Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018


Lula condenado.   E a Bolsa já subiu !



                     ex-presidente Lula foi condenado pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) por corrupção, em julgamento em segunda instância nesta quarta-feira, 24 de janeiro, em Porto Alegre (RS). Os desembargadores João Pedro Gebran Neto (relator do recurso), e o presidente da 8ª Turma do Tribunal, desembargador Leandro Paulsen, votaram pela manutenção da condenação do líder petista no escândalo do triplex no Guarujá.

                   Os dois primeiros juízes também decidiram aumentar a pena de prisão por corrupção, mas ainda faltava o voto do desembargador Victor Laus para que a sentença de Lula fosse definida. E o resultado final acabou sendo de três votos a zero.  Ele ampliou a pena imposta de 9 anos e 6 meses para 12 anos e 1 mês de prisão.condenação de Lula fez subir o índice Ibovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo.


                   Com base na Lei da Ficha Limpa, a decisão dificulta a candidatura de Lula à Presidência da República nas Eleições de 2018. O petista depende agora de uma série de recursos no próprio TRF4 ou em tribunais superiores para ser elegível em outubro.

                    Lula, entretanto, não deve ser preso. Em suas manifestações, os desembargadores deixaram claro que a pena só vai começar a ser executada, ter início de fato, depois que esgotarem todos os recursos possíveis na própria corte. O procurador regional da República Mauricio Gotardo Gerum, que representa a acusação e pediu o aumento de pena, também havia se manifestado publicamente para dizer que não pediria a prisão do petista — pelo menos por enquanto.

Elton John anuncia sua última tourné !

               O músico britânico Elton John anunciou, esta quarta-feira, que se vai retirar dos palcos.  Mas o famoso músico, de 70 anos, ainda vai estar em tourné mais três anos, após os quais se vai retirar definitivamente.
Lula vai mal, no julgamento !



           Primeiro dos três desembargadores a votar no julgamento da apelação criminal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do tríplex do Guarujá, o desembargador João Pedro Gebran Neto (foto) manteve a sentença do juiz Sergio Moro e aumentou para 12 anos e um mês de prisão a pena do petista. 

           Gebran ainda estabeleceu o início do cumprimento da pena no regime fechado e estipulou 180 dias-multa. Antes que a pena seja confirmada pelo TRF-4, outros dois desembargadores ainda precisam apresentar seus votos. Na sentença de setembro, Moro tinha condenado Lula a nove anos e seis meses de prisão.

             Num relatório de 430 páginas, que levou cerca de três horas para ser lido, o relator dos processos da Lava-Jato rejeitou todos os argumentos da defesa e disse que as provas são suficientes para a condenação. Segundo ele, Lula tinha ciência do esquema de corrupção na Petrobras e deu a ele seu apoio com o objetivo de abastecer os partidos políticos. Nos bastidores, afirmou, o ex-presidente agia intensamente para indicar pessoas a postos-chave na diretoria da estatal, para arrecadar propinas.



         Em sua página no Facebook, o ex-jogador argentino Diego Maradona publicou hoje uma foto sua segurando uma camisa da Seleção Brasileira com o nome de Lula e a legenda “Lula querido, o Diego está contigo”.


O segundo jogo, hoje contra o Maringá,
   já é uma decisão para o Ricardinho 




             Parece até uma brincadeira, mas o clássico que o Londrina disputará logo à noite, às 21h45m já pode ser considerado um jogo decisivo para o técnico Ricardinho, que estreou com um empate (2 a 2) em Foz do Iguaçu, no domingo. E são vários os motivos que colocam esta partida como dramática para o treinador do Tubarão.

             Senão vejamos : a disputa da fase é curta, com apenas seis jogos;  o empate em Foz do Iguaçu já deixou o Tubarão em 5º lugar (penúltimo) no Grupo B; o time jogou muito mal contra o Foz; e Ricardinho já chegou à cidade com fama de treinador que já passou por outros sete clubes e ainda não conseguiu se firmar. 

             Se o Londrina não "apresentar serviço" contra o Maringá, Ricardinho certamente começará a ser duramente contestado.  Além do que, a "torcida" do Claudio Tencati vai começar a pressionar. A "sombra"  do ex-treinador do time vai incomodar ! 
Vereadores afastados em Londrina !




