Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

O jogo mais gostoso da Copa

      A partida entre Nigéria e Taiti, que tinha tudo para ser fraca e desinteressante, acabou sendo o jogo mais gostoso e divertido desta Copa das Confederações, especialmente pela participação do público mineiro, que se comoveu com a ingenuidade dos taitianos e fez um barulho danado no Mineirão, na tentativa de empurrar a equipe da ilha da Polinésia, estreante em grandes competições internacionais.
       É claro que experiente Nigéria ganhou com facilidade, marcando 6 a 1 e assumindo a liderança do Grupo, no saldo de gols. Mas os amadores que defendem a Seleção de Taiti deram uma demonstração de grande valentia e bravura, inclusive comemorando seu gol único como um grande feito. Para tudo isto contribuiu a simpática torcida mineira, que gritou do primeiro ao último minuto de jogo; "Taiti, Taiti, Taiti..."

                                                            A festa no gol do Taiti
       Aos 26 minutos, os nigerianos já estavam ganhando por 3 a 0, que foi o placar do primeiro tempo. Mas a maior festa veio aos 9 minutos da etapa final, quando Tehau marcou de cabeça o gol do Taiti. O Mineirão quase caiu, de tanta vibração.  Entretanto, nos minutos restantes do jogo a jovem e inexperiente equipe tatiana não aguentava nem andar em campo. E foi aí que os africanos chegaram a grande goleada.

                                               Oduamadi é o artilheiro da Copa até aqui
      Oduamadi fez três gols, assumindo a artilharia da Copa das Confederações. Não será fácil alcançá-lo. Echiejiles fez dois e o outro gol nigeriano foi marcado pelo taitiano Tehau, que marcou um gol a favor e um contra.

Vaias para o toque de bola espanhol

          É claro que a Seleção Espanhola é a grande favorita para conquistar o título da Copa das Confederações. É a mais preparada e veio como campeã do mundo. Mas eu não consigo me apaixonar pelo futebol espanhol, mostrado pelo Barça e pela Azzurra. Pra quem gosta de "posse de bola" é um prato cheio. Mas eu prefiro talento aliado à objetividade  e à fome de gols.


          Acho a maior bobagem essa história de destacar o porcentual de posse de bola, como estão fazendo quase todos os narradores e comentaristas. O que vale é bola lá dentro. Estou cansado de ver time tocando bola o tempo inteiro e perdendo o jogo. Não foi a toa que a torcida pernambucana vaiou os espanhois, cada vez que eles exageravam naquela frescura.
          Mas a Espanha mereceu a vitória sobre o Uruguai. Na verdade, os sul-americanos entraram em campo encolhidos na defesa, morrendo de medo. E foi assim que os espanhois chegaram aos 2 a 0. Só quando viu que o jogo estava perdido é que os charruas se soltaram e partiram para o seu tipo real de jogo. E aí acabou a frescura espanhola, que parou de exagerar nos toques. O Uruguai fez o seu gol e esteve perto de conseguir o empate.


          Não entendi a ausência de Forlan, que só entrou na metade do segundo tempo. O melhor jogador da última Copa do Mundo não pode ficar na reserva. E o nosso conhecido Lugano continua do mesmo jeito: bom mas estabanado. Não tinha nada que meter o pé naquela bola, no lance do primeiro gol.
          Mas acho que os dois times vão se classificar, embora ainda não tenha visto a Nigéria jogar, o que ocorrerá daqui a uma hora e meia. Mesmo assim vou arriscando: dá Espanha e Uruguai no Grupo B.

QUEIXAS, ELOGIOS E RECLAMAÇÕES

          Ouço reclamações de todos os lados, porque os torcedores com ingresso na mão estão passando muito tempo nas filas para entrar nos estádios para ver os jogos da Copa das Confederações. As pessoas reclamam porque pela primeira vez estão acompanhando uma grande competição. Pois posso garantir que isto ocorre em todo o mundo. São ingressos e lugares personalizados.  É muito diferente do que entrar no Estádio do Café ou no Couto Pereira, pra ver um jogo do Campeonato Paranaense, por mais decisivo que ele seja.
           Nos Estados Unidos, na Copa de 94, a demora era maior ainda. E na França, em 98, não foi diferente. E vejam que são centros grandes. Quem quiser entrar ligeiro, que compre um ingresso e vá ao cinema. Pra ver uma grande Copa de Futebol, é preciso um pouco de paciência.

                                                       O-O-O-O-O-O-O

           Um amigo do nosso blog - aquele que torce pelo Palmeiras e assina "Avanti Palestra" - mandou um comentário sobre o ocorrência de muitos lugares vazios nos estádios desta Copa. E conta que comprou ingressos categoria 4 (por R$ 59)para os jogos Itália x México e Espanha x Taiti, mas que até agora não conseguiu viajar ao Rio para retirar os ingressos e assistir aos jogos. Certamente alguns dos lugares que temos visto vazios são os dele. Isto deve estar acontecendo muito.

                                                         O-O-O-O-O-O-O

           Os estádios estão todos muito bonitos. Pelo menos até agora. Mas ficou claro que tanto em Brasília, como no Rio e no Recife, o visual do lado de fora deixa muito a desejar. Um negócio meio mal acabado. Faltam jardins bem feitos, limpeza caprichada e acabamento. Mas podem acreditar que, daqui a um ano, quando o Mundial 2014 estiver chegando, tudo estará muito mais bonito.
            E do lado de dentro, o que se espera é que os gramados estejam consolidados, em condições muito melhores do que as de hoje.

                                                            O-O-O-O-O-O-O

            Todo mundo está elogiando a união existente entre os jogadores da Seleção Brasileira. É o lado mais positivo do time, até aqui. Aliás, unir os  seus jogadores sempre foi o forte do técnico Luis Felipe Scolari. Com essa história de chamar o grupo de família, ele faz os jogadores virarem irmãos.