Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

A suspensão de Rodrigo Paiva


     Acho que a Copa está até  me surpreendendo positivamente, mas todo o dia surgem novos problemas. A bronca de hoje, como até já se esperava, envolve o diretor de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, que brigou com jogadores chilenos no intervalo do jogo de sábado. Ele está suspenso por um jogo . Mas não foi uma punição como a aplicada no jogador uruguaio Luis Suárez, que foi retirado da concentração pela policia.
        Rodrigo não poderá participar da coletiva na sexta-feira dia do jogo com a Colômbia, em Fortaleza, mas poderá participar normalmente da coletiva da véspera da partida. Quem entende um negócio destes ? É muita frescura. A Fifa justifica dizendo que Rodrigo está sendo investigado e que a pena poderá aumentar, talvez até com multa. A defesa da CBF tem que ser apresentada até amanhã.
        Os chilenos insistem que Rodrigo Paiva deu um soco no atacante Maurício Pinilla. O jogador  diz que "esse tal de Paiva é um delinquente disfarçado".  Mas o brasileiro garante que só empurrou Pinilla "pra me defender".  Vai saber que é o mentiroso.

Aloysio é o vice de Aécio

     O PSDB anunciou hoje o nome do candidato a vice-presidente da República na chapa de Aécio Neves. Será o senador paulista Aloysio Nunes Ferreira.  O escolhido é líder tucano no Senado, desde o ano passado, e um crítico severo da presidente Dilma Rousseff.
            Formado em Direito pela USP, Aloysio ficou exilado na França, por quase dez anos, na época da ditadura militar. Ele é de São José do Rio Preto. Foi vice-governador de São Paulo entre 91 e 94. Também foi ministro  da Secretaria-Geral da Presidência da Rpública, de 1999 a 2001, e ministro da Justiça de 2001 a 2002. Em 2010, Nunes foi eleito senador com mais de 11 milhões de votos.
            Por outro lado, Aécio oficializou hoje que o senador José Agripino Maia, líder do DEM, será o coordenador da campanha da chapa. O DEM firmou aliança com o PSDB na maior parte dos estados.

O jogo mais emocionante da Copa


O gol de Schürrle abriu o caminho
     Pode não ter sido o melhor jogo em termos técnicos.  Mas em matéria de emoção não vi nada melhor do que este jogo em que a Alemanha venceu a Argélia, na prorrogação, por 2 a 1, se classificando para enfrentar a França nas quartas-de-final da Copa do Mundo.  Foi mesmo de arrepiar.
       Minha primeira alegria foi ter acertado na opinião emitida logo no começo deste Mundial, quando escrevi aqui no Blog que a Argélia era a melhor entre as equipes africanas. Me espanta ver o progresso que este país de apenas 52 anos de existência já alcançou no futebol.
       Também me deixa satisfeito ver a Alemanha permanecer na competição. Convenhamos, uma Copa sem Itália, sem Inglaterra, sem Portugal, sem Uruguai e também sem os alemães estaria se transformando num torneio que jamais poderia ser chamado de "Copa das Copas".

                                        Com esse gol, Özil garantiu a vitória germânica
        Mas o que realmente me alegrou mais foi ver tanta emoção rolando no futebol, que sempre precisou dela para levantar a plateia de todos os cantos. Foi um jogão, mesmo com a inconteste superioridade germânica. Apesar disto o jogo esteve aberto em todos os cento e vinte e tantos minutos.  Acabavam as reservas físicas, mas sobrevivia a garra, a vontade vencer, a hombridade. E renascia a coragem. Uma partida como está, só honra e dignifica ainda mais a história do futebol mundial.
        Nos 90 minutos não tivemos gols, mas quantas emoções vivemos ? Os goleiros M'Bolhi (Argélia) e Neuer (Alemanha) trabalharam duro, fizeram grandes defesas e praticaram verdadeiros milagres. Especialmente o africano. Que goleiro notável é esse tal de Raïs M'Bolhi (foto). Os gaúchos que estiveram esta tarde no Beira-Rio mais se esquecerão deste negro alto, forte e ágil. Nem sei se temos um goleiro deste nível atuando no nosso Campeonato Brasileiro.
       E até o Brasil esteve bem representado na partida, porque foi muito boa a atuação de Sandro Meira Ricci na arbitragem. Com elegância e absoluta concentração, ele se impôs dentro do campo. Arrisco a dizer que, se a Seleção brasileira não chegar à decisão desta Copa, Sandro terá grande chance de apitar a final.
        Os gols de Schürrle e Özil para a Alemanha, e de Djabou para a Argélia foram todos marcados na prorrogação, o que comprova que a emoção esteve presente do primeiro ao último minuto desta inesquecível partida que, daqui a dez ou vinte anos, estará sendo mostrada pela televisão, como um dos grande momentos da história do Campeonato Mundial de Futebol.
                                       O gol de Djabou premiou a bravura dos argelinos

"A Fifa é um bando de velhos filhos da p..."


       A frase não é minha, mas do indignado presidente uruguaio José Mujica  Ele vem criticando duramente o presidente Joseph Blatter e os dirigentes da entidade que comanda o futebol mundial, e na chegada da Seleção Celeste a Montevideu, disparou pela televisão (foto) esta frase : "A Fifa não entende nada dos que vêm de baixo. Nós vimos todas as partidas e existe um peso diferente. Isso é o que mais nos dói e nos deixa indignados. Eles poderiam ter punido o Luisito Suárez, mas não aplicado sanções fascistas. A Fifa é um bando de velhos filhos da puta".

Pogba é melhor do que Drogba


     Certamente, todos os brasileiros que estão acompanhando a Copa do Mundo quando ouvem na televisão o nome do atacante francês Pogba imediatamente ligam seu nome ao de Drogba, também atacante e grande estrela do futebol da Costa do Marfim. Acho que chegou a hora de estabelecer as diferenças entre um e outro, porque Pogba foi decisivo, agora há pouco na vitória de 2 a 0 sobre a Nigéria, resultado que está levando a França para as quartas-de-final da Copa. E Drogba já está fora do campeonato e faz tempo.
       O marfinense Didier Drogba, 1m89,  é conhecido no mundo inteiro e ganha 4 milhões de euros por ano. Mas está com 36 anos e não conseguiu brilhar neste Mundial. Já Paul Pogba é francês mesmo, mas obviamente de descendência africana, pois seus pais vieram da Guiné para Lagne-sur-Mame, cidade onde nasceu Paul, 1m86, que está com apenas 21 anos.
        É chamado por muitos franceses de "Menino de Ouro", pois vem brilhando desde que começou a vestir a camisa nacional. Primeiro no sub-16, passando depois por sub-17, sub-18, sub-19 e sub-20, até se tornar titular da principal Seleção Francesa. Pois hoje, quando o jogo estava duro, aos 34 minutos do segundo tempo, ele fez de cabeça o gol que escancarou a porta da classificação para o seu País.
         Depois desta partida, posso dizer, com absoluta segurança que hoje, o menino Paul Pogba já é melhor do que o lendário Didier Drogba. São os caminhos naturais do futebol.
         O outro gol do jogo desta tarde, em Brasília, foi marcado por Yobo contra. Griezmann cruzou a sua frente, e Yobo acabou se atrapalhando e tocando na bola, "descartando o coringa" e concretizando a eliminação da sua Nigéria, que mais uma vez não conseguiu alcançar as quartas-de-final de uma Copa do Mundo, como sonham seus torcedores.
         Jogo ruim no primeiro tempo. Na verdade, a França só cresceu a partir dos 30 minutos da etapa frinal, através dos talentosos Benzema e Progba, protagonistas da partida. Vale ressaltar o empenho e a liderança de Karim Benzema, que é mesmo o comandante deste time francês. Jogou bem outra vez, embora desta vez não tenha conseguido marcar o seu gol.
          A partida estava terrivelmente difícil, mas os franceses souberam se impor dentro de campo. A França pode representar um grande perigo para os maiores favoritos desta Copa do Mundo. E a Nigéria fez uma ótima campanha. Mas é aquela velha história, quando os times africanos são pressionados, eles quase sempre entregam o ouro.
            As fotos abaixo são da esposa de Blaise Matuidi e do abraço dos franceses no final. 






                       OLHA A NAMORADA DO ZEZÉ
           Lembram daquela  velha marchinha de carnaval "Olha a cabeleira do Zezé / Será que ele é / Será que ele é ..."   Mas esse Zezé não tem cabeleira e não é mesmo.  Depois da separação da "velha" companheira dona Zilu, o cantor e compositor Zezé Di Camargo resolveu renovar pra valer.  E vejam a namorada que ele descolou, Graciele Lacerda. Inteira, não é mesmo ?  Tanto que a Playboy já fez convite para um ensaio nu. Não deixa não, Zezé.