Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

       Quem se propõe a escrever sobre música, mesmo que não goste do estilo brega, não pode deixar esse homem de fora. Ele é mesmo o mais brega de todos os bregas

                      W A L D I C K        S O R I A N O

                       

             A força musical da Bahia é incrível. É o maior centro da canção brasileira em todos os gêneros. Assim sendo,  o maior cantor brega do País também tinha que ser um baiano. Foi lá em Caetité, cidade de mais ou menos 55 mil habitantes, localizada a 645 km da capital Salvador, que nasceu WALDICK SORIANO, cantor que o Brasil inteiro conhece. Que "figura" era esse cara !

              No vídeo de abertura, Waldick canta pra nós um dos seus muitos sucessos: "A DAMA DE VERMELHO" ,  canção escrita por Pedro Caetano e Alcir Pires. Um verdadeiro hino da música brega, que foi cantada por Francisco Alves e por outros nomes famosos da canção brasileira, como Milionário e Zé Rico, Bruno e Marrone e o saudoso Reginaldo Rossi.  Vale a pena ouvir esta gravação de Waldick, já com mais de 70 anos, mas ainda cantando muito bem.


                                              Eurípedes Waldick Soriano nasceu filho de Manuel  Sebastião Soriano, que comercializava ametistas, no Distrito das Ametistas, em Caetité. E um fato marcante de sua infância é que ele foi abandonado pela mãe, a quem era muito apegado.
 
                                               Lá mesmo em Caetité, Waldick viveu a sua juventude, já envolvido em muita boemia. Desde novo era um inveterado namorador e aventureiro. Um "pegador" da época. E foi um incidente ocorrido num clube local que fez o "conquistador" buscar o seu destino fora da cidade. Foi tentar a vida em São Paulo.

 
 
     Antes de ingressar na carreira artística, Waldick trabalhou como lavrador, engraxate e garimpeiro.
 
Apesar das dificuldades, conseguiu se tornar conhecido nos anos 50, com a música "Quem és tu?"
 
Ele se destacava por suas canções sobre dor-de-cotovelo e por seu visual revolucionário para aquela época: sempre usava roupas negras e óculos escuro, como se vê na foto acima.
 
 
 
O maior sucesso de Waldick Soriano foi "Eu não sou cachorro não", que anos depois foi regravada num inglês macarrônico por Falcão, outro cantor do Nordeste.  A canção veio no auge da ditadura e, segundo alguns autores, seria uma forma de exigir um tratamento melhor por parte dos governantes.
 
E em 1974, por não gostarem de ouvir a palavra "tortura", os militares censuraram uma canção de Waldick, intitulada "Tortura de Amor".
 
 
 Por ser considerado "cafona", Waldick chegou a ser menosprezado, inclusive na sua cidade, pela classe aristocrática local.  Mas ele acabou sendo reconhecido no Brasil inteiro, como símbolo de um estilo, de uma classe social e da sua manifestação cultural, pulsante e criativa.
 
Waldick Sortiano foi tão importante para a nossa música, que mereceu um documentário dirigido por Patrícia Pillar (foto), contando a sua história, sob o título de "Waldick, Sempre no Meu Coração"
 
 
 
Entre os grandes sucessos de Waldick estão as canções "Paixão de um Homem",  "A Carta" e  "Se eu morresse amanhã". 
 
 
WALDICK SORIANO morreu aos 75 anos, às 5h30m da manhã do dia 4 de setembro de 2008, no instituto Nacional do Câncer, no Rio, onde estava internado.
Ele estava diagnosticado com câncer de próstata desde 2006, mas negava-se a acreditar e seguia dizendo: "Vou morrer do  coração, como o meu pai. O que eu tenho é reumatismo."
 
Mas era câncer mesmo, e seus últimos quatro meses de vida foram na cama. Mesmo assim, mantinha-se animado, como conta sua viúva Walda. Foi um homem de muita força !
 
 
 
 

 

  Abalos sísmicos podem
 ter rompido a barragem




              O Observatório Sismológico da Universidade de Brasilia anunciou hoje, que dez abalos sísmicos foram detectados na quinta-feira à tarde, na região de Mariana-MG, onde  ocorreu o rompimento das duas barragens da Minerador Samarco. O fato pode ter determinado o terrível acidente, embora ainda não exista comprovação disto.
Nos planos do Real Madri



                  O atacante Luan, do Grêmio, está jogando muito mesmo. Na partida com o Flamengo, fiquei impressionado com a sua movimentação. E todo mundo está vendo isso. O jornal espanhol Mundo Deportivo está chamando o craque gremista de "novo Neymar" e vê planos futuros pra ele.
 
                  Segundo a colunista Cristina Cubero, nas férias de verão do futebol brasileiro o Real Madri deverá tentar contratar Luan, por 15 milhões de euros. Mas Luan é titular da Seleção Brasileira que vai disputar os Jogos Olímpicos de 2016, e isso pode impedir o negócio
Seleção
Marquinhos e Marcelo fora; entram
  Douglas Santos e Gabriel Paulista
 
      Douglas Santos, lateral-esquerdo do Atlético Mineiro, e Gabriel Paulista, zagueiro de área do Arsenal da Inglaterra, estão oficialmente convocados por Dunga, para os jogos contra a Argentina e Peru, na sequência das Eliminatórias Sul-Americanas. Eles foram chamados para cobrir as saídas de Marcelo e Marquinhos, dispensados por contusão.
 
