Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 9 de abril de 2014


         Parece que o dólar está mesmo despencando. A moeda norte-americana fechou hoje em queda ante o real,  pelo quarto pregão consecutivo. Caiu 0,25%, cotada a R$ 2,1975 para a venda. É a primeira vez, desde outubro, que o dólar baixa de R$ 2,20. Deixa cair !

Reinado do Barça está no fim ?

       Nada mais está dando certo no Barcelona, que até pouco tempo atrás era disparado o "melhor time do mundo" na opinião dos catedráticos. O afastamento do presidente do clube,  por irregularidade na compra do brasileiro Neymar,  desencadeou a fase ruim do time catalão, que acabou sendo suspenso por um ano de contratar novos reforços. E o reflexo logo começou a aparecer dentro do campo.
         As contusões do goleiro Victor Valdés e posteriormente do zagueiro e líder Piquê certamente influíram na queda de produção da equipe, esta tarde eliminada na Liga dos Campeões pelo Atlético de Madri, que venceu o segundo jogo por 1 a 0, com um gol de Koke logo aos cinco minutos no Estádio Vicente Calderón, em Madri.   A foto abaixo é a imagem da desilusão de Neymar, ao final da partida.

Guarani está cada vez pior

         O Guarani de Campinas cada vez se afunda mais. O Bugre já está na Segundona Paulista e continua dando vexame atrás de vexame. Agora à tarde, pagou um novo "mico": foi eliminado da Copa do Brasil pelo modesta Associação Atlética Santa Rita, da cidade de Boca da Mata, interior alagoano.

         No primeiro jogo, disputado em Alagoas, houve empate sem gols. E o "Leão da Mata", com seu uniforme rubro-negro (foto) veio para São Paulo atrás de um empate com gols,  para realizar a proeza de passar da primeira fase da Copa. Mas foi muito mais longe. Na cidade de Paulínia, onde o Guarani mandou a partida, o time alagoano fez dois gols logo nos primeiros oito minutos (através de Aderlan e Kiros) e garantiu a vitória mais significativa da sua história de quarenta anos. O Bugre ainda descontou no finalzinho, com um gol de Medina, mas a vitória e a vaga foram mesmo conquistadas pelo Santa Rita.

          E pensar que esse Guarani, com Neneca no gol e Careca de centroavante, já foi campeão brasileiro, em 1978...

E agora, Furacão ? Faz o que ?

        Tenho criticado sistematicamente o comportamento da dupla Atletiba no começo das últimas temporadas, especialmente pelo desinteresse demonstrado em relação ao Campeonato Paranaense. Eles pensam que são times nacionalmente grandes e fazem seguidas palhaçadas no Estadual, escalando equipes mistas, integradas por reservas e garotos em início de carreira. Quando não têm uma Libertadores para usar como desculpa, Coritiba e Atlético inventam pré-temporadas e não utilizam seus titulares nos confrontos com os demais clubes paranaenses. E eu pergunto: o que é que eles têm ganho com esta política ?
         Desta vez, o castigo veio pra valer. Os dois ficaram de fora das finais do Estadual e agora    enfrentam crises e críticas. O Coxa teve até que trocar de treinador para tentar reencontrar o seu caminho. E o Furacão foi melancolicamente eliminado na Fase de Grupos da Libertadores, mesmo disputando um grupo fraco. Ser eliminado por um time boliviano que nunca passa da primeira fase é mesmo um grande fiasco.

           E ainda teve gente que, com a maior cara de pau do mundo, festejou porque o Adriano (foto)   marcou um gol, depois de dois anos (desde fevereiro de 2012). Mas outra vez ele mostrou que é apenas um "ex-jogador de futebol" O homem não pulou uma bola com o baixinho que joga de goleiro no Strongest, o tal Daniel Vaca. E não me lembro de nenhuma jogada em toda a partida, que tenha sido marcada por um bom drible do "ex-Imperador". Em resumo, ele fez um gol com um toque e menos de um metro da linha fatal e não fez mais nada, no jogo inteiro.
            O zagueiro Manoel fez um gol contra, abrindo o placar, e Soliz marcou o outro para o time boliviano, que garantiu a segunda vaga do Grupo 1. A primeira ficou com o Velez da Argentina, o único time bom da chave, que somou 15 pontos. The Strongest fez 10 pontos e o Furacão ficou nos 9, a frente apenas do fraquíssimo Universitário do Peru. Em seis jogos, o Atlético Paranaense ganhou 3 e perdeu os outros 3.
            De que adiantou poupar os titulares no Paranaense ? Poderia estar decidindo o título no próximo final-de-semana. Agora está parado, sem calendário até a chegada do Brasileiro. E sem um bom time preparado para a competição nacional. Chupa Furacão, que é de uva !