O Campeonato Mundial de Futsal começou hoje na Tailândia, com vitória brasileira sobre o Japão, por 4 a 1. Mas havia mais tristeza do que alegria, no final da partida. É que Falcão, o "Pelé do Futsal", jogou apenas três ou quatro minutos (foto) e saiu chorando, com uma lesão na panturrilha. A distância, parece que o Departamento Médico pisou na bola. Falcão estava ameaçado de não disputar o Mundial, por causa de uma lesão no músculo adutor da coxa. Aparentemente, por causa do problema, o jogador forçou a panturrilha nos treinamentos, dando margem a esta nova contusão. Ainda serão feitos exames e tentativas, mas a princípio parece difícil que Falcão volte a jogar neste Mundial. A liberação do atleta para jogar hoje pode ter sido precipitada.

Wilde (2), Vinicius e Neto marcaram os gols do Brasil, com Kotaru Inaba descontando para os japoneses. O próximo jogo dos brasileiros será no domingo ao meio-dia de Brasília, contra a Líbia, que hoje levou 5 a 1 de Portugal. Portanto, os lusos arrancaram na frente neste Grupo C, pelo melhor saldo de gols.
E o Brasil poderá ser punido pela Fifa, porque está usando uma camisa que tem seis estrelas sobre o emblema. É o número de títulos mundiais conquistados por nosso País, mas a Fifa só admite os últimos quatro, já que os dois primeiros foram vencidos quando a modalidade ainda era comandada pela Fifusa. Como sempre, a Fifa quer mandar em tudo, a exemplo do que faz no futebol de campo.
Pelo Grupo A, que também foi aberto hoje, o Paraguai vencia até o finalzinho, mas permitiu que a Ucrânia conseguisse um empate de 3 a 3. Enquanto isso, a Tailândia, apoiada pela torcida, ganhou por 3 a 1 da Costa Rica.