        Não são pra mim as melhores soluções. Eu preferia o são-paulino  Michel Bastos e o corintiano Gil. São mais jogadores do que os que foram lembrados agora pelo treinador. A Seleção se apresenta no domingo em São Paulo. Vai treinar no Corinthians até a véspera do jogo na Argentina, marcado para quinta-feira.
 
 

       
 Esta é a imagem real
  dos nossos políticos


      
                                Esta foto postada hoje no site g1.globo.com é a imagem fiel do Congresso Nacional. Só se vê segredinhos, fuxicos, conversas ao pé do ouvido. Trabalho forte, idéias novas, soluções para a crise, nem pensar !

A melhor notícia  da semana !

 
                 Melhor até do que ver o Londrina disputar uma final da Série C Nacional é o que finalmente deve acontecer na próxima quinta-feira.  Depois de "anos de espera", a Administração Municipal vai trocar o gramado do Estádio do Café, que vem nos fazendo passar vergonha há muito tempo.
 
                  Parece que desta vez não teremos novas protelações. A troca sai mesmo, realizada por uma empresa de Araucária, a Grasstecno Gramados.  E o que mais deixa gente coçando a cabeça é que o valor não tão grande assim, como vinha sendo alegado. Vai custar R$ 415 mil para os cofres públicos. Não dá para entender porque não foi feito até hoje.
 
                E podem "tirar o cavalinho da chuva", porque antes de março não haverá condições de jogar no Estádio do Café. O VGD está aí, para ser "ajeitado" e utilizado, pelo tempo que for necessário. Conheço muita gente que não tem ido ao futebol, mas que no VGD comparecerá.


      Nunca fui seu "fã de carteirinha". Esporadicamente, curti algumas das suas canções. Acho que houve uma supervalorização do seu trabalho, principalmente após a sua morte. Mas definitivamente, ele figura entre os nomes fortes da música brasileira

                                  R  A  U  L      S  E  I  X  A  S 

                     

                                  "COWBOY FORA DA LEI", que aparece neste bem humorado vídeo é uma das canções de RAUL SEIXAS que eu consigo curtir. Foge daquele estilo que sempre me pareceu meio deprimente na sua música, que tentou unir rock e baião.

                                 Raul Santos Seixas era baiano de Salvador,  muito conhecido com "Maluco Beleza", e também tratado como "Raulzito" ou "Pai do Rock Brasileiro". Morreu muito cedo, aos 44 anos. Foi encontrado morto, por volta das oito horas da manhã, no seu apartamento em São Paulo. Seu alcoolismo e a sua diabetes foram os causadores da parada cardíaca que o matou, no dia 22 de agosto de 1989. O velório foi no Palácio das Convenções do Anhembi e no dia seguinte o    corpo de Raul foi sepultado em Salvador, no Cemitério Jardim da Saudade.

 





                             Quando morreu,  Raul estava curtindo o surgimento do seu último disco gravado em vida, intitulado "A Panela do Diabo", e que a Warner Music Brasil, lançou oficialmente um dia após a sua morte. o que rendeu ao artista um "disco de ouro póstumo", pela venda de 150 mil cópias, em meio a comoção do seu prematuro desaparecimento. Acho que foi o
disco seu que mais vendeu.
 
                                  Mas sua morte foi extremamente explorada. Raul permaneceu semanas entre as paradas de sucesso, inclusive com os vários álbuns póstumos que foram produzidos, como "O Baú do Raul"(1992),  "Raul Vivo" (1993 -Eldorado),  "Se o Rádio não Toca" (1994 - Eldorado) e "Documento (1998).  Também foram lançadas coletâneas, destacando-se "Os Grandes Sucessos de Raul Seixas", de 1993.
            


            A obra musical de Raul Seixas é composta de 17 discos lançados em seus 26 anos de carreira. No começo, integrou o grupo "Os Panteras".  Foi com eles que lançou seu álbum de estréia, "Raulzito e os Panteras", em 1968.
             Entre as primeiras músicas que lhe deram notoriedade  estão "Mosca na Sopa" e "Metamorfose".  Raul assumiu um estilo musical que o credenciou como "contestador e místico", certamente em função também com a influência que recebeu do ocultista britânico Aleister Crowley.

 
                      As vinte canções consideradas mais importantes de Raul Seixas certamente são : "Eu nasci há 10 mil anos atrás",  "Morning Train (O Trem das 7)",  "Gitã",  "Sociedade Alternativa",  "Metamorfose Ambulante",  "A Maçã",   "Al Capone",   "Metrô Linha 743",  "Medo da Chuva",  "Blue Monn of Kentucky / Incidental: Asa Branca",   Let Me Sing, Let Me Sing",  "Eu também vou reclamar",  "Ouro de Tolo (Carrão 73)",  As Minas do Rei Salomão",  "Mosca na Sopa",  "Tu és o MDC da minha vida",  "Como Vovó já dizia (Óculos Escuros)",  "Não Pare na Pista",  "How Could I Know  (Love Was To Go)" e  "Tente Outra Vez".






AS MELHORES DO FACEBOOK

    
         E vejam a amiga Gigi Duarte, lá de Pelotas-RS, aparecendo outra vez neste espaço. E ela volta com outra postagem maravilhosa. Confiram.