                    Os vereadores londrinenses Mário Takahashi (PV) e Rony Alves (PTB) foram afastados por 180 dias, por decisão da Justiça. E também estão proibidos de frequentar prédios públicos, incluindo a Câmara Municipal.  Ailton Nantes (PP), assume a presidência, já que Takahashi é o atual responsável pelo legislativo londrinense. O chefe de gabinete de Alves, Evandir Duarte, também foi afastado e proibido de entrar em prédios públicos.

                  Os vereadores são alvos de uma operação deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) nesta quarta-feira.  A ação foi batizada de “ZR3” e investiga suposto esquema de corrupção envolvendo empresários, vereadores e agentes públicos, com o objetivo de barrar ou aprovar leis relacionados ao zoneamento da cidade.
                        Além da busca e apreensão, o Gaeco também havia solicitado a prisão de parte dos envolvidos, porém isto foi negado pelo juiz da 2ª Vara Criminal de Londrina. Como medida substitutiva, foi autorizado o uso de tornozeleira eletrônica por 11 pessoas, entre elas Mário Takahashi e Rony Alves. Uma ex-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), servidores da prefeitura de Londrina e pessoas que trabalham nos gabinetes dos dois parlamentares também terão que usar tornozeleira.
                   Mas ainda não se sabe se os dois vereadores continuarão recebendo salários durante o período de afastamento. 


Mais um casamento real em 2018



            A princesa Eugenie de Iorque, filha do príncipe André e de Sarah Ferguson, anunciou o casamento com o namorado de longa data esta segunda-feira, 22 de janeiro. A agenda da família real britânica para este ano está cheia de acontecimentos familiares, com a chegada do terceiro filho de William e Kate em abril, o casamento do príncipe Harry com Meghan Markle em maio e agora o casamento da sobrinha de Carlos em outubro.
Eugenie tem 27 anos e vai casar com Jack Brooksbannk, de 31, que conheceu na discoteca Mahiki, em 2010, numa das muitas férias de neve em Verbier, na Suíça. 

Ela é a face mais alegre da família real britânica: sorri abertamente, tem muitas vezes o cabelo desalinhado e quando se espanta leva a mão ao rosto.

              Eugenie de Iorque é a segunda filha do príncipe André e de Sarah Ferguson o que faz dela a oitava na linha de sucessão ao trono de Inglaterra. Tem uma irmã mais velha, Beatriz com quem tem uma relação muito próxima. É também uma das melhores amigas do primo Harry com quem faz centenas de aparições públicas durante a adolescência. Eugenie licenciou-se na Universidade de New Castle e é atualmentediretora de uma galeria de arte, a Hauser & Wirth, não tem um atribuição a tempo inteiro da Casa Real Britânica mas é chamada para representar esporadicamente o pai ou, até, a rainha em diversas ocasiões, sobretudo de beneficência.
                  Nas aparições que faz, nas cerimónias públicas da família ou nas festas em que participa em nome individual como filatrópica ativa, Eugenie destaca-se pela suas expressão corporal descontraída. Pouco contida, ela é a face mais alegre da família real britânica: sorri abertamente, tem muitas vezes o cabelo desalinhado e quando se espanta leva a mão ao rosto, com alguma candura. “Beatrice e Eugenie têm uma linha muito brilhante, internacional e festiva. Gostam mais estar no deck de um superiate, na piscina, numa pista de dança em Nova Iorque ou num novo restaurante em Los Angeles,” descreve o Daily Mail num artigo que se dedica a demonstrar as diferenças entre “as duas princesas de sangue” e a Kate Middleton retratada aqui como discretíssima e elegante. Eugenie é conhecida por adorar moda e ser “experimentalista” no que no toca ao vestir.
Bebê nasce a 10 mil metros

Nunca se sabe o que pode acontecer num avião, e o que se passou num voo de Paris para Nova Iorque veio provar que o mais inesperado pode realmente surpreender os passageiros: aterrisou com uma pessoa a mais a bordo.

                    Sij Hemal, um médico residente de urologia,no Glickman Urological and Kidney Institute da Cleveland Clinic, foi chamado para fazer um parto durante um voo da Air France entre Paris-Nova Iorque. Sij tinha passado o dia inteiro a viajar: começou em Nova Deli, na Índia, parou em Paris, e estava a caminho de Nova Iorque para apanhar um voo de conecção até Cleveland, o seu destino final. Precisava desesperadamente de dormir no avião. O seu plano era beber um copo de champanhe enquanto via o filme «Side Effects» e dar um cochilo depois. Mas o plano falhou antes mesmo do champanhe.
Uma assistente de bordo perguntou se havia algum médico a bordo, quando Toyin Ogundipe se queixou de fortes dores nas costas. A passageira tinha entrado em trabalho de parto quando o avião atravessava a costa da Gronelândia, de acordo com o relatório da Cleveland Clinic.
                   «Ela estava a queixar-se de dores nas costas. No início, pensei que poderia ter a ver com os rins, mas depois de me ter dito que estava grávida, percebi logo que estava em trabalho de parto» - disse Hemal à CNN.
               As contrações de Toyin aceleraram tão depressa que o avião não conseguiu fazer uma aterragem de emergência a tempo na base militar dos Estados Unidos nos Açores. Por isso, a tripulação levou-a para a primeira classe e o avião prosseguiu até Nova Iorque.
                 «Quando as contrações passaram a intervalos de apenas 2 minutos, soubemos que o bebé iria nascer no avião» - disse Sij Hemal.
                 Apesar de a especialidade de Sij ser urulogia, este não seria o seu primeiro parto. Graças ao treino que recebeu na Faculdade de Medicina da Universidade Wake Forest, Hemal já tinha visto nascer sete bebés – apenas nunca o fizera no chão de um avião.
              «Estava tranquila porque sabia estar em boas mãos»-disse Toyin Ogundipe num comunicado. «Fizeram tudo o que um médico ou uma parteira teriam feito se estivesse no hospital. Aliás, fizeram ainda melhor», disse a mãe do recém-nascido. Meia hora após o início do trabalho de parto, o bebé nasceu são e salvo.
                    Quando o avião aterrisou, Toyin Ogundipe e Jake, o novo bebé, foram logo transferidos para o Jamaica Hospital Medical Center, situado a cerca de 6 quilômetros do aeroporto.
                   «Honestamente, foi uma dádiva de Deus. Muitas coisas poderiam ter corrido mal. Mas fizemos o melhor com o que tínhamos», disse Hemal.
                  O médico, com muita sorte e alguma ajuda por parte das autoridades e dos serviços de fronteira, conseguiu apanhar o seu voo de ligação para Cleveland. A Air France também agradeceu os serviços prestados com uma garrafa de champanhe e um voucher de viagem.

               

Veja quem está julgando Lula !


Uma página importante da trajetória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) está sendo escrita nesta quarta-feira. Os desembargadores João Pedro GebranLeandro Paulsen e Victor dos Santos Laus já começaram a julgar o recurso do petista na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre. O ex-presidente contesta a condenação a nove anos e seis meses de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, imposta a ele pelo juiz federal Sergio Moro.  Estamos vivendo o dia importante para o Brasil !
   Caso do "Velório na Rua"
 está derrubando o secretário



          O governador Beto Richa (PSDB) deixou no ar que a demissão do secretário de Segurança Pública do Paraná (Sesp), Wagner Mesquita, estaria perto de acontecer. Em entrevista coletiva concedida na terça-feira (23), o tucano mostrou irritação ao falar sobre o ocorrido no último dia 16, quando o corpo de um jovem de 18 anos, assassinado em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, aguardou na rua, por mais de 13 horas, a chegada de uma viatura do Instituto Médico Legal (IML).
“É o tipo de situação que eu não aceito no governo”, afirmou Richa. “Vá lá, se tivesse faltando dinheiro, não tinha estrutura, não tinha o rabecão, o transporte para esse corpo que precisava ir para o IML, vá lá. Mas não é o caso. Tem estrutura, tem recursos”.
Segundo o governador, o estado fez recentemente a maior compra de viaturas já realizadas no Paraná ao adquirir 3 mil veículos. 

O Niver de Neymar !

      Em ritmo intenso nas gravações da novela "Deus Salve o Rei", Bruna Marquezine vai conseguir uma brecha para poder ir ao encontro de Neymar, com quem cogita morar junto após Copa do Mundo da Rússia. Prestes a completar 26 anos no dia 5 de fevereiro, o jogador do PSG vai comemorar o aniversário com uma festa de gala em um night clube de Paris no dia 4. A presença da atriz era incerta, mas segundo publicação do colunista Leo Dias, do jornal "O Dia", desta quarta-feira (24), a artista está confirmada no jantar que também contará com outros famosos como o apresentador Luciano Huck.