algo anormal está ocorrendo por lá.
         Venho observando um certo desgaste do técnico Abel Braga no Colorado. Além de não conseguir "encostar" no Cruzeiro na briga pelo Brasileirão, o time ainda deu esta vacilada logo na largada da Sul-Americana. Se perder do Palmeiras, amanhã em São Paulo, "o bicho vai pegar" pra cima do Abel.
          E o Grêmio levou muito azar, é verdade, porque jogou muito melhor do que o Santos e levou 2 a 0 dentro de casa. Mas a incompetência ofensiva do Tricolor salta aos olhos de todos. Luan e Dudu são muito habilidosos, mas driblam demais e não decidem na área adversária. O estilo deles não se encaixa no futebol gaúcho.  O Leandro, que foi para o Palmeiras, era a mesma coisa quando jogava no Grêmio. Lá no Sul o atacante ter que ter é "pegada".
                                
        Para completar, o Grêmio acabou se envolvendo em problemas relacionados ao racismo. Chamaram o goleiro santista Aranha de "macaco" e o cara aproveitou para fazer o "maior barulho". Ganhou tempo, porque depois do incidente o jogo não andou mais, e ainda jogou a torcida gremista contra o mundo inteiro. E com consequências futuras, podem esperar.

Retorno demorado

          Começa a me incomodar esta demora que vem caracterizando a recuperação do apresentador Jô Soares. Um jornal carioca chegou a noticiar que Jô estaria com um câncer no pulmão, mas a notícia foi desmentida. Parece que foi mesmo uma pneumonia o único problema do artista global. Entretanto, são poucas as notícias sobre o tratamento, e o que se informa é que Jô não recebe visitas. O fato é estranho para um homem de tanta popularidade.
                                   
            Extraoficialmente, a Globo indica que Jô Soares somente reassumirá o seu programa diário na segunda quinzena de setembro. E também não se sabe se o artista vai mesmo se dedicar a um texto de Shakespeare para um trabalho teatral, como vinha sendo especulado.