Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 29 de outubro de 2011

Brasil fica mesmo em terceiro

        Os Jogos Pan-Americanos vivem amanhã o seu último dia. Mas as derradeiras disputas, que poderiam mudar a ordem do Quadro de Medalhas, ocorreram hoje, quando Cuba mostrou sua superioridade perante o Brasil, ficando com o segundo lugar. Nos restou o honroso terceiro posto. Os Estados Unidos, como sempre ganharam os Jogos com grande facilidade.
         Antes da decisão do volei masculino, entre Brasil e Cuba, esta era a situação das medalhas: 1º ESTADOS UNIDOS - 91 de ouro, 79 de prata e 62 de bronze, com total de 232 medalhas. 2º CUBA - 58 de ouro, 34 de prata e 43 de bronze, totalizando 135 medalhas. 3º BRASIL - 46 de ouro, 35 de prata e 58 de bronze, 139 medalhas no total.
          Neste domingo, teremos apenas a Maratona Masculina, e as decisões do basquete masculino e do rúgbi. E depois a grande festa de encerramento, culminando com novo desfile das delegações. O porta-bandeira do Brasil será o ginasta Diego Hipólito

Botafogo alcança o Corinthians

           O Botafogo ganhou do Cruzeiro, por 1 a 0, agora há pouco no Engenhão, e alcançou o Corinthians na tabela de pontos ganhos (55 pontos), ficando em terceiro lugar pelo critério de desempate. El Loco Abreu fez o único gol do jogo.
            Já o Fluminense foi a Fortaleza e ganhou do Ceará por 2 a 1, mas poderá ser ultrapassado pelo Flamengo, que joga amanhã em Porto Alegre, contra o Grêmio. Rafael Sobis, que está brilhando no Flu, fez os dois gols, descontando Felipe Azevedo para o Ceará.
             O Corinthians e os quatro clubes do Rio (Vasco, Bota, Flu e Fla) continuam embolados na luta pelos quatro primeiros lugares do Campeonato Brasileiro.

Neymar é o melhor de todos

        Se alguém ainda tinha dúvida, certamente se convenceu hoje de que Neymar é o melhor jogador de futebol do Brasil na atualidade. Ele marcou seis gols (dois foram anulados) contra o Atlético Paranaense, no Pacaembu, na vitória do Peixe sobre o Furacão por 4 a 1. Guérron descontou para o time paranaense, que está cada vez mais ameaçado pelo rebaixamento.
        Mais de 18 mil pessoas testemunharam mais esse show do jovem jogador santista, que deverá ser confirmado entre os 23 que disputarão na Fifa o título de melhor do mundo. De ruim, apenas a atuação atrapalhada do árbitro Francisco Carlos Nascimento, que quase estragou a partida.

Chegada do Mengo a Porto Alegre foi tranquila

         O único barulho que se ouviu na chegada da delegação do Flamengo a Porto Alegre, agora há pouco, foi o das sirenes dos carros policiais que fizeram a escolta dos rubro-negros. Temia-se que muitos protestos da torcida gremista contra Ronaldinho Gaúcho acontecessem já na chegada do Mengo, mas parece que os torcedores estão se guardando para amanhã, quando o Estádio Olímpico deverá ficar coberto de faixas grandes e pequenas, destacando o nome "Pilantra". É assim que Ronaldinho está sendo chamado no retorno a sua terra.
                               No treino de ontem no Olímpico, já existiam muitas faixas  -  foto UOL       

    No começo da tarde, seguranças contratados já "estudavam" o Aeroporto Salgado Filho, com ar de preocupação. Mas quando a delegação chegou, por volta  das 18 horas, a calma era total. Quatro viaturas, quatro motos e mais de trinta policiais cercaram o Portão 5. Dois ônibus estavam estacionados, mas um voltou vazio para o centro da cidade. Os jogadores ocuparam o outro ônibus, sempre com a companhia  de um policiamento numeroso.

Nautico dá um grande passo

          No chamado "Clássico dos Clássicos", disputado esta tarde no Recife, o Náutico derrotou o Sport, por 2 a 0, e deu um grande passo para tentar a subida para a Série A do Campeonato Brasileiro.O "Timbu" abriu seis pontos de vantagem do quinto colocado (o Vitória), faltando cinco rodadas para o final da competição. Marlon abriu a contagem, de cabeça, aos 21 minutos, e onze minutos depois Elicarlos marcou um golaço, definindo o resultado final da partida.
            O Vitória-BA também conseguiu um resultado importante derrotando o Boa Esporte, em Varginha, por 2 a 1. Com isso, o Rubro-negro baiano subiu três posições na tabela e agora é o quinto colocado, a apenas 1 ponto do G4.
             Já o Bragantino, que tinha tudo para entrar no G4, recuou demais no segundo tempo para segurar o 1 a 0 e terminou cedendo o empate para o Icasa, que está na zona de rebaixamento. O Braga continua em 6º lugar, com 49 pontos. Paraná Clube 2 x São Caetano 2 e ABC 1 x ASA 0 foram os jogos que completaram a rodada da Segunda Divisão Nacional. 

O Rúgbi brasileiro está crescendo

         Estou louco pra ver como será a próxima publicidade do Rúgbi, que vem fazendo uma agressiva campanha de popularização no Brasil. A série é engraçada, mas cheguei a acreditar que a modalidade estivesse mesmo crescendo no País. Estão gastando uma fortuna na televisão.
         Com Lucas, o"Tanque", a Seleção Brasileira de Rúgbi foi toda animada para os Jogos Pan-Americanos. E estreou hoje cedo, contra o favorito Canadá. Resultado: 45 a 0 para os canadenses.

Nada mudou para o GP da India

              A Fórmula 1 está mesmo monótona. Não vejo mudança nenhuma para o GP da India, que será corrido a partir das 7h30m de amanhã, no circuito de Nova Déli. O campeão Sebastian Vettel larga na pole, pela 13ª vez na temporada, Massa larga em 6º, Bruno Senna em 14º e Barrichello em 15º. É o mesmo filme que passou esses dias, não é mesmo?
              Massa, pra variar, se acidentou no final do treino, quando passou rápido demais (Massa andando rápido?) sobre uma zebra e foi parar na caixa de brita. "Tomei um susto" disse ele depois. Coixa de pixote mesmo.
              A única coisa que vale a pena comentar é que Vettel só precisa de mais uma pole para igualar-se a Nigel Mansel, que consegiu 14 em 1992.

Publico lota o Guaíra e aplaude Zezé de Camargo

            O público curitibano lotou o Teatro Guaíra, ontem à noite, para ver e ouvir Zezé de Camargo cantando sozinho. Seu irmão Luciano continua internado no Hospital Santa Cruz, no Bairro Batel. Foi um show tenso, mas a platéia fez questão de aplaudir Zezé, que voltou a dizer que se depender dele, a dupla não será desfeita, como anunciou Luciano.
             Durante o show, ouve momentos de extrema emoção. Zezé de Camargo chorou e disse: "Estou sentindo uma 'puta' falta dele. Logo estaremos juntos outra vez." Sobre o estado de saúde de Luciano, não surgiram novas informações.

Lula tem um tumor na laringe

Dois dias depois de comemorar seu 66º aniversário, o ex-presidente Lula recebe a preocupante notícia de que está com um tumor localizado na laringe. O diagnóstico foi formulado hoje cedo, pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
 O es-presidente, um ex-fumante, terá que se submeter a um tratamento inicial com quimioterapia. Seis médicos estão cuidando de Lula, que já começou a receber mensagens de todo o País e também do exterior.  A princípio, ele não ficará internado. A quimioterapia será feita em caráter ambulatorial.

É quase impossível pegar os cubanos

      O Brasil está no momento (quase meio-dia) sete medalhas atrás de Cuba, na luta pelo título de segunda potência esportiva das Américas. Ficamos a frente dos cubanos durante todo o Pan, mas eles ganharam 15 medalhas de ouro num só dia (ontem) e passaram na nossa frente. Temos disputas, hoje e amanhã, mas só um milagre recoloca os brasileiros em segundo.
       Os cubanos já estão festejando. Fidel Castro deu entrevistas, dizendo que "os jovens cubanos são um exemplo para o mundo." E o jornal "Granma", do Partido Comunista Cubano,  destaca hoje especialmente a superioridade de Cuba no atletismo, no boxe e no judô. Granma era também o nome da embarcação que levou Fidel e outros 81 rebeldes às praias de Cuba, na revolução que derrubaria Fulgêncio Batista do poder.
        O Brasil vinha muito bem, mas começou a cometer "pipocagens" uma atrás da outra. Alguns exemplos do nosso fracasso: Fabiana Murer (favorita absoluta) perdeu o salto com vara; o basquete feminino praticamente entregou o jogo para Porto Rico; o handebol masculino fracassou contra a Argentina; o futebol falhou em suas duas frentes, tanto no masculino (uma vergonha) como no feminino (sempre nos penaltis); o taekwondo, que chegou ao México cheio de pose, só arranjou uma medalhinha de bronze, já que os ídolos Diogo Silva e Natália Falavigna não ganharam nada; no boxe, os campeões mundiais Everton Lopes e Roseli Feitosa, se entregaram na final; e Poliana Okimoto, campeã mundial de maratona aquática, só levou a medalha de prata.  Só aqui foram 10 medalhas contadas como certas que foram perdidas.
         Mas já houve um progresso. Temos que lembrar que, enquanto nossos atletas competiam no México, o nosso Ministro dos Esportes era destituido do cargo por desonestidade.  Estamos tirando leite de pedra.