Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Afinal, o que é que eu faço ?



     As pesquisas as vezes deixam os leigos sem saber o que pensar. Agora mesmo, aparece o resultado de um estudo que dá mesmo motivo de preocupação. Está se descobrindo agora, que as pessoas magras têm mais risco de desenvolver o Alzheimer. E que os obesos mórbidos têm uma diminuição do risco de demência em torno de 29%, em comparação às pessoas de peso normal.
     
      Assim sendo, eu que perdi 23 quilos nos últimos dois anos, começo a me preocupar. Será que gordinho eu estava mais seguro ?  A grosso modo, se estabelece um inesperado raciocínio:
          " se engordo, corro o sério risco de sofrer um enfarto ou um derrame. Se emagreço, talvez eu fique demente ou caduco. "
      Em meio a tantos erros que tem cometido, a presidente Dilma assume algumas posições que mostram o seu bom caráter. Como agora, nesta questão da redução da maior idade penal. A frase de Dilma é absolutamente correta : "Não podemos permitir a redução da maior idade penal. Lugar de meninos e meninas é na escola."
 

O dia do beijo !

          Só se fala em beijo, nesta segunda-feira,  no Facebook. E com razão. Afinal, hoje é o "Dia Internacional do Beijo". Já encontrei poemas, ilustrações, fotos e frases inspiradas. Tem de tudo. Gostei mais deste, que aqui reproduzo. É lindo !
 

Que tal trabalhar um pouco agora ?


            Apenas cerca de 30% das pessoas que protestaram no dia 15 de março compareceram a nova manifestação, realizada ontem à tarde. Quem mandou querer concorrer com o futebol ?

            Caiu de 2,4 milhões de manifestantes para aproximadamente 700 mil.  Não dá mesmo pra fazer carnaval uma vez por mês.  Acorda gente ! O Brasil está precisando é trabalhar pra recuperar o prejuízo !

      Depois de Jerry Adriani, que esteve ontem aqui neste espaço, o próximo tinha mesmo que ser o maior rival de Jerry naquela época. Um outro astro que encheu o Brasil de emoção

          W A N D E R L E Y        C A R D O S O

                      

                 Que vida cheia de altos e baixos teve esse paulistano do Belenzinho, que também morou nos bairros de Pirituba e Lapa da capital paulista. Um talento natural que já despontava aos 13 anos como intérprete. Mas foi em 1967 que ele se tornou um ídolo da nossa música, com esta canção que aparece no vídeo acima, que vendeu mais de cinco milhões de cópias e fez Wanderley ficar conhecido como
                                     "O   B O M     R A P A Z "


               Mas a vida de Wanderley Cardoso mudava a todo o dia. Rapidamente se tornou um dos ídolos da "Jovem Guarda".  Em meio ao sucesso como cantor, ele de repente aparece como um dos "Trapalhões", ao lado de Renato Aragão, o lutador Ted Boy Marino e o cantor Ivon Curi.  Na extinta Tv Excelsior, eles faziam o programa "Os adoráveis Trapalhões", grande sucesso de audiência.  E também tivemos Wanderley no cinema, no filme de Aragão, em 1966, que se chamava "Na Onda do Iê-Iê-Iê".

                 Depois da Jovem Guarda e dos Adoráveis Trapalhões, Wanderley foi contratado por Silvio Santos, juntamente com outros dois cantores muito conhecidos da época, Paulo Sergio e Antônio Marcos. Eles participavam semanalmente do quadro "Os galãs cantam e dançam na TV". Paralelamente a tudo isso, sua carreira musical teve sequência com incrível aceitação. Basta dizer que em toda a sua trajetória, Wanderley gravou mais de 900 músicas e vendeu até hoje cerca de 16 milhões de cópias de seus 84 discos.





 

                  Mas sempre aconteceram coisas estranhas na vida desta famoso astro. No auge da fama, no começo dos anos 70, Wanderley estava chegando a Uberaba, Minas Gerais, onde realizaria mais um dos seus concorridos shows.  E foi então que, sem maiores explicações, um grupo formado por vários playboys ricos, fazendeiros e industriais da região espancou barbaramente o cantor, que precisou ser hospitalizado com urgência. Vejam nas publicações da época  (fotos abaixo), como ficou seu rosto. O pior é que o fato não foi devidamente apurado, devido ao "poder de influência" dos empresários de Uberaba, junto aos militares que governavam o País naqueles anos.

                   E  veio coisa ainda pior na sequência da vida de Wanderley. Em 2002, provavelmente envolvido com o uso de drogas, ele tentou se suicidar, após o fracasso de mais um disco que havia  lançado. Mas conseguiu se recuperar e converteu-se  à Igreja Sara Nossa Terra, passando a atuar também como cantor gospel. Lançou o CD "Agora eu sou feliz",  no qual gravou a música "Caminhada", uma versão gospel para "My way", de Paul Anka. E rapidamente vendeu 100 mil cópias, voltando para o mercado com toda a força.
     Wanderley Conti Cardoso é o seu nome completo, e ele tem hoje 70 anos.


                Canções como  "Preste atenção",  "Rosana",  "Amor Criança",  "Meu amor brigou comigo",  "Meu Regresso",   "Doce de Coco" e especialmente  "Socorro o nosso amor está morrendo" foram algumas das dezenas lançadas por Wanderley Cardoso que estouraram nas paradas. Mas a minha preferida é "Promessa", composição que Roberto e Erasmo Carlos fizeram para Wanderley, em 1966. Quase quarenta anos depois, em 2005, Roberto Carlos regravou a canção, que hoje ou amanhã estarei postando na minha página, numa homenagem aos amigos do Facebook, que tanto têm prestigiado este espaço aqui no Blog do Flávio Campos.




       O pessoal do Facebook inventa cada coisa, hein ? Vejam o que encontrei na página da amiga paulista Almira Leite. Dá até pra fazer uma brincadeira